Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 12:06:00


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Elétrica de Guitarra  (Lida 6471 vezes)
renatabeckmann
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 2

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 0


« : 06 de Maio de 2021, as 06:18:03 »

Boa noite pessoal!

Sou nova no fórum e vim recorrer a este pra tirar tirar aquela dúvida.

Pois bem, recentemente decidi depois de muito tempo fuçar minha guitarra, uma Tagima TG-530. Não é das melhores, mas tem muito valor afetivo, acho que é a guitarra que ficou na minha mão mais tempo.
Pra minha preocupação, percebi que a elétrica da guitarra tá pedindo um socorro, mas em tempos de dólar a 5,35 fica difícil pensar em grandes upgrades, por isso queria entender quais componentes usar que tenham um bom custo beneficio. Potenciômetros, capacitores, penso em depois fazer a troca do trio de captadores.

Desde já agradeço toda a ajuda que vier  Wink
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #1 : 06 de Maio de 2021, as 06:31:06 »

Os melhores (e mais caros) potenciometros são os CTS. São os que a Fender usa em suas guitarras e vende como reposição. Logo após vem os Alpha que são bons também, mas não tanto. Mas custam metade ou menos que um CTS.
Capacitor não tem muito segredo. Sei que tem um pessoal que leva o mojo acima de tudo, mas um capacitor de poliéster comum resolve bem o problema. De preferência aos de tensão de isolamento mais alta (+)- 400V)
Já no caso dos captadores temos várias opções muito boas aqui mesmo no Brasil. A Malagoli tem preços bem acessíveis e uma ótima qualidade.

Mas os potenciometros da sua guitarra estão ruins? Estão fazendo barulho quando usa, ruído? E o principal... Você usa eles enquanto toca (tem guitarrista que não encosta nós potenciometros da guitarra). Porque sua guitarra com potenciometros de R$1 e com de R$1.000 vai soar exatamente igual.
Se os potenciometros estão danificados, não tem jeito. Comece por eles. Se não, comece pelos captadores.
Veja também algumas modificações que podem ser feitas, como o treble bleed no potenciometro de volume. Nos de tom você pode tentar outras configurações, como o Fender Greasebucket.
« Última modificação: 06 de Maio de 2021, as 06:44:28 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
renatabeckmann
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 2

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 0


« Responder #2 : 06 de Maio de 2021, as 07:22:33 »

Então eu fiquei um tempinho sem tocar, quando peguei de volta notei alguns ruídos, achei que era cabo ou que era coisa do jack dela mesmo, mas durante a limpeza notei que a umidade atingiu bastante os potenciômetros. Penso em trocar os captadores mais pra frente, por hora queria começar por esse básico dos potenciômetros, pelo menos pra ver se o ruído diminui. Na minha pesquisa apareceram bastante os potenciômetros Alpha como uma opção econômica mais acessível (o sonho sem dúvida são os componentes da fender), mas sobre essa parte elétrica da guitarra nunca tinha pesquisado bem. Em relação aos captadores, conheço o trabalho da Malagoli e gosto bastante, tenho amigos que usam em suas guitarras e eles me agradam muito
Registrado
RuyThonson
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 257

Obrigado
-Dado: 105
-Recebido: 62



« Responder #3 : 06 de Maio de 2021, as 12:55:53 »

Renata, uma coisa que indico muito para meus clientes que não querem gastar muito, mas ter um bom resultado é comprar apenas o potenciômetro de volume CTS.

Como o Kem mesmo disse a diferença entre eles e o Alpha é bem grande e de uma forma geral o potenciômetro que mais afeta o timbre e que de fato todo mundo usa é o de volume. Ai de tone a galera coloca Alpha mesmo.

Você tem habilidade com solda? Vai fazer muita diferença. Chega muito instrumento aqui com o timbre prejudicado por uma instalação mal feita. Caso não tenha, antes de colocar os novos dê uma praticada com os componentes antigos.
Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #4 : 06 de Maio de 2021, as 15:29:27 »

Invista um pouquinho em fita adesiva de cobre e faça uma blindagem completa na cavidade elétrica e na do jack. Vai fazer uma diferença absurda no ruído. Se quiser economizar, pode usar papel alumínio e cola, mas o cobre é muito melhor. No mais, é o que o pessoal comentou: Treble bleed, potenciômetros Alpha ou CTS. Use solda de qualidade, para evitar soldas frias.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
tarsilioyanko
Iniciante
*
Online Online

Sexo: Masculino
Mensagens: 144

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 22


GuitTar!!!


« Responder #5 : 06 de Maio de 2021, as 20:52:00 »

Blindagem em alguns casos é uma boa opção, como o amigo já falou aí. Se você acha que os potenciômetros estão ruins pode testar um limpa contato neles antes de uma possível troca.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal