Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 02:38:29


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Construção Hi Octane - 6k6GT - Rádio antigo  (Lida 13207 vezes)
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #45 : 11 de Dezembro de 2020, as 01:40:17 »

Pode usar o de 200R mesmo. O valor não é crítico.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Leninho
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 28

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 0



« Responder #46 : 15 de Dezembro de 2020, as 02:12:17 »

Bom, pessoal. Amplificador montado.

Até que esta funcionando bem, já de cara!  Cheesy

Alguns problemas apareceram, o que já era de se esperar:
- Um zunido forte quando a guitarra está desligada ou com o potenciômetro (da guitarra) zerado;
- Com a guitarra ligada também apresenta o zunido quando eu aumento o ganho ou alguns parâmetros de equalização;
- Senti um pouco a falta de grave (o que não sei se é referente ao amplificador ou aos autofalantes, liguei eles em série para alcançar 16 ohms).

Gravei um vídeo para ficar mais claro os problemas apresentados acima.

https://www.youtube.com/watch?v=016WZbeM3Yo&feature=youtu.be
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #47 : 15 de Dezembro de 2020, as 03:35:36 »

Parece que tá oscilando... Realimentação?!?
Veja a fiação...
Tem uma dica do Hagamal com palito de hashi... Procure aqui no fórum.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #48 : 15 de Dezembro de 2020, as 06:12:57 »

Quanto a falta de graves é mais que normal, podes ligar um baixo ai e vais continuar sem grave. Quando colocares os falantes numa caixa, ele vem.
Registrado

Grande abraço, Raphael!
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #49 : 15 de Dezembro de 2020, as 07:01:40 »

Bom, pessoal. Amplificador montado.

Até que esta funcionando bem, já de cara!  Cheesy

Alguns problemas apareceram, o que já era de se esperar:
- Um zunido forte quando a guitarra está desligada ou com o potenciômetro (da guitarra) zerado;
- Com a guitarra ligada também apresenta o zunido quando eu aumento o ganho ou alguns parâmetros de equalização;
- Senti um pouco a falta de grave (o que não sei se é referente ao amplificador ou aos autofalantes, liguei eles em série para alcançar 16 ohms).

Gravei um vídeo para ficar mais claro os problemas apresentados acima.



https://www.youtube.com/watch?v=016WZbeM3Yo&feature=youtu.be

Muito provável ser um errinho na montagem, ou no layout. Mostre pra gente o circuito, aí fica mais fácil de ajudar a resolver o problema.

O som das oscilações está bacana!  Cheesy Cheesy Cheesy
Registrado
Leninho
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 28

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 0



« Responder #50 : 15 de Dezembro de 2020, as 17:02:10 »

Parece que tá oscilando... Realimentação?!?
Veja a fiação...
Tem uma dica do Hagamal com palito de hashi... Procure aqui no fórum.

Vou procurar ver se acho algo, obrigado!

-----
Quanto a falta de graves é mais que normal, podes ligar um baixo ai e vais continuar sem grave. Quando colocares os falantes numa caixa, ele vem.

Isso que me preocupa, só tenho caixa pra um falante de 10. O problema é que vou ter que usar falantes de 16ohms, sendo que só tenho falantes de 8 ohms  Cry. Ou seja, vou ter que construir uma caixa para os dois falantes ou comprar um falante de 16ohms e, para ambos os casos, estou sem grana (e sem perspectiva para os próximos meses  hahahaha).

-----
Muito provável ser um errinho na montagem, ou no layout. Mostre pra gente o circuito, aí fica mais fácil de ajudar a resolver o problema.

O som das oscilações está bacana!  Cheesy Cheesy Cheesy

Segue uma foto da parte de baixo do amplificador.

« Última modificação: 15 de Dezembro de 2020, as 17:07:38 por Leninho » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #51 : 15 de Dezembro de 2020, as 17:14:35 »

Depois do potenciômetro de ganho existe um filtro passa-altas com frequência de corte em 1 kHz (formado pelo capacitor de 1 nF e resistores de 220 kohms). Isso faz com que os graves sejam atenuados e os agudos não. Isso contribui para que os apitos se sobressaiam já que eles terão ganho maior no resultado final.



Retire o capacitor de 1 nF e deixe só o atenuador resistivo (divisor de tensão por 2) e veja se os apitos somem.

Outra explicação para a falta de graves é que o seu transformador de saída é pequeno. Para conseguir boa resposta de frequências baixas, normalmente o transformador de saída precisa crescer.  Num rádio antigo, a resposta de graves não devia ser muito importante, pois as transmissões não eram de alta fidelidade (AM) e a resposta era mas limitada.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #52 : 15 de Dezembro de 2020, as 18:14:05 »

Tente deixar menos fios se cruzando, principalmente de diferentes estágios. Fios emaranhados assim são um chamado a apitos.
E não deve ser o motivo dos apitos, mas tente usar 2 falantes de 8 ohms na saída, totalizando 16 ohms.
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2020, as 18:16:50 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Leninho
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 28

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 0



« Responder #53 : 15 de Dezembro de 2020, as 18:27:44 »

Depois do potenciômetro de ganho existe um filtro passa-altas com frequência de corte em 1 kHz (formado pelo capacitor de 1 nF e resistores de 220 kohms). Isso faz com que os graves sejam atenuados e os agudos não. Isso contribui para que os apitos se sobressaiam já que eles terão ganho maior no resultado final.

Retire o capacitor de 1 nF e deixe só o atenuador resistivo (divisor de tensão por 2) e veja se os apitos somem.

Outra explicação para a falta de graves é que o seu transformador de saída é pequeno. Para conseguir boa resposta de frequências baixas, normalmente o transformador de saída precisa crescer.  Num rádio antigo, a resposta de graves não devia ser muito importante, pois as transmissões não eram de alta fidelidade (AM) e a resposta era mas limitada.

Eu retirei o capacitor mencionado e a melhora foi muito grande, além de apresentar graves mais pronunciados os apitos quase sumiram. Na verdade com a guitarra ligada somente quando eu tiro o grave eles aparecem, no mais eles só aparecem com a guitarra desligada.


-----
Tente deixar menos fios se cruzando, principalmente de diferentes estágios. Fios emaranhados assim são um chamado a apitos.
E não deve ser o motivo dos apitos, mas tente usar 2 falantes de 8 ohms na saída, totalizando 16 ohms.

Vou ver o que consigo fazer com os cabos hahaha.
Com relação aos falantes, já estou utilizando dois de 8ohms na saída.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #54 : 15 de Dezembro de 2020, as 18:33:43 »

Com certeza o seu layout tem que ser melhorado, e muito. Mas é o interessante do aprendizado, vai melhorando até ficar ótimo. Parabéns, para quem não trabalha direto com isso, você fez um ótimo trabalho!

 Legal! Legal!
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #55 : 15 de Dezembro de 2020, as 18:40:46 »

Isso que me preocupa, só tenho caixa pra um falante de 10. O problema é que vou ter que usar falantes de 16ohms, sendo que só tenho falantes de 8 ohms  Cry. Ou seja, vou ter que construir uma caixa para os dois falantes ou comprar um falante de 16ohms e, para ambos os casos, estou sem grana (e sem perspectiva para os próximos meses  hahahaha).
Uma outra opção é um transformador de saída com secundário de 8 ohms.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  1 2 3 [4]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal