Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 02:30:26


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Qual transformador para um equipamento ?  (Lida 9429 vezes)
JB.Santos
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 140

Obrigado
-Dado: 48
-Recebido: 21



« Responder #30 : 22 de Julho de 2020, as 18:08:34 »

Pelo que entendi das anotações no esquema o transformador de saída:
Primário 4k + 4K = 8k ohms
Secundário 100 ohms
Tensão na placa 250 volts
Potência com 12At7 = 5 watts

Alguem me corrija se estiver errado.

Está totalmente errado!  Toma na Cabeça


Olá Matec

De acordo com as anotações apresentadas no esquema, qual seria as especificações deste transformador ?  Agora fiquei curioso!...

-----
Realmente está errado. Você está certo.
Neste outro vídeo dá pra ver que ele se refere ao número de voltas e não a impedância.
São 4000 voltas e não 4000 ohms.
https://www.youtube.com/watch?v=o-aDcsewkpU&t=16s
« Última modificação: 22 de Julho de 2020, as 18:20:45 por JB.Santos » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Online Online

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #31 : 22 de Julho de 2020, as 20:38:35 »

Se a relação de espiras dobra, o valor da impedância aumenta em 4x. No caso, se a impedância de cada metade da bobina fosse 4k  a impedância total do primário PP, seria de 16k,( isso se a impedância secundária fosse a mesma). Também é um baita chute fora, dizer que se consegue tirar 5w de um par de triodos de uma 12at7. Pela maneira correta, não se tira nem 1w dessa 12at7, isso em push-pull.

Vamos procurar informações corretas pessoal! Aqui não tem que ficar igual ao Facebook, onde se fala qualquer coisa e fica por isso mesmo.   Batendo Cabeça
« Última modificação: 23 de Julho de 2020, as 18:26:38 por Matec » Registrado
kaoannluis
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 53

Obrigado
-Dado: 29
-Recebido: 5


« Responder #32 : 22 de Julho de 2020, as 20:49:48 »

Galera meu intuito no pedido de ajuda não era causar uma discussão sobre, sim somente achar algum artigo, PDF , livro ou sei lá que ensinasse a didática por trás de um cálculo de transformador de áudio, pois no meu curso técnico os cálculos dos transformadores normais pareciam tão fáceis porém diante de todas essas informações em que o fabricante me pediu fiquei perdido pois não sei nem calcular a impedância do primario ou do secundário. Para mim que apenas o valor das espiras , tensão do primario e secundário e corrente já seria suficiente para confecção do mesmo.

Mais uma vez obrigado !
Registrado
JB.Santos
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 140

Obrigado
-Dado: 48
-Recebido: 21



« Responder #33 : 22 de Julho de 2020, as 21:09:25 »

Se a relação de espiras dobra o valor da impedância aumenta em 4x. No caso, se a impedância de cada metade da bobina fosse 4k  a impedância total do primário PP, seria de 16k,( isso se a impedância secundária fosse a mesma). Também é um baita chute fora, dizer que se consegue tirar 5w de um par de triodos de uma 12at7. Pela maneira correta, não se tira nem 1w dessa 12at7, isso em push-pull.

Batendo Cabeça


Valeu Matec  Legal!

Me inscrevi neste forum para aprender com vocês e estou conseguindo isto nos vários topicos que li.
Muito obrigado pelas informações, sou iniciante e agradeço por compartilhar seu conhecimento que tem me ajudado muito.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Online Online

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #34 : 22 de Julho de 2020, as 22:48:41 »

Galera meu intuito no pedido de ajuda não era causar uma discussão sobre, sim somente achar algum artigo, PDF , livro ou sei lá que ensinasse a didática por trás de um cálculo de transformador de áudio, pois no meu curso técnico os cálculos dos transformadores normais pareciam tão fáceis porém diante de todas essas informações em que o fabricante me pediu fiquei perdido pois não sei nem calcular a impedância do primario ou do secundário. Para mim que apenas o valor das espiras , tensão do primario e secundário e corrente já seria suficiente para confecção do mesmo.

Mais uma vez obrigado !

As coisas sempre são um pouco mais complicadas, mas nada que não se possa aprender. Não houve problema com sua postagem, apenas você não se informou primeiro antes de tentar iniciar seu projeto. Um projeto desses, já pode ser considerado mais avançado. Então a chance de erros é sempre maior. Uma sugestão é iniciar com algo bem simples para poder entender o que está fazendo. Depois ir se aventurando por projetos mais complexos.
 Legal!



Valeu Matec  Legal!

Me inscrevi neste forum para aprender com vocês e estou conseguindo isto nos vários topicos que li.
Muito obrigado pelas informações, sou iniciante e agradeço por compartilhar seu conhecimento que tem me ajudado muito.

Tem muita coisa pra aprender. E muitos erros que serão cometidos. Sempre que possível o pessoal do Fórum vai ajudar.


 Legal!
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #35 : 22 de Julho de 2020, as 22:59:32 »

.. meu intuito ... achar algum artigo, PDF , livro ou sei lá que ensinasse a didática por trás de um cálculo de transformador de áudio, pois no meu curso técnico os cálculos dos transformadores normais pareciam tão fáceis porém diante de todas essas informações em que o fabricante me pediu fiquei perdido pois não sei nem calcular a impedância do primario ou do secundário. Para mim que apenas o valor das espiras , tensão do primario e secundário e corrente já seria suficiente para confecção do mesmo.

Você está fazendo uma confusão danada.  Uma coisa é saber fornecer as especificações de um transformador de áudio (a partir de um esquema ou projeto de amplificador) para que um fabricante de transformadores faça um para você.  Outra coisa é ter as especificações e calcular e projetar o transformador de áudio, para uma possível  montagem caseira (no caso do fabricante, ele se vira em realizar o projeto do transformador).

No primeiro caso, as informações são aquelas pedidas pelo seu fabricante de transformador (potência, impedâncias de primário e secundário, corrente de repouso, entre outras). Ou seja, você faz apenas o papel de projetista do amplificador, ou apenas alguém que quer montar um amplificador e precisa comprar ou mandar fazer os transformadores.  Então não precisa aprender a projetar, calcular e fazer os transformadores.

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=10751.0

No segundo caso, as informações são outras e derivam das informações obtidas no primeiro caso, que resultam em saber o tamanho do núcleo, fios e espiras necessários nos enrolamentos. Isso é o papel de quem vai fabricar o transformador, e realmente precisa estudar em cima de livros sobre transformadores e seus projetos.

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=11647.0

Agora se o objetivo é realizar as duas etapas, então precisa estudar bastante.
« Última modificação: 22 de Julho de 2020, as 23:07:50 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #36 : 23 de Julho de 2020, as 02:18:54 »

Fiquei interessado nesse livro da Marinha Americana, qual é o nome? Quem sabe a gente consegue 'on-line'!

Deve ser o clássico " Curso Completo de Eletrônica " publicado em 1975 pelo U.S. Navy, Bureau of Naval Personnel, Training Publications Division e publicado no Brasil pela editora Hemus em 1976.

Põe clássico nesse livro; para quem quer se iniciar em radar e válvulas é um prato cheio. Tem até uma apresentação detalhada de um circuito singular, o "amplificador diferencial", que é a base dos circuitos balanceados onde, através do baixo ganho em modo comum e do alto ganho diferencial, permite realizar circuitos que rejeitam a interferência de 60 Hz da rede elétrica. Curiosamente, o circuito mostrado pelo Cogumelo, todo "balanceado", não usa amplificadores diferenciais e, sim, simples amplificadores SE em cascata. Donde vem a pergunta: para que tanta válvula ?
« Última modificação: 23 de Julho de 2020, as 02:37:29 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
kaoannluis
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 53

Obrigado
-Dado: 29
-Recebido: 5


« Responder #37 : 23 de Julho de 2020, as 02:57:37 »


Deve ser o clássico " Curso Completo de Eletrônica " publicado em 1975 pelo U.S. Navy, Bureau of Naval Personnel, Training Publications Division e publicado no Brasil pela editora Hemus em 1976.

Põe clássico nesse livro; para quem quer se iniciar em radar e válvulas é um prato cheio. Tem até uma apresentação detalhada de um circuito singular, o "amplificador diferencial", que é a base dos circuitos balanceados onde, através do baixo ganho em modo comum e do alto ganho diferencial, permite realizar circuitos que rejeitam a interferência de 60 Hz da rede elétrica. Curiosamente, o circuito mostrado pelo Cogumelo, todo "balanceado", não usa amplificadores diferenciais e, sim, simples amplificadores SE em cascata. Donde vem a pergunta: para que tanta válvula ?
Sim exatamente esse livro, consegui tirar xerox na faculdade pois esse livro só fica para consulta local. Quem tiver interesse em alguma parte dele posso tirar alguns scanners.
Pelo que entendi tem os estágios de amplificação e a parte do sidechain que seria ali na última válvula que ele liga a grade com a placa para ela virar um diodo.

-----
.. meu intuito ... achar algum artigo, PDF , livro ou sei lá que ensinasse a didática por trás de um cálculo de transformador de áudio, pois no meu curso técnico os cálculos dos transformadores normais pareciam tão fáceis porém diante de todas essas informações em que o fabricante me pediu fiquei perdido pois não sei nem calcular a impedância do primario ou do secundário. Para mim que apenas o valor das espiras , tensão do primario e secundário e corrente já seria suficiente para confecção do mesmo.

Você está fazendo uma confusão danada.  Uma coisa é saber fornecer as especificações de um transformador de áudio (a partir de um esquema ou projeto de amplificador) para que um fabricante de transformadores faça um para você.  Outra coisa é ter as especificações e calcular e projetar o transformador de áudio, para uma possível  montagem caseira (no caso do fabricante, ele se vira em realizar o projeto do transformador).

No primeiro caso, as informações são aquelas pedidas pelo seu fabricante de transformador (potência, impedâncias de primário e secundário, corrente de repouso, entre outras). Ou seja, você faz apenas o papel de projetista do amplificador, ou apenas alguém que quer montar um amplificador e precisa comprar ou mandar fazer os transformadores.  Então não precisa aprender a projetar, calcular e fazer os transformadores.

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=10751.0

No segundo caso, as informações são outras e derivam das informações obtidas no primeiro caso, que resultam em saber o tamanho do núcleo, fios e espiras necessários nos enrolamentos. Isso é o papel de quem vai fabricar o transformador, e realmente precisa estudar em cima de livros sobre transformadores e seus projetos.

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=11647.0

Agora se o objetivo é realizar as duas etapas, então precisa estudar bastante.
Só pra ver se eu entendi bem, eu fornecendo digamos que a tensão das válvulas, o número de espiras que eu preciso no transformador e o esquemático do projeto o restante o próprio fabricante do transformador se encarrega de calcular?

Vou dar uma estudada no tópico em que me  mandou e mais algumas coisas em relação a transformadores para tentar conseguir chegar nos resultados em que o frabricante dos transformadores me pediu.
« Última modificação: 23 de Julho de 2020, as 03:05:42 por kaoannluis » Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #38 : 23 de Julho de 2020, as 04:14:44 »

Só pra ver se eu entendi bem, eu fornecendo digamos que a tensão das válvulas, o número de espiras que eu preciso no transformador e o esquemático do projeto o restante o próprio fabricante do transformador se encarrega de calcular?

Quase isso! Se você souber as características do transformador, você não precisa saber como construí-lo. Você passa ao fabricante que saberá como construí-los corretamente. Igual a lampadas: preciso de uma lâmpada de LED que produza 1600 lumens e suporte uma tensão de alimentação de 127V.

Só não sei quais são as características que você precisa especificar para este transformador usado no projeto do compressor.

Quando você pediu um transformador para áudio (logo no início deste tópico), o fabricante que você consultou achou que era um transformador de saída para um amplificador de potência. Por isso o questionário que ele te deu.

No caso do compressor, o transformador usado é de acoplamento. Pelo visto ele tem características muito particulares, afinal, o Liciel comenta sobre o custo e qualidade deles no vídeo.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #39 : 23 de Julho de 2020, as 15:32:55 »

Donde vem a pergunta: para que tanta válvula ?

Hoje em dia quanto mais válvulas um equipamento tiver "melhor" ele é aos olhos e ouvidos do público que não entende bulhufas de ele trônica e mais caro ele pode cobrar  Grin

-----
Só pra ver se eu entendi bem, eu fornecendo digamos que a tensão das válvulas, o número de espiras que eu preciso no transformador e o esquemático do projeto o restante o próprio fabricante do transformador se encarrega de calcular?

Vou dar uma estudada no tópico em que me  mandou e mais algumas coisas em relação a transformadores para tentar conseguir chegar nos resultados em que o frabricante dos transformadores me pediu.

Como bem escreveu o hgamal acima é quase isso ! Você está no caminho certo mas, veja bem que não estamos fazendo isso de má vontade. Seria simples chegar aqui e postar as características que você quer para seu projeto de transformador mas, assim estaríamos "dando o peixe" e não ensinando você a pescar.

Dica: Quem decide o número de espiras é o fabricante do transformador (ou o programa que ele usa pra isso)
« Última modificação: 23 de Julho de 2020, as 15:41:37 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #40 : 23 de Julho de 2020, as 20:18:41 »

Donde vem a pergunta: para que tanta válvula ?

Hoje em dia quanto mais válvulas um equipamento tiver "melhor" ele é aos olhos e ouvidos do público que não entende bulhufas de ele trônica e mais caro ele pode cobrar  Grin


Não... existe uma razão, sim, mas é preciso usar um circuito balanceado "de verdade", com amplificadores diferenciais. O RDH4 explica a questão. Como sempre, o A.Sim. nunca deixa barato e sempre vai ao fundo da questão, não importa quão difícil, complicado, obscuro ou singular seja o assunto envolvido.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #41 : 23 de Julho de 2020, as 21:00:27 »

O fato é que esse loco do Lisciel tenta, mesmo que da maneira dele, propagar conhecimento. Com toda essa locura dele, vende equipamentos em dolar pra gringo.
Fã de gravações analógicas e bem interado nesse meio.
O complicado desses equipamentos é os transformadores mesmo, as correntes na casa dos pico, micro amperes dificulta os calculos e confecção dos mesmos, principalmente os transformadores casadores de impedância de entrada dos microfones e de saida, que ele usa nos prés pra ter um alto ganho em db livre de ruidos, balancear e desbalancer sinais. Não assisti aos videos em questão, sobre esse compressor, mas assisti alguns outros.
Os transformadores preferidos são os jensen, alguns chegam a usar nucleo de perm-alloy (acho que é esse o nome, nos antigos telefones de disco erickson usava transformadores com esses nucleos) e as blindagens com um material chamado, se não me engano, "mu metal", materiais quase impossiveis de se obter aqui.
Vários transformadores foram confeccionados por ele e por outras pessoas pra ele, mas na hora de tirar a resposta em frequência dos mesmos, nenhum chegou sequer perto dos jensens...
« Última modificação: 23 de Julho de 2020, as 21:20:12 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
Matec
Hand MasterMind
*****
Online Online

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #42 : 23 de Julho de 2020, as 21:24:16 »

Citar
Hoje em dia quanto mais válvulas um equipamento tiver "melhor" ele é aos olhos e ouvidos do público que não entende bulhufas de ele trônica e mais caro ele pode cobrar  Grin


Não... existe uma razão, sim, mas é preciso usar um circuito balanceado "de verdade", com amplificadores diferenciais. O RDH4 explica a questão. Como sempre, o A.Sim. nunca deixa barato e sempre vai ao fundo da questão, não importa quão difícil, complicado, obscuro ou singular seja o assunto envolvido.

O principal motivo do circuito ser simétrico é que a atuação da compressão na válvula é assimétrica. No mais são palavras.

Alexandre, sei que você nunca vai deixar de bater. Só não pode é machucar...

 Smiley
« Última modificação: 23 de Julho de 2020, as 21:29:48 por Matec » Registrado
kaoannluis
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 53

Obrigado
-Dado: 29
-Recebido: 5


« Responder #43 : 23 de Julho de 2020, as 23:36:51 »

O fato é que esse loco do Lisciel tenta, mesmo que da maneira dele, propagar conhecimento. Com toda essa locura dele, vende equipamentos em dolar pra gringo.
Fã de gravações analógicas e bem interado nesse meio.
O complicado desses equipamentos é os transformadores mesmo, as correntes na casa dos pico, micro amperes dificulta os calculos e confecção dos mesmos, principalmente os transformadores casadores de impedância de entrada dos microfones e de saida, que ele usa nos prés pra ter um alto ganho em db livre de ruidos, balancear e desbalancer sinais. Não assisti aos videos em questão, sobre esse compressor, mas assisti alguns outros.
Os transformadores preferidos são os jensen, alguns chegam a usar nucleo de perm-alloy (acho que é esse o nome, nos antigos telefones de disco erickson usava transformadores com esses nucleos) e as blindagens com um material chamado, se não me engano, "mu metal", materiais quase impossiveis de se obter aqui.
Vários transformadores foram confeccionados por ele e por outras pessoas pra ele, mas na hora de tirar a resposta em frequência dos mesmos, nenhum chegou sequer perto dos jensens...

E não vende poucos, quem trabalha com música em estúdio sabe o valor que um equipamento desses tem hoje em dia e o quanto ele agrega no produto final usado na mixagem e masterização de uma música, esse mesmo Compressor em que ele fabrica é o equipamento mais vendido por ele e sobre os transformadores jensen ele usa no pré de microfone, já os do compressor e equalizador ele usa transformadores frabricados na EletroTransformadores la em Belo Horizonte.
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #44 : 24 de Julho de 2020, as 00:18:27 »

Vários transformadores foram confeccionados por ele e por outras pessoas pra ele, mas na hora de tirar a resposta em frequência dos mesmos, nenhum chegou sequer perto dos jensens...

É só usar permalloy que dá. O problema é que o preço do transformador fabricado aqui fica igual ao do Jensen, daí "não vende". Nós já tentamos.

-----
O principal motivo do circuito ser simétrico é que a atuação da compressão na válvula é assimétrica. No mais são palavras.

Deixa eu traduzir o que quiseste dizer, Márcio: o motivo do circuito ser balanceado é que ele elimina uma grande parte da distorção de segunda harmônica, criada pelo efeito de compressão que é obtido fazendo-se uma ou mais válvulas trabalharem fora da região ( mais ) linear. Mas para que isso aconteça, é necessário usar amplificadores diferenciais, aqueles que têm um resistor de catodo comum. O que não se vê no circuito do prof. Cogumelo.
« Última modificação: 24 de Julho de 2020, as 00:22:25 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Páginas:  1 2 [3] 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.05 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal