Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 07:17:17


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: SE e PP em um mesmo AMP Valvulado?  (Lida 2796 vezes)
Tiarlei Crist
Visitante
« : 12 de Agosto de 2020, as 03:07:31 »

Olá pessoal.

Recentemente eu estava lendo este artigo. E achei tal, uma possibilidade incrível.
Mas desejo saber dos colegas mais experientes do que eu no comportamento dos tubos, se isto realmente oferece os resultados esperados e se é uma implementação tão simples quanto a Peavey faz parecer ser nos seus modelos Valveking.

Minha ideia seria tipo adicionar isto:


Neste circuito aqui:


Isso poderia funcionar?
« Última modificação: 12 de Agosto de 2020, as 04:55:43 por Tiarlei Crist » Registrado
mkslwsk
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 44


« Responder #1 : 13 de Agosto de 2020, as 17:46:49 »

Já havia visto este esquema antes.
Realmente não sei qual é o impacto que isso pode ter no transformador, mas faz sentido a explicação que o artigo fornece.

Os 2 esquemas que postou são similares, mas é importante observar que deve haver um capacitor ente o potenciômetro e o próximo estágio para não afetar a tensão de bias.

Mas sinceramente nunca vi alguém realmente usar tantas configurações que existem em amplificadores complexos (Mesa Boogies por ex.) que não sei se haveria uma necessidade real para uma situação destas.
Acho pouco provável que o som deste SE feito a partir de um PP seja realmente como o som que se espera de um SE, ainda que seja perfeitamente possível de fato mudar de um modo ao outro.

Não sou tão experiente quanto outros colegas do fórum mas já tive a oportunidade de tocar com e de trabalhar em alguns amplificadores bastante complexos, realmente tenho dúvidas quanto a utilidade disso.
Registrado
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #2 : 13 de Agosto de 2020, as 22:09:07 »

Minhas preocupações são as mesmas. Principalmente em relação à alguma possível sobrecarga, e a sonoridade.

Os 2 esquemas que postou são similares, mas é importante observar que deve haver um capacitor ente o potenciômetro e o próximo estágio para não afetar a tensão de bias.
Em relação aos capacitores é algo bem claro. Mas a ausência de um Grid Stopper no circuito pretendido poderia ser um problema?
Outra questão poderia ser a grande diferença de ganho das inversoras.

-----
Se bem que no artigo fala de ligar a grade de um dos tubos direto no que venha a ser o bias.
« Última modificação: 13 de Agosto de 2020, as 22:19:41 por Tiarlei Crist » Registrado
mkslwsk
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 44


« Responder #3 : 13 de Agosto de 2020, as 23:14:27 »

A presença ou não do grid-stopper não me parece ter relação com o circuito proposto.
Ele serve para fazer um filtro de RF e para auxiliar na manutenção da tensão da grade caso esta passe a ser positiva com relação ao catodo e por consequência conduza corrente.

Se quiser adicionar os resistores de grade experimente 1k5 que é um valor comum neste tipo de topologia (PP com 6V6).


Sobre possíveis sobrecargas no transformador de saída o pessoal mais entendido de transformadores pode jogar uma luz no tema.
Mas imagino que se há diferenças na construção de transformadores SE e PP certamente vão haver diferenças na sonoridade (usando um PP para SE).

E pela própria natureza da montagem de um PP (duas espiras com o C.T. em B+) é estranho pensar que um dos lados da bobina estará conduzindo apenas DC e o outro DC+AC. deve haver algum tipo de interação entre os dois pois naturalmente fazem parte do mesmo conjunto e estão acoplados magneticamente.
Mas ainda sou muito leigo em transformadores para saber realmente o que ocorre.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 14 de Agosto de 2020, as 00:20:22 »

E pela própria natureza da montagem de um PP (duas espiras com o C.T. em B+) é estranho pensar que um dos lados da bobina estará conduzindo apenas DC e o outro DC+AC. deve haver algum tipo de interação entre os dois pois naturalmente fazem parte do mesmo conjunto e estão acoplados magneticamente.

Quando houver sinal AC numa metade do enrolamento primário, este induz sinal de tensão AC também na outra metade. É como se fosse um autotransformador.

-----
Minhas preocupações são as mesmas. Principalmente em relação à alguma possível sobrecarga, e a sonoridade.

Provavelmente a sonoridade vai mudar de um modo para outro (além é claro da potência).
« Última modificação: 14 de Agosto de 2020, as 01:25:51 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #5 : 14 de Agosto de 2020, as 00:34:27 »

A presença ou não do grid-stopper não me parece ter relação com o circuito proposto.
Não tem.

E a presença de AC e DC no transformador não ocorre de forma alternada, considerando apenas uma divisão do primário?
Ou as duas correntes estão sempre presentes simultaneamente (ainda considerando as divisões do primário individualmente)?

-----
Provavelmente a sonoridade vai mudar de um modo para outro (além é claro da potência).
Nesse ponto tudo bem.
A princípio, a ideia é essa mesma.
É ver se o comportamento será de um SE...
« Última modificação: 14 de Agosto de 2020, as 02:28:43 por Tiarlei Crist » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #6 : 14 de Agosto de 2020, as 00:44:15 »

Se não houver sinal na entrada, só deverá ter as duas correntes contínuas em cada metade do primário, em direções opostas, o que cancela o campo magnético no núcleo. Quando um sinal AC é somado a uma das correntes que passam numa metade do primário, na outra metade que tem a corrente contínua em oposição, também se soma (induzida) o sinal de tensão AC em fase (por isso o sinal de tensão AC dobra de ponta a ponta do primário).  Ou seja, os níveis DC em cada metade do primário são permanentes, com sinal na entrada ou sem. Por isso é bom que as válvulas conduzam a mesma corrente quiescente (a DC de repouso).
« Última modificação: 14 de Agosto de 2020, as 01:26:51 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #7 : 14 de Agosto de 2020, as 00:53:59 »

Olá.

Em PP vamos ter correntes AC e DC em ambas as metades do primário. Em SE, vamos ter apenas corrente DC na metade do primário ligada à válvula que não recebe sinal. Vai haver uma grande excursão de tensão na placa dessa válvula, mas a corrente através dela será constante ( a menos de uma pequena parcela AC devido à resistência de placa da válvula ser finita, apesar de grande ).

Observe-se que "isso" não funciona se as válvulas tiverem resistor de catodo comum não-desacoplado.
« Última modificação: 14 de Agosto de 2020, as 01:01:53 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #8 : 14 de Agosto de 2020, as 01:39:19 »

... mas a corrente através dela será constante ( a menos de uma pequena parcela AC devido à resistência de placa da válvula ser finita, apesar de grande ).

Em outras palavras, a válvula com grade aterrada se comporta quase como uma fonte de corrente ? É isso Alexandre ?  Já corrigi minhas afirmações anteriores.

Citar
Observe-se que "isso" não funciona se as válvulas tiverem resistor de catodo comum não-desacoplado.

Nesse caso, seria um amplificador diferencial, e com a variação de corrente nas duas metades. Seria o caso do Firefly:


Eu fiquei matutando uma dúvida: o que acontece com a impedância do primário em modo SE ?  Ela permanece a mesma do modo PP ou seria apenas 1/4 do PP ?   Nesse caso, se um dos modos tem a impedância ideal, o outro modo não terá a impedância ideal (a menos por uma feliz coincidência).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #9 : 14 de Agosto de 2020, as 02:12:30 »

Olá.

A válvula sem excitação vai se comportar como uma fonte de corrente de impedância interna igual à Rp da válvula.

Como somente metade do enrolamento primário estará ativo para AC, a impedância primária em SE será 1/4 da impedância primária do transformador em PP.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #10 : 14 de Agosto de 2020, as 02:20:15 »

Olá.

A válvula sem excitação vai se comportar como uma fonte de corrente de impedância interna igual à Rp da válvula.

Como somente metade do enrolamento primário estará ativo para AC, a impedância primária em SE será 1/4 da impedância primária do transformador em PP.

No caso do Firefly, existe excitação pelo cátodo. Não tão efetiva, mas há.
Registrado
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #11 : 14 de Agosto de 2020, as 02:46:31 »

...Observe-se que "isso" não funciona se as válvulas tiverem resistor de catodo comum não-desacoplado.

O artigo alerta sobre isso. E oferece algumas opções.
Então com bias fixo não haveria esta questão?

-----
...Como somente metade do enrolamento primário estará ativo para AC, a impedância primária em SE será 1/4 da impedância primária do transformador em PP.

E isto não sobrecarregaria o outro tubo, os transformadores ou o falante?
« Última modificação: 14 de Agosto de 2020, as 08:47:56 por Tiarlei Crist » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.052 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal