Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 03:58:52


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dúvida inversor senoidal  (Lida 5779 vezes)
Xine
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 2

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0


« : 12 de Dezembro de 2020, as 00:42:36 »

Olá pessoal,

Estou montando um circuito que converte 140V de corrente continua em uma onda senoidal pura de corrente alternada com tensão de pico 140V, conforme a figura abaixo.


Para facilitar o entendimento, simplifiquei o circuito conforme a próxima figura, onde vários transistores tem a função de um amplificador operacional de alta tensão.

 

O problema é que eu já simulei e está tudo certo para cargas de 1000W, e o circuito montado sem carga funciona certinho, mas ao adicionar carga começa a dar problema, distorcendo a saída senoidal e jogando toda a tensão para apenas um lado da carga. Ao ligar uma lâmpada incandescente de 70W no circuito ele queima um dos mosfets canal p.
Já verifiquei a montagem várias vezes. Os mosfets são o irf740 e irf9640, e os transistores são mpsa42(high voltage), acredito que eles deviam aguentar a carga.
É isso ai. Se alguém tiver alguma ideia do que está errado será uma grande ajuda. Desde já  agradeço.
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2020, as 01:25:31 por Xine » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 12 de Dezembro de 2020, as 01:43:59 »

Lucas, algumas observações e sugestões:

- O IRF9640 aguenta 200 V entre dreno e fonte, tente achar um outro MOSFET-P que aguente tensão maior, como a tensão de 400 V do IRF740.

- Normalmente esses MOSFETs de chaveamento (switching) não são muito bons para usar em circuitos lineares como esse seu circuito, já que eles são feitos para operarem ou ligados (saturados) ou desligados (cortados), onde a potência dissipada por eles é baixa (seja porque a tensão Vds é baixa ou a corrente de dreno é baixa). Quando operam em modo linear (tensão Vds alta e corrente alta) eles dissipam muita potência e mesmo se não extrapolarem a curva máxima de potência, eles precisarão de bons dissipadores (e talvez precisem ser isolados eletricamente dos dissipadores - você usou buchas e mica ou silpad ?).

- Uma outra alternativa é você usar modulação por largura de pulso (PWM) com filtros para que o sinal na saída retorne à forma senoidal. Assim os MOSFETs operam em modo de chaveamento. O rendimento será muito melhor do que operar em modo linear.

- MOSFETs são chatos de polarizar para modo linear, já que há uma variância muito grande dos parâmetros entre os componentes.

- Uma linha de MOSFETs que se adaptam melhor para operação linear, se quiser insistir. são os 2SK1056 a 2SK1058   e 2SJ160 a 2SJ162.  Eles são usados em amplificadores de áudio (lineares) e o seu circuito é basicamente um conjunto de dois amplificadores lineares ligados em ponte.  

- Eu não entendi a origem da fonte de 144 Vdc. São 12 baterias de 12 V em série ?  Seu inversor é para obter 100 Vrms ?

- Por fim, hoje em dia tem muito MOSFET falsificado, é difícil ter certeza de que os que a gente compra são genuínos e que passaram no controle de qualidade. Os falsificados podem ser de especificação inferior ao do original (remarcados) ou mesmo refugos de fábrica desviados. Essa é a pior parte para descobrir um problema.
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2020, as 02:02:28 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Xine
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 2

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0


« Responder #2 : 12 de Dezembro de 2020, as 14:32:33 »

Muito obrigado xformer, ajudou bastante mesmo. Eu estava me batendo mesmo para achar o problema. Agora vou procurar uma solução melhor para os mosfets, talvez tentar algum tbj mesmo. Só para responder a pergunta, eu to querendo fazer 100 Vrms mesmo, é de um circuito elevador de tensão que já tenho pronto. Valeu mesmo pela ajuda.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal