Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 12:59:54


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Duvidas sobre Amplificadores para contrabaixo  (Lida 6535 vezes)
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 171

Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« : 21 de Outubro de 2021, as 01:32:13 »

Boa tarde, galera.

Pesquisei bastante aqui no fórum, mas ainda não formei opinião sobre isso. Já adianto que o texto será longo, mas, resumindo, a dúvida é:

"- Compensa começar do zero, ou reaproveitar os equipamentos que já possuo?"

Pois bem, vamos às informações... Quando conheci o fórum foi pesquisando formas de melhorar meu outro amplificador (mETEORO Simulator Chorus 100W, daqui em diante mencionado apenas como "antigo"). No meio do caminho, conforme fui adquirindo conhecimento, decidi então montar o TSW, e deixar o "antigo" apenas para fuçar e realizar testes.

Analisando melhor o antigo, percebi que se tratava de um "Frankenstein", mas não sei se de fábrica ou se ja havia passado por alguma manutenção. Ao todo identifiquei 3 modelos diferentes: o pré-amplificador contém a inscrição correta do modelo, já o transformador continha etiqueta de outro modelo, e o power-amplificador de outro.

O transformador não saberei especificar o quanto fornece de corrente, mas me lembro que a tensão era na ordem de 45~48V (sem retificar). Já o power-amplificador me parece bem "genérico", 100W com transistores 2SC5200 e 2SA1943, em algumas pesquisas pelo Mercador Livre vi várias placas "montadas", inclusive algumas prometendo 200W e 2 pares de transistores 2SC/2SA citados. Em tempo, o power-amplificador que possuo tem espaços vazios, talvez seja uma placa utilizada em outros amplificadores da mesma marca, com diferentes especificações/potencias, enfim.

Após sucesso obtido na montagem do TSW, fiquei tentado a montar um amplificador para contrabaixo, e talvez utilizar o equipamento que já tenho, principalmente transformador e power-amplificador. E é nesse momento que surgem algumas dúvidas.



- Tenho uma placa do Pré-Clean do fórum para montar. Seria viável, talvez, modificar seu tonestack para se adequar à utilização com contrabaixo, ou seria um projeto totalmente diferente? Ou melhor partir para algo como o GK400RB apresentado pelo EdyGuitar neste tópico? (http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=4086.0).

- Quanto ao power amplificador de 100W, seria mais viável "recuperar" o que ja tenho (incluindo o transformador que já era dele, por motivos óbvios), ou seria exagero? Ou talvez o mesmo tipo de power-amplificador com TDA7293/7294 que utilizei no TSW já daria conta?

- Por ultimo, mas não menos importante: o altofalante que tenho, não sei se seria adequado para aplicação em amplificador de contrabaixo. Não entendo muito de especificações tecnicas para esse tipo de altofalante, mas é um Hinor Cruzader 12" 250W (https://www.hinor.com.br/pt/produto/alto-falante-hinor-12-cruzader), destinado a som automotivo. Serviria como quebra-galho utilizando um dos dois power-amplificadores citados acima? Ou isso já demandaria utilização de outro power-amplificador melhor dimensionado e/ou altofalante especifico para contrabaixo?

Dessa forma, voltando à pergunta inicial: "- Compensa começar do zero, ou reaproveitar os equipamentos que já possuo?"

Agradeço pela atenção e pela ajuda. Criticas e sugestões serão bem vindas. E peço desculpas pelo texto longo, tentei passar o máximo de informações possíveis. Caso precisem de informações especificas me avisem, tentarei providenciar.

Abraços.
Registrado
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 59


« Responder #1 : 21 de Outubro de 2021, as 01:51:17 »

Quanto ao alto-falante, não vai ficar bom, pois é um sub-woofer, já ouvi que falantes com borda de borracha não fica bem com instrumentos musicais. Quanto ao pré, faça um teste, talvez nem precise de modificação, é uma questão de gosto. Tem um site com uma calculadora para o tonestak, só não me recordo o endereço agora. Um conhecido meu baixista prefere usar equalizador de guitarra, para ele casa melhor que equalizador para baixo. Quanto ao power, é mais fácil recuperar ele, um power com o TDA não dá para usar com o seu transformador, a tensão dele é maior que o limite do integrado.
Registrado
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 171

Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #2 : 21 de Outubro de 2021, as 02:20:14 »

Quanto ao power, é mais fácil recuperar ele, um power com o TDA não dá para usar com o seu transformador, a tensão dele é maior que o limite do integrado.

Oi Gfassuncao, obrigado pela resposta.

Sobre a questão do tonestack do pré, a duvida maior é se o Pré-Clean do fórum "daria conta". Talvez a saída do contrabaixo seja mais forte que de uma guitarra, mesmo sendo passivo, ou talvez até as frequências mais graves dele de repente  possa "saturar" a entrada do pré, enfim. Não duvido que um pré-amp de guitarra possa soar bem com contrabaixo, mas não sei se tecnicamente falando teria algum problema a longo prazo.

Quanto ao TDA7293, acabei não sendo claro em meu post, mas adquiriria um transformador especifico para ele. O transformador do amplificador antigo eu utilizaria apenas com o power dele mesmo, visto que já funcionavam juntos quando de fábrica.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 21 de Outubro de 2021, as 03:54:51 »

- Tenho uma placa do Pré-Clean do fórum para montar. Seria viável, talvez, modificar seu tonestack para se adequar à utilização com contrabaixo, ou seria um projeto totalmente diferente? Ou melhor partir para algo como o GK400RB apresentado pelo EdyGuitar neste tópico? (http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=4086.0).

Monta esse pré clean e arrume um gerador de áudio para verificar como o pré se comporta em baixas frequências.
Se tiver um celular Android, instale esse app:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.keuwl.functiongenerator

Com esse aplicativo você consegue gerar sinais de áudio senoidais de baixa frequência.
E faça um cabo para ligar a saída de fones do celular com a entrada do pré.

Depois gere no celular um sinal de 40 Hz e meça o sinal de saída do pré com um multímetro na escala de AC volts. Depois passe para 50 Hz, depois 60 Hz, etc  até uns 120 Hz (ou mais se quiser) e vá anotando o nível de saída para cada frequência. Em cada frequência, gire o controle de graves e anote a faixa de ajuste.
Dessa forma você vai ter uma ideia da resposta de frequência e do nível de sinal que vai ser entregue ao amplificador de potência pelo pré.  Obviamente o nível do sinal na saída do celular e entrada do pré precisa ser compatível com o nível de sinal gerado no baixo.

Se  a curva de resposta não for adequada ou desejada, você poderá trocar alguns componentes para chegar num comportamento do pré que seja mais do seu agrado.
« Última modificação: 21 de Outubro de 2021, as 03:56:46 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
notreve
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 86

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 44


« Responder #4 : 21 de Outubro de 2021, as 14:26:14 »

Ou melhor partir para algo como o GK400RB apresentado pelo EdyGuitar neste tópico? (http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=4086.0).

Eu usaria (e ainda pretendo usar) esse projeto pré GK400RB do EdyGuitar com o Power original, como o do link abaixo.

https://www.forosdeelectronica.com/threads/preamplificador-gallien-krueger-400rb-esquema-y-pcb.13487/page-29
Registrado

IN UNION  WE STAND ..
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 171

Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #5 : 22 de Outubro de 2021, as 03:44:43 »

Monta esse pré clean e arrume um gerador de áudio para verificar como o pré se comporta em baixas frequências.

Obrigado, xformer. Eu sequer imaginei que havia possibilidade de utilizar o celular como gerador de sinal dessa forma. Como ja tenho o Pré-Clean seguirei sua sugestão, vou montá-lo e testá-lo. Se acaso eu não ficar satisfeito, não será perdido, ainda terei um excelente pré-amp para guitarra  Wink

Eu usaria (e ainda pretendo usar) esse projeto pré GK400RB do EdyGuitar com o Power original, como o do link abaixo.

Obrigado, notreve. Com certeza o GK400RB está na lista. Mas no momento vou tentar utilizar o que já tenho em mãos.

Inclusive amanhã calcularei a potencia do transformador. Sei que possui entre 45V e 48V, mas desconheço a corrente de trabalho. Farei os cálculos da queda de tensão (10%) vs. corrente consumida, pra saber até onde posso chegar com ele. No Mercado Livre encontrei vários power-amps que utilizam a mesma "base", com várias opções como 100W mono, 200W estéreo (100W por canal) e etc. Meu transformador supre a tensão exigida por eles, porém não sei se forneceria a corrente necessária.

Aliás, só estou cogitando pegar um power-amp novo pois o meu está muito modificado. Já apelei para todos os esquemáticos possíveis pra ele, mas parece que nenhum bate as especificações corretamente, parece até que a cada manutenção usaram esquemáticos diferentes.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal