Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 08:48:07


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Diário de montagem: Fender Champ AA764 (12W)  (Lida 10292 vezes)
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #45 : 27 de Julho de 2020, as 02:01:52 »

Aliás, não conheço nenhuma cola dessas que use outro tipo de solvente.
Hoje (já faz um bom tempo) existe cola de contato com água como solvente.

Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #46 : 27 de Julho de 2020, as 02:36:44 »

Nunca vi por aqui.

Aliás, essa "propriedade" que o filme de PVC tem, de encolher com o tempo, possivelmente é própria de materiais de baixo desempenho. Vejamos:

a) Eu tive um osciloscópio HP1222 cujo gabinete era recoberto com um filme de PVC. Ele foi fabricado nos EUA em 1979 e o filme nunca encolheu. Eu o vendi em 2016 e o revestimento estava na mesma dimensão de quando foi fabricado.

b) Eu tenho um osciloscópio Iwatsu, que herdei de meu finado Mestre. Ele foi fabricado no Japão mais ou menos na mesma época do HP e também tem um revestimento de PVC, que está todo encolhido, deixando as bordas da tampa de alumínio visíveis. Evidentemente, não é o mesmo PVC da HP.

c) Eu tenho um osciloscópio Kikusui que revesti com Contact em 2002. Em poucos anos, o Contact encolheu ( aliás, esse efeito é bem conhecido dos usuários dessa porcaria ) mais ou menos da mesma forma que o revestimento do Iwatsu. Acabei removendo o Contact e pintando o gabinete...

d) Eu tenho uma cadeira estofada tipo Presidente, que ganhei da minha esposa há alguns anos. Ela é de procedência chinesa. Pois o courvim, que tem uma boa resistência à tração quando novo, degradou de tal forma a ficar quebradiço; rasgou todo e se fragmentou. A cadeira, tão bonita, agora está só no pano.

e) Há alguns anos, eu imprimi uns painéis usando plotter de tinta. Eu ainda tenho o que sobrou da impressão; o encolhimento transformou a largura original que era 244,5 mm em estupendos 237,0 mm. A impressão foi feita em Julho de 2015.

Então, eu acredito que deva haver PVC's e PVC's no mercado ( mesma coisa com as borrachas à base de silicone usadas para se fazer teclados, algumas "babam" com o tempo e outras, não ). Lógico que o que não encolhe é mais caro e não deve estar à venda nas terras brasílis para os consumidores comuns. Nós pagamos muito caro pelas porcarias que temos à venda no mercado nacional. Por que o revestimento dos HP não encolhe ?
« Última modificação: 27 de Julho de 2020, as 02:57:30 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #47 : 27 de Julho de 2020, as 03:42:18 »

...mesma coisa com as borrachas à base de silicone usadas para se fazer teclados, algumas "babam" com o tempo e outras, não...
Nem fala. Eu tenho um multímetro chinês, daqueles um pouco acima da média, e ele veio com uma capa de borracha. Deixei ele guardado por um tempo (uns 2 anos) e a capa "babou" de tal forma que envelopou o multímetro, e agora eu não consigo abrir o compartimento da bateria. Vou ter que fazer uma cirurgia pra conseguir abrir.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #48 : 27 de Julho de 2020, as 04:20:12 »

Não usar. Não há outra opção.
Será?!? Deixar sem acabamento não dá.. pintura qualquer lascada e já era. Tweed custa uma fortuna. Acho que, apesar dessa limitação, courvin ainda é a melhor opção.

Se não quiser que encolha, a única solução é não usar. Não há outro material similar que não encolha. Se for PVC, vai encolher. Leva tempo, mas encolhe; não é de um dia para o outro. Aliás, talvez seja essa a razão do tal "tolex" importado ser tão caro; talvez ele seja um material com melhores propriedades que não encolha.

O negócio é conviver com o encolhimento ou a) colar com Superbonder b) colocar algo que cubra a emenda. Ah, tem outra; comprar o courvim e deixar ele encolher durante alguns anos antes de usar.

Quanto à cola com tolueno, é artigo comum nas lojas aqui, vulgarmente conhecida como "cola de sapateiro". Aliás, não conheço nenhuma cola dessas que use outro tipo de solvente.

Ai é que está, os importados também encolhem com o tempo, os bem antigos se percebe isso. Eu realmente nunca percebi encolhimento nos que tive e nos que já fiz, talvez por não ter passado tempo suficiente. A mais antiga que fiz que ainda está comigo foi forrada em 2006, mas está na boate, quando for lá, vou dar uma olhada...

Quanto a cola, com tolueno, ela foi um artigo comum. Eu nunca mais achei a venda aqui na cidade. Cola de sapateiro, essa existe em qualquer ferragem, mas sem tolueno. ACHO que por uma época foi até proibido (o velho jeito brasileiro de cavar um buraco pra fechar outro) por conta do uso como droga.
Recém hoje descobri uma marca que ainda usa tolueno, e consigo comprar pela internet.
Na verdade sempre teve, mas a venda era específica demais, consegui uma vez com um sapateiro, em ferragens e lojas que vendiam courvins e tecidos pra tapeceiro não tinha.
Na colagem, realmente as novas colam bem. Mas tu vê a diferença quando erra a colagem e descola. As colas sem tolueno descolam fácil, as antigas chegavam a deformar o tecido pra descolar.

Aqui o link do site da cascola onde mostra que as colas (incluindo as a base de solventes) não tem mais o produto:

https://www.cascola.com.br/pt/produtos/adesivo-de-contato.html

-----
Nunca vi por aqui.

Aliás, essa "propriedade" que o filme de PVC tem, de encolher com o tempo, possivelmente é própria de materiais de baixo desempenho. Vejamos:

a) Eu tive um osciloscópio HP1222 cujo gabinete era recoberto com um filme de PVC. Ele foi fabricado nos EUA em 1979 e o filme nunca encolheu. Eu o vendi em 2016 e o revestimento estava na mesma dimensão de quando foi fabricado.

b) Eu tenho um osciloscópio Iwatsu, que herdei de meu finado Mestre. Ele foi fabricado no Japão mais ou menos na mesma época do HP e também tem um revestimento de PVC, que está todo encolhido, deixando as bordas da tampa de alumínio visíveis. Evidentemente, não é o mesmo PVC da HP.

c) Eu tenho um osciloscópio Kikusui que revesti com Contact em 2002. Em poucos anos, o Contact encolheu ( aliás, esse efeito é bem conhecido dos usuários dessa porcaria ) mais ou menos da mesma forma que o revestimento do Iwatsu. Acabei removendo o Contact e pintando o gabinete...

d) Eu tenho uma cadeira estofada tipo Presidente, que ganhei da minha esposa há alguns anos. Ela é de procedência chinesa. Pois o courvim, que tem uma boa resistência à tração quando novo, degradou de tal forma a ficar quebradiço; rasgou todo e se fragmentou. A cadeira, tão bonita, agora está só no pano.

e) Há alguns anos, eu imprimi uns painéis usando plotter de tinta. Eu ainda tenho o que sobrou da impressão; o encolhimento transformou a largura original que era 244,5 mm em estupendos 237,0 mm. A impressão foi feita em Julho de 2015.

Então, eu acredito que deva haver PVC's e PVC's no mercado ( mesma coisa com as borrachas à base de silicone usadas para se fazer teclados, algumas "babam" com o tempo e outras, não ). Lógico que o que não encolhe é mais caro e não deve estar à venda nas terras brasílis para os consumidores comuns. Nós pagamos muito caro pelas porcarias que temos à venda no mercado nacional. Por que o revestimento dos HP não encolhe ?

Poisé, tem alguma diferença entre os próprios materiais mesmo, não só no pvc em si...
Digo isso pelo próprio uso e confecção mesmo. Chapas de pvc é pvc puro mesmo, o courvin, esse que eu uso, é grosso, tem uma boa malha de algum tipo de pano (?) por baixo. A camada "couro" dele é forte, mas é fina. Junta isso ao fato de ficar colado sobre um material como a madeira, deve ajudar a manter o formato por mais tempo mesmo.
Pra uso em cadeiras dura alguns anos e só, só ver carros (até os "super carros") com bancos de "couro" que também acabam ficando rachados e quebradiços.
Papel contact é só pra passar raiva, hoje dá pra adesivar com vinil que é infinitamente melhor, se bem que no teu caso, a pintura deve ser a melhor opção mesmo.
« Última modificação: 27 de Julho de 2020, as 04:31:24 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #49 : 28 de Julho de 2020, as 15:44:38 »

Então, colega, deixe-me apresentá-lo ao nome completo desse novo material "vinil" que o colega menciona : Polyvinyl Chloride, o mesmo PVC de que é feito o Contact, o courvim e todos os demais produtos que encolhem, execrados aqui.

Quanto à cola com tolueno, nós temos aqui o adesivo Amazonas, lata verde, que continua com o "cheirinho da Loló" e dando tontura em quem aplica sem a devida ventilação ou sem usar máscara com filtro contra gases tóxicos, vapores corrosivos e virus COVID.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #50 : 28 de Julho de 2020, as 19:23:17 »

Quanto à cola com tolueno, nós temos aqui o adesivo Amazonas, lata verde, que continua com o "cheirinho da Loló" e dando tontura em quem aplica sem a devida ventilação ou sem usar máscara com filtro contra gases tóxicos, vapores corrosivos e virus COVID.

Exatamente, é a cola Amazonas mesmo, vou procurar ela no comercio aqui da cidade da próxima vez...

Registrado

Grande abraço, Raphael!
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #51 : 29 de Julho de 2020, as 01:01:17 »

A propósito, descobri que existe para vender em NH um material de nome "couro sintético PU". Pelo que o vendedor falou, é um material semelhante ao courvim, mas feito de poliuretano. Minha esposa tem uma bolsa desse material. Quem sabe, ele não encolha ?
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #52 : 30 de Julho de 2020, as 16:10:51 »

A propósito, descobri que existe para vender em NH um material de nome "couro sintético PU". Pelo que o vendedor falou, é um material semelhante ao courvim, mas feito de poliuretano. Minha esposa tem uma bolsa desse material. Quem sabe, ele não encolha ?

É uma alternativa. Anos atrás, eu cheguei a forrar uma caixa com aqueles "tapetes" sintéticos (não lembro o nome certo, é aqueles estreitos, "passadeira", que se usa em corredores, vem em rolos com 50 ou 60cm de largura). O lado do uso, era colorido e desenhado, mas o outro era parecido com esses revestimentos tipo courvin de bolinhas. Nunca mais achei, agora eles são de outro material e a espessura é muito maior.
Outra coisa que eu descobri é que a multcomercial vende uma cobertura diferenciada, o preço no metro linear é mais barato que o preço aqui na cidade e a largura é a mesma.
Registrado

Grande abraço, Raphael!
Páginas:  1 2 3 [4]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.06 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal