Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 16:38:40


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pintura spray colorgin com waterslide  (Lida 5111 vezes)
btondin
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 24

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 14


« : 28 de Setembro de 2020, as 19:11:10 »

Caros colegas de fórum,

Procurei bastante nas postagens antigas dicas de pintura e acabamento para pedais (em caixa de alumínio fundido) porém não encontrei nada de forma clara. Fiz uma pintura usando "fundo para aluminio" > tinta spray > verniz (tudo da colorgin) e no fim o verniz "craquelou". Não ficou horrível, mas preferia que não ocorresse.

Outro problema que eu tive é que a tinta escorre para a extremidade inferior da caixa do pedal e se acumula, ficando feio e demorando uma eternidade pra secar.

Recentemente encomendei umas folhas de waterslide laser e queria utilizar para fazer as artes. Fica minha dúvida aos experientes, quanto a utilização dos produtos:
 - Tinta Spray Colorgin Uso Geral 7751 Fundo Para Alumínio
 - Tinta Spray Colorgin Uso Geral 57051 Verniz Incolor
 - Tinta Spray Colorgin Metallik 350 ml Dourado ou TINTA SPRAY COLORGIN ARTE URBANA 944 BRANCO

Os passos seriam:

 - Lixar com lixa 400 a caixa e limpar bem para tirar os resíduos (posso remover com aguarrás?);
 - Passar uma demão bem leve de fundo para alumínio e deixar secar X horas (quantas horas seriam necessárias? ou melhor dar alguns minutos e passar a tinta?);
 - Lixar com lixa dágua 1200;
 - passar duas demãos leves cruzadas com a cor que se quer (qual o intervalo entre elas?) e esperar pelo menos 72h;
 - aplicar o waterslide;
 - usar lixa dagua 1200 novamente (não vai destruir o decalque?);
 - aplicar uma demão de verniz, esperar 15 minutos e aplicar outra;
 - deixar uma semana secando e curando.

Tenho dúvidas em praticamente todos os passos, visto que meu forte não é a pintura. Aceito sugestões e, caso dê certo, fique de guia para quem tenha a mesma dúvida no futuro.

Obrigado,
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #1 : 28 de Setembro de 2020, as 19:50:59 »

Tenho dúvidas em praticamente todos os passos, visto que meu forte não é a pintura. Aceito sugestões e, caso dê certo, fique de guia para quem tenha a mesma dúvida no futuro.

https://www.youtube.com/watch?v=K5ZXs4DRCkw
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
daniellp
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 435

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 221

Curitiba - PR


« Responder #2 : 28 de Setembro de 2020, as 21:07:32 »

Caros colegas de fórum,

Procurei bastante nas postagens antigas dicas de pintura e acabamento para pedais (em caixa de alumínio fundido) porém não encontrei nada de forma clara. Fiz uma pintura usando "fundo para aluminio" > tinta spray > verniz (tudo da colorgin) e no fim o verniz "craquelou". Não ficou horrível, mas preferia que não ocorresse.

Outro problema que eu tive é que a tinta escorre para a extremidade inferior da caixa do pedal e se acumula, ficando feio e demorando uma eternidade pra secar.

Recentemente encomendei umas folhas de waterslide laser e queria utilizar para fazer as artes. Fica minha dúvida aos experientes, quanto a utilização dos produtos:
 - Tinta Spray Colorgin Uso Geral 7751 Fundo Para Alumínio
 - Tinta Spray Colorgin Uso Geral 57051 Verniz Incolor
 - Tinta Spray Colorgin Metallik 350 ml Dourado ou TINTA SPRAY COLORGIN ARTE URBANA 944 BRANCO

Os passos seriam:

 - Lixar com lixa 400 a caixa e limpar bem para tirar os resíduos (posso remover com aguarrás?);
 - Passar uma demão bem leve de fundo para alumínio e deixar secar X horas (quantas horas seriam necessárias? ou melhor dar alguns minutos e passar a tinta?);
 - Lixar com lixa dágua 1200;
 - passar duas demãos leves cruzadas com a cor que se quer (qual o intervalo entre elas?) e esperar pelo menos 72h;
 - aplicar o waterslide;
 - usar lixa dagua 1200 novamente (não vai destruir o decalque?);
 - aplicar uma demão de verniz, esperar 15 minutos e aplicar outra;
 - deixar uma semana secando e curando.

Tenho dúvidas em praticamente todos os passos, visto que meu forte não é a pintura. Aceito sugestões e, caso dê certo, fique de guia para quem tenha a mesma dúvida no futuro.

Obrigado,


Vamos lá....

Eu não uso spray, pois tenho compressor e pistolas, mas a ideia é a mesma.

A primeira etapa sempre é o fundo para alumínio, pois nem todas as tintas aderem direto no alumínio... por segurança sempre use o primer (pode ser o em spray da colorgin ou então wash primer bicomponente para pistola). aplique duas demãos de fundo. Aguarde secar (sugiro umas 24 horas. Se tiver um sol escaldante e deixar a caixa secar no sol umas 6 horas já tá seco que nem o Atacama). Tire as imperfeições com uma lixa 1200. Não precisa deixar que nem bunda de neném... só tirar alguma poeirinha que tenha grudado... Se tu perceber que duas demãos não tenham cobrido bem pode passar uma terceira, com intervalos de 20 minutos entre elas. Se o primer ficar brilhante já era... pode tirar tudo (com thinner) e começar de volta. Quando o fundo fica brilhante quer dizer que foi demais e vai craquelar.

Depois de aparadas as imperfeições aplica-se a cor. Eu uso tinta automotiva poliéster (se for aplicar verniz  NUNCA use tinta PU ou Poliuretano, pois vai enrugar). No caso de spray sempre prefira as tintas automotivas (colorgim eu sei que tem, as outras marcas eu nãos sei). Aqui na auto tintas perto de casa eles enlatam a cor que quiser do catálogo... não é barato, mas ainda é mais em conta do que toda a parafernalha de pintura.

A quantidade de demãos vai depender da cor, se é metálica, perolada ou sólida. Precisa ter muito cuidado na hora de pintar para não escorrer. Nem sempre dá pra salvar uma escorrida... O importante é que a primeira e segunda demãos sejam só uma poeirinha, como chamam, pra dar aderência as demais demãos. Na cor varia entre 4 a 6 demãos, dependendo da habilidade e da cor escolhida.

Depois da pintura da cor deixe secar por 24 horas (pelo menos). Lixe com lixa 1000, depois 1500, aqui sim, para deixar como bunda de neném... bem lisinho. Mas cuidado para não lixar demais e tirar a tinta...

Quando estiver bem lisinho aí se aplica o water slide... Sempre antes de aplicar o water slide este deve ser protegido com umas 2 ou 3 demãos de verniz acrilex, até para melhorar a resistência mecânica da película, que é mais fina que peido de donzela...

Aplicado o water slide retire toda a água de baixo dele com um papel higiênico folha dupla extra macio (abre a mão aqui, se tu usa lixa no banheiro, no pedal não pode ser). Deixe bem lisinho e sem bolhas. Espere secar bem... Se for ao sol umas 3 horas tá de boa... se for dentro de casa de um dia para o outro...

Quando tudo estiver seco aplique um verniz para proteção. Eu uso verniz PU bicomponente, mas para isso precisa de toda a parafernalha de pintura... Não conheço esse verniz de uso geral da colorgin. Mas se não me engano existe verniz poliuretano monocomponente enlatado... Só que ele demora mais a secar do que o PU. O PU em 24 horas já pode lixar e fazer o processo de polimento (lixa 1000, lixa 1500, lixa 2000, massa de polir no 2 efinaliza com finesse-it da 3M), o enlatado acho que leva umas 72 horas até curar completamente.

Todas as vezes que tive problema de enrugar foi porque a tinta que eu usei não era compatível com o verniz ou não estava completamente seca. MAs isso tu aprende (por bem ou por mal) com o tempo...

Boa sorte.

Daniel.

O mais importante em todo o processo é a paciência (coisa que eu não tenho muita). Já precisei decapar e pintar de volta vários pedais por causa de pressa... quer ver então derrubar logo que pintou e ia por ao sol pra secar...
Registrado

"Quando se anda em círculos, nunca se é bastante rápido."
http://dapiaproj.blogspot.com
btondin
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 24

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 14


« Responder #3 : 28 de Setembro de 2020, as 21:34:51 »




Vamos lá....



Olha aí. Bem completo. Valeu!!!

Vou aproveitar que estou sem pressa nenhuma (componentes e placas do pedal vindo dos chinas) e passar o fundo para alumínio hoje de noite. Amanhã comprarei a tinta automotiva em spray pra não arriscar essa de arte urbana aí. Vou anotar todos os passos pra postar aqui quando der certo (e errado).

Valeu muito!!

Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.036 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal