Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 03 de Junho de 2024, as 23:51:33


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Construção Hi Octane - 6k6GT - Rádio antigo  (Lida 13793 vezes)
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #30 : 07 de Dezembro de 2020, as 01:55:26 »

Sim, é isso mesmo. Coisa dos antigos. MFD = uF.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 834



« Responder #31 : 07 de Dezembro de 2020, as 02:30:41 »

Mais uma dúvida. Estou retirando todas as peças do chassi para reaproveitá-lo para o amplificador. Ao retirar os capacitores notei que todos eles trazem sua capacitância em MFD, seria o mesmo que µF neste caso específico?
Abaixo elenco a foto de um dos capacitores trazendo estas informações.


Só que não é útil reaproveitar capacitores, tanto eletrolíticos como os outros. Mesmo resistores não é bom. Por mais que digam sobre supostas propriedades "mágicas" desses componentes, a única coisa que eles realmente podem dar, é dor de cabeça.

 Smiley
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1903
-Recebido: 450



« Responder #32 : 07 de Dezembro de 2020, as 14:46:49 »

Mais uma dúvida. Estou retirando todas as peças do chassi para reaproveitá-lo para o amplificador. Ao retirar os capacitores notei que todos eles trazem sua capacitância em MFD, seria o mesmo que µF neste caso específico?
Abaixo elenco a foto de um dos capacitores trazendo estas informações.

Sim, MicroFaraD
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Leninho
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 28

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 0



« Responder #33 : 07 de Dezembro de 2020, as 20:23:13 »

Mais uma perguntinha  Cool

Estava pensando em como realizar a montagem. dos componentes no chassi. Levando em consideração que moro no interior do interior e não tenho acesso fácil aqui a placas para fazer o clássico PTP de valvulados ou aquelas placas experimentais (não me lembro o nome delas), acham que eu poderia montar no estilo aranha?
imagino que pela baixa quantidade de componentes e utilizando os recursos do chassi antigo do rádio para a soldagem conseguiria montar desta forma sem problemas.

Se for este o caso quais dicas para evitar ruídos ou outros problemas me dão?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 834



« Responder #34 : 07 de Dezembro de 2020, as 20:37:03 »

Mais uma perguntinha  Cool

Estava pensando em como realizar a montagem. dos componentes no chassi. Levando em consideração que moro no interior do interior e não tenho acesso fácil aqui a placas para fazer o clássico PTP de valvulados ou aquelas placas experimentais (não me lembro o nome delas), acham que eu poderia montar no estilo aranha?
imagino que pela baixa quantidade de componentes e utilizando os recursos do chassi antigo do rádio para a soldagem conseguiria montar desta forma sem problemas.

Se for este o caso quais dicas para evitar ruídos ou outros problemas me dão?

A montagem PTP clássica é menos suscetível à ruidos(Se for bem feita) por conta da proximidade dos componentes e ligações curtas. No entanto é bem mais complicado de acertar as ligações. Eu acho complicado para quem está iniciando.Por isso as placas com ilhoses ou turrets são as preferidas.
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2020, as 20:42:39 por Matec » Registrado
Leninho
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 28

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 0



« Responder #35 : 07 de Dezembro de 2020, as 20:50:33 »

Outra coisa, anteriormente foi recomendado o uso de chokes no lugar de dois resistores de 100r, na oficina do meu pai posso conseguir esses chokes, seria melhor utilizá-los?

Neste caso como eu poderia mensurá-los, pela resistência?
Registrado
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #36 : 08 de Dezembro de 2020, as 02:16:32 »

Outra coisa, anteriormente foi recomendado o uso de chokes no lugar de dois resistores de 100r, na oficina do meu pai posso conseguir esses chokes, seria melhor utilizá-los?

Neste caso como eu poderia mensurá-los, pela resistência?

Amigo, note que o choke iria no lugar do resistor de 100R (1 resistor)  do HT (alta tensão). Os outros 2 resistores de 100R formam um "CT" virtual na tensão do filamento, artificio muito usado para evitar ruidos.
Eu acho (minha opinião) que deverias manter o esquema mais "enxuto" com o resistor de 100R na fonte. O choke é mais um transformador para colocar e acomodar no chassis. E é um pequeno trabalho calcular e construir um choke funcional. No final provavelmente não vai mudar nada, ja que a fonte foi projetada para uso com o resistor.
Se mesmo assim, quiseres fazer um choke, posso te ajudar.
Boa sorte!
Registrado

Grande abraço, Raphael!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.265

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2015


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #37 : 08 de Dezembro de 2020, as 03:14:46 »

Outra coisa, anteriormente foi recomendado o uso de chokes no lugar de dois resistores de 100r, na oficina do meu pai posso conseguir esses chokes, seria melhor utilizá-los?

Neste caso como eu poderia mensurá-los, pela resistência?

O "choke" para a filtragem da fonte do amplificador valvulado é um indutor e não um transformador, apesar de poder ter a mesma aparência se usar os mesmos materiais (fio esmaltado, núcleo de ferro, carretel, etc).  Ele é medido em henries (H) e também deve ter uma especificação de corrente DC máxima que ele suporta. A vantagem do uso dele na filtragem é que ele suaviza melhor o ripple (ondulação resultante da retificação) do que o uso de um resistor e era usado porque não se podia usar capacitores com capacitância alta para não danificar a válvula retificadora. No caso desse choke, apenas existirão dois fios nele e se você achar algum com seu pai que tenha mais de dois fios, provavelmente será um transformador (ou  autotransformador).
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2020, as 03:17:12 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #38 : 08 de Dezembro de 2020, as 04:31:24 »

O "choke" para a filtragem da fonte do amplificador valvulado é um indutor e não um transformador, apesar de poder ter a mesma aparência se usar os mesmos materiais (fio esmaltado, núcleo de ferro, carretel, etc).  Ele é medido em henries (H) e também deve ter uma especificação de corrente DC máxima que ele suporta. A vantagem do uso dele na filtragem é que ele suaviza melhor o ripple (ondulação resultante da retificação) do que o uso de um resistor e era usado porque não se podia usar capacitores com capacitância alta para não danificar a válvula retificadora. No caso desse choke, apenas existirão dois fios nele e se você achar algum com seu pai que tenha mais de dois fios, provavelmente será um transformador (ou  autotransformador).

Bom lembrar que algumas válvulas retificadores (e é o caso da 5Y3) tem uma capacidade limitada de alimentar cargas capacitivas. No manual delas, existe um parâmetro indicando o valor máximo de capacitor a ser usado. O filtro usando indutores pode ser de grande ajuda para que estes limites de capacitância não sejam exacerbados. Como tem muitos capacitores grandes disponíveis hoje em dia, a gente fica inclinado a aumentar os capacitores e não usar chokes.

Lembre-se que o capacitor ao ser carregado representa um curto que dura por um certo período de tempo. Capacitores grandes implicam em correntes de carga grandes por um tempo maior (principalmente em circuitos que fornecem correntes máximas limitadas)
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.119

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #39 : 08 de Dezembro de 2020, as 06:09:23 »

hgamal, eu levei isso em consideração no projeto (aliás, de uma olhada e palpite - conselho de gente que conhece do assunto é sempre bom).
O primeiro capacitor está dentro do aceitável para a 5Y3. Depois inseri um filtro RC com o resistor de 100R e aí sim um capacitor um pouco maior. A alimentação para o amplificador sai só após esse filtro RC.
Leninho, eu não me preocuparia com o choque.
Mas caso fosse utilizá-lo, ele ficaria no lugar do resistor de 100R 5W na fonte. Os outros 2 resistores de 100R 1 W servem para criar uma referência da alimentação dos filamentos ao terra, como o Raphael explicou.

-----
Mais uma perguntinha  Cool

Estava pensando em como realizar a montagem. dos componentes no chassi. Levando em consideração que moro no interior do interior e não tenho acesso fácil aqui a placas para fazer o clássico PTP de valvulados ou aquelas placas experimentais (não me lembro o nome delas), acham que eu poderia montar no estilo aranha?
imagino que pela baixa quantidade de componentes e utilizando os recursos do chassi antigo do rádio para a soldagem conseguiria montar desta forma sem problemas.

Se for este o caso quais dicas para evitar ruídos ou outros problemas me dão?
Ilhós de latão você acha em qualquer armarinho (me disseram que não está tão fácil assim de se achar, mas online tem. Procure o de latão, o de ferro latonado não é recomendado). Para a placa, fibra é sempre a melhor opção. Mas nada impede de você usar fenolite, ou mesmo... fórmica, se não achar as opções anteriores. 2 folhas coladas uma na outra deve resolver.
Lembre-se que esse é um projeto não testado. Pode ser que pequenos ajustes se façam necessário. A montagem estilo "aranha" dificulta muito nesse caso.
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2020, as 19:44:15 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Leninho
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 28

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 0



« Responder #40 : 10 de Dezembro de 2020, as 01:59:53 »

Consegui pontes de terminal, tal como a da foto abaixo. Serve para fazer a montagem PTP sem problemas?

Registrado
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #41 : 10 de Dezembro de 2020, as 02:43:39 »

Consegui pontes de terminal, tal como a da foto abaixo. Serve para fazer a montagem PTP sem problemas?


Sim, serve. Existem inúmeros exemplos de amplificadores feitos com pontes de terminais na net.
Só precisas te atentar aos terminais que são "aterrados" ao chassis com parafusos. Alguns deles dá pra cortar, podendo usar o terminal cortado como um terminal não aterrado.
Registrado

Grande abraço, Raphael!
Leninho
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 28

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 0



« Responder #42 : 10 de Dezembro de 2020, as 23:49:38 »

Pessoal, não encontrei em nenhuma loja de Londrina o resistor da fonte de 100R/5W (nem mesmo acima disso em Watts). De volta a minha cidade procurando nas sucatas também não achei nada, o mais próximo que encontrei foi um de 75r por 25w e um de 200r por 5w. Algum desses poderia substituir sem prejuízos?
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.119

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #43 : 11 de Dezembro de 2020, as 00:16:45 »

Pessoal, não encontrei em nenhuma loja de Londrina o resistor da fonte de 100R/5W (nem mesmo acima disso em Watts). De volta a minha cidade procurando nas sucatas também não achei nada, o mais próximo que encontrei foi um de 75r por 25w e um de 200r por 5w. Algum desses poderia substituir sem prejuízos?
Não tem 2 de 200R?
Esse de 75R cabe?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Leninho
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 28

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 0



« Responder #44 : 11 de Dezembro de 2020, as 00:22:44 »

Não tem 2 de 200R?
Esse de 75R cabe?

Só tenho um de 200r, e o de 75r é bem grandinho, mas com jeitinho cabe  Cheesy
Registrado
Páginas:  1 2 [3] 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal