Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 18:15:28


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Caline mark4  (Lida 5891 vezes)
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« : 11 de Setembro de 2020, as 04:15:20 »

Saudações a todos:

Gostaria de uma ajuda sobre a montagem deste pedal Caline mark4, baixei o esquema eletrônico dele copiei no eagle olhei umas 30 vezes, e hoje fiz a placa mas saiu apenas o som limpo, não fez o efeito da distorção, estou postando o link original de onde eu baixei, e um pdf com a minha copia e a board que eu fiz. Se puderem me ajudar eu agradeço.

Link do esquemático:
Pdf com a board e esquema copiado:

Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 122



« Responder #1 : 11 de Setembro de 2020, as 13:52:35 »

Paulo, identifiquei um erro no seu esquema, que provavelmente tambem foi para a placa, não sei se é o responsável pelo problema, mas é uma inconsistência:
No esquema original, o conjunto de diodos D3 e D4 são ligados ao bias, o VR, no seu, você conectou ao terra do circuito.

é facil de ser resolvido, basta cortar a trilha e fazer um jumper conectando ao local correto, outro problema é o potênciometro de volume, no esquema você usa 10k, mas lá no post o valor foi corrigido para 100k.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #2 : 11 de Setembro de 2020, as 14:52:17 »

Doug, o potenciômetro e 100k eu vi que foi corrigido o documento, esse aterramento vou conferir. Acabei de olhar c7 não e poliéster e eletrônico, mais uma corrigida.
« Última modificação: 11 de Setembro de 2020, as 15:17:08 por Paulo Shure » Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #3 : 13 de Setembro de 2020, as 16:11:49 »

Não há problemas em conectar os diodos no GND (0V) e/ou em 4,5V, em ambos os casos não irá influenciar no ganho do pedal, e o valor do potenciômetro de volume também não. Creio que você tenha que verificar a relação de ganho no ampop (ganho=20xlog10(gain1/R3)=34db), em um OCD por exemplo você tem 53dB de ganho ... eu estou em viagem, longe do meu pc para fazer simulações para analisar o circuito, mas verifique se os potenciômetros estão atuando e influenciam pelo menos no volume de saída. O potenciômetro do ganho é duplo? Não sei se 500k duplo seja um valor comercial, caso seja, trocar 50k por 500k vai aumentar bastante o ganho do pedal
---------------
Edit: desconsiderem tudo o que falei anteriormente, eu não conhecia o pedal e não sabia que ele possuia dois potenciômetros de ganho (ganho 1 e ganho 2), e também não havia lido o tópico anterior aonde tem imagens com os valores dos potenciômetros originais. Perdão pelo equivoco

-----
Agora sim tive tempo de analisar melhor o seu circuito e pude perceber que você não colocou um capacitor de 220nF, sem ele o sinal é atenuado pois a tensão de 4,5V irá escoar pelos diodos e você terá zero volts no pino 5 do ampop, para isto não acontecer tens que colocar um capacitor antes do resistor R5 (100k)

« Última modificação: 14 de Setembro de 2020, as 15:23:33 por emanuelneto » Registrado
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #4 : 14 de Setembro de 2020, as 15:19:17 »

Verdade emanuelneto, estava faltando ja corrigi esse erro, esta ficando assim a placa. Hoje vou testar com as correçoes.
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #5 : 14 de Setembro de 2020, as 16:00:06 »

Este novo layout está muito bom, sem jumper, eu gosto assim..  percebi também que você incluiu também um capacitor de filtro em VR (C12) neste novo layout
Registrado
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #6 : 14 de Setembro de 2020, as 17:06:42 »

Saudações a todos:

Estou postando aqui o resultado final do meu layout do pedal Caline mark4. Já esta testado e funcionando tudo certo. Coloquei em um arquivo .rar porque meu photoshop parou de funcionar. Sobre modificações, acredito que se colocar potenciômetros de maiores valores mais ganho(também mais chiado), diodos podem ser testados outros no lugar dos indicados no pdf (eu usei 2n4007). Resolvi usar esse tópico para não poluir o fórum.

Desde já : agradeço a atenção e a todos que me ajudaram a montar esse projeto. Tenho os arquivos do eagle caso alguém queira fazer alguma modificação. Legal!
« Última modificação: 14 de Setembro de 2020, as 23:25:07 por Paulo Shure » Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.037 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal