Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 00:49:38


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Giannini Duovox 50G - Duvida com resistores  (Lida 4656 vezes)
Nephilin
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 30

Obrigado
-Dado: 27
-Recebido: 8


« : 14 de Janeiro de 2021, as 06:29:59 »

Olá, Pessoal
A alguns anos atrás (2016) iniciei a restauração do meu Giannini Duovox 50G. Transformei ele em um Half Stack separando o amplificador da caixa, fiz eu mesmo todo o trabalho de construção dos gabinetes. Troquei todos os capacitores eletrolíticos e com a ajuda do pessoal aqui do fórum fiz algumas modificações interessantes, inclusive um loop de efeitos passivo que funcionou muito bem (tenho o esquema com as modificações caso alguém tenha interesse).
Porém estou fazendo agora uma revisão nele e quero trocar todos os resistores, tendo em vista que alguns estão oxidando e descascando. Minha dúvida:
Qual a potência destes resistores?
Existem em dois tamanhos dentro do amplificador, alguns com 1,6cm de comprimento (corpo do resistor) e alguns bem grandes com 3,4cm de comprimento e 1cm de diâmetro.
Procurei por esta informação mas não consegui achar nada que fosse direto ao ponto, também não quis partir direto para resistores muito potentes (3, 5 e 10w) pelo fato da tolerância ser um pouco grande. Conseguem me ajudar?

__________________________________________
Sobre a restauração:
Caso tenham curiosidade em saber sobre os falantes que usei, segue o link do vídeo que me influenciou a comprar os Celestion A-Type e V-Type. A caixa ficou incrível e funciona bem com qualquer amplificador que testei. (e testei vários)
https://www.youtube.com/watch?v=AqsvB-Rk20M




Esquema está na postagem que fiz em 2016:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=8939.0

Valeu, Pessoal.
Grande abraço a todos.





Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #1 : 14 de Janeiro de 2021, as 15:10:30 »

Sobre os resistores; esses antigos eu também não sei exatamente a potência que eles podem dissipar, mas com certeza, é uma potência menor do que os resistores atuais com as mesmas medidas físicas.

Na sua foto o resistor de 10k tem as dimensões de um atual resistor de 2w, então, essa medida pode ser utilizada em todo o circuito.

Sobre esses resistores maiores, 470R, reza a lenda que seriam para 3W, você poderia utilizar os resistores atuais de 3W aí, que são menores e mais resistentes, ou os de 5W, que também são menores do que esses.

 Smiley
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #2 : 14 de Janeiro de 2021, as 17:04:36 »

Com a lei de ohm dá pra saber quanto exatamente cada resistor está dissipando em potência nas várias partes do circuito. Mas, se quiser uma ideia ainda mais pratica pode seguir os conselhos do Matec
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #3 : 14 de Janeiro de 2021, as 17:52:44 »

Com a lei de ohm dá pra saber quanto exatamente cada resistor está dissipando em potência nas várias partes do circuito. Mas, se quiser uma ideia ainda mais pratica pode seguir os conselhos do Matec

Atualmente utilizam-se resistores grandes mais por questão estética do que pela necessidade de dissipação do componente. Vejam que em um pré amplificador um resistor de placa de 100k dissipa em média uns 0,2w. Então resistores de 1w fariam o trabalho com sobra. Resistores de cátodo de uma 12ax7 dissipam um valor quase 100 vezes menor. Mas pra não ficar o circuito cheio de resistores de vários tamanhos, fazem a opção de colocar resistores grandes em tudo.
 Smiley
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #4 : 14 de Janeiro de 2021, as 18:30:14 »

Mas pra não ficar o circuito cheio de resistores de vários tamanhos, fazem a opção de colocar resistores grandes em tudo.
 Smiley

Eu sei, porque eu também faço isso  Cheesy  Grin
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #5 : 14 de Janeiro de 2021, as 18:36:46 »

Eu sei, porque eu também faço isso  Cheesy  Grin


Espertinho!  Angry

 Cheesy
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #6 : 14 de Janeiro de 2021, as 19:12:51 »

Qual a potência destes resistores?
Existem em dois tamanhos dentro do amplificador, alguns com 1,6cm de comprimento (corpo do resistor) e alguns bem grandes com 3,4cm de comprimento e 1cm de diâmetro.
Procurei por esta informação mas não consegui achar nada que fosse direto ao ponto, também não quis partir direto para resistores muito potentes (3, 5 e 10w) pelo fato da tolerância ser um pouco grande. Conseguem me ajudar?

Eis a tabelinha:

CR25 - 2,5 mm dia 0,33 W ( conhecido com 1/8 W )

CR37 - 3,7 mm dia 0,5 W ( conhecido com 1/4 W )

CR52 - 5,2 mm dia 0,67 W ( conhecido como 1/2 W )

CR68 - 6,8 mm dia 1,15 W ( conhecido como 1 W )

Existiram ainda mais dois tamanhos conhecidos como " 2 W " e " 3 W ". Vou ver se acho as especificações. Na foto, o menorzinho é o CR52; os dois maiores são os de 2 W.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Nephilin
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 30

Obrigado
-Dado: 27
-Recebido: 8


« Responder #7 : 14 de Janeiro de 2021, as 21:24:13 »

Valeu, Pessoal!

Vou colocar tudo 2 e 3w nos pequenos e 5w nos grandes pra garantir, afinal a diferença de preço também não é grande. agora ficou mais claro
vou aproveitar a mão de obra e trocar esses capacitores "zebrinha" antigos que tem no circuito por capacitores de poliéster novos também!
https://www.pakequis.com.br/p/codigo-de-cores-de-capacitores.html

Valeu pela ajuda!
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #8 : 15 de Janeiro de 2021, as 01:15:23 »

Se os capacitores listrados não estiverem ruins (eles tem o péssimo hábito de rachar nas laterais em volta dos terminais), não precisa substituí-los por outros capacitores de poliéster, já que eles também são de poliéster, apenas a marcação de valor, tolerância e tensão de trabalho é que usa o código de cores nas listras pintadas.  Ou seja, vai trocar 6 por meia dúzia.



Tem gente que tem adoração por esses capacitores listrados (tropical fish = peixinho tropical) porque são bem bonitos e coloridos, e eles estão se tornando raros.

Se fizer citação desta mensagem, retire a imagem de dentro da citação.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Nephilin
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 30

Obrigado
-Dado: 27
-Recebido: 8


« Responder #9 : 15 de Janeiro de 2021, as 02:48:59 »

Se os capacitores listrados não estiverem ruins (eles tem o péssimo hábito de rachar nas laterais em volta dos terminais), não precisa substituí-los por outros capacitores de poliéster, já que eles também são de poliéster, apenas a marcação de valor, tolerância e tensão de trabalho é que usa o código de cores nas listras pintadas.  Ou seja, vai trocar 6 por meia dúzia.

Então, xFormer! alguns estão rachados, e pelo fato de ser um amp bem antigo vou me sentir mais seguro em substituir por novos, já que uso o amplificador para tocar com certa frequência e não quero correr o risco de ficar na mão com ele no palco (lei de murphy). Fora isso o amplificador funciona perfeitamente bem, não troco por nenhum outro!
Ele tem capacitores novos da F&T e valvulas JJ, investi bastante nele, acho que não vou arriscar com capacitores antigos (neura).

Depois vou fazer um video para vocês terem um idéia de como ficou ele funcionando.
Abraço
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #10 : 15 de Janeiro de 2021, as 03:09:34 »


Eis a tabelinha:

CR25 - 2,5 mm dia 0,33 W ( conhecido com 1/8 W )

CR37 - 3,7 mm dia 0,5 W ( conhecido com 1/4 W )

CR52 - 5,2 mm dia 0,67 W ( conhecido como 1/2 W )

CR68 - 6,8 mm dia 1,15 W ( conhecido como 1 W )

Existiram ainda mais dois tamanhos conhecidos como " 2 W " e " 3 W ". Vou ver se acho as especificações. Na foto, o menorzinho é o CR52; os dois maiores são os de 2 W.

Achei mais um:

CR112 - 11,2 mm dia 2,5 W

Segue o garimpo.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Nephilin
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 30

Obrigado
-Dado: 27
-Recebido: 8


« Responder #11 : 15 de Janeiro de 2021, as 03:12:25 »


Achei mais um:

CR112 - 11,2 mm dia 2,5 W

Segue o garimpo.

Vou montar essa tabela depois no photoshop e postar aqui para ficar como referência futura!!! Valeu, A.Sim!
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.072 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal