Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 15:52:31


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Regulagem de bias no meteoro dynamic mgv30  (Lida 3806 vezes)
jplavareda
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 538

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 33


« : 18 de Janeiro de 2021, as 23:38:34 »

Boa tarde! Estou dando manutenção em um meteoro mgv30 (2 x 6L6 PP) e fiquei na dúvida quanto a regulagem do bias. A tensão nas placas está em 410v. Os pinos 8 das válvulas estão interligados e vão para o GND através de um único resistor de 10R. Para regular o bias fiz os seguintes cálculos:

P = U * I
0.7*30w = 410v * I
I = 0,051 A

A corrente encontrada foi de 0,051 A para uma válvula, então para as duas seria 0,102 A. Com o resistor de 10R o cálculo da queda de tensão nele seria:

U = R * I
U = 10R * 0,102A
U = 1,02 volts

Acredito que meus cálculos estejam corretos, mas caso não estiverem, avisem por favor!

O problema é o seguinte: eu até consigo chegar próximo a esse valor, mas com o trimpot praticamente no máximo e isso me deixou ressabiado. Será que pelo fato do amplificador ser de apenas 30w com 2 6L6 eu deva manter o bias mais “frio”? Qual seria um bom valor pela experiência de vocês?

Infelizmente não estou no meu laboratório e não tenho acesso a um osciloscópio para verificar a forma de onda na saída, mas o som fica muito bom ao redor de 500 a 600 mV.

Muito grato!
Registrado

Belo Horizonte - MG
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #1 : 19 de Janeiro de 2021, as 00:33:46 »

Qual a mínima corrente que a regulagem permite? Você está regulando para bias quente, 70%. Apesar do que muitos falam, bias pouco menor que 60% não é o fim do mundo.

 Smiley
Registrado
jplavareda
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 538

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 33


« Responder #2 : 19 de Janeiro de 2021, as 02:01:49 »

Qual a mínima corrente que a regulagem permite? Você está regulando para bias quente, 70%. Apesar do que muitos falam, bias pouco menor que 60% não é o fim do mundo.

 Smiley


O menor valor de queda de tensão no resistor de 10R é de 15mV, ou seja, 1,5 mA. Achei que a faixa de ajuste de corrente está bastante larga, pois consigo chegar próximo aos 102 mA calculados, mas sem instrumentos de medição, não me sinto confiança em manter esse valor. Temo também que o transformador abra o bico e eu tome prejuízo.

O problema do bias um pouco frio não seria de colocar o amplificador em classe B, com muita distorção de crossover? Estou pra instalar um desses aplicativos de osciloscópio e fazer umas ponteiras pra verificar a forma de onda... alguém já tentou algum desses softwares? Aceito sugestões!

Registrado

Belo Horizonte - MG
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #3 : 19 de Janeiro de 2021, as 04:00:04 »

Eu deveria ter perguntado qual a máxima corrente que a regulagem do trimpot permite.... Roll Eyes

Mas enfim, se você conseguir 60% de dissipação: 30*0,6=18W e I = 18/410 =43mA; estará funcionando bem, sem nenhum problema para as válvulas ou o transformador.


Citar
O problema do bias um pouco frio não seria de colocar o amplificador em classe B, com muita distorção de crossover? Estou pra instalar um desses aplicativos de osciloscópio e fazer umas ponteiras pra verificar a forma de onda... alguém já tentou algum desses softwares? Aceito sugestões!

Claro que não! O chamado bias frio vai deixar a válvula com 60% ou pouco menos...55% sei lá. O que está muito distante dos aproximadamente 5%de uma válvula em classe B.

 Smiley
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2021, as 04:04:18 por Matec » Registrado
jplavareda
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 538

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 33


« Responder #4 : 19 de Janeiro de 2021, as 05:02:18 »

Eu deveria ter perguntado qual a máxima corrente que a regulagem do trimpot permite.... Roll Eyes

Mas enfim, se você conseguir 60% de dissipação: 30*0,6=18W e I = 18/410 =43mA; estará funcionando bem, sem nenhum problema para as válvulas ou o transformador.


Citar
O problema do bias um pouco frio não seria de colocar o amplificador em classe B, com muita distorção de crossover? Estou pra instalar um desses aplicativos de osciloscópio e fazer umas ponteiras pra verificar a forma de onda... alguém já tentou algum desses softwares? Aceito sugestões!

Claro que não! O chamado bias frio vai deixar a válvula com 60% ou pouco menos...55% sei lá. O que está muito distante dos aproximadamente 5%de uma válvula em classe B.

 Smiley

Muito grato, Matec  Legal!

Mas nesse caso são duas válvulas conectaras ao GND por um único resistor de 10R, então eu multiplico esse valor de 43mA por 2, correto?
Registrado

Belo Horizonte - MG
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #5 : 19 de Janeiro de 2021, as 05:06:56 »

Exato, o valor de 43mA é pra cada válvula.
Registrado
jplavareda
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 538

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 33


« Responder #6 : 24 de Janeiro de 2021, as 05:19:59 »

Matec, muito grato pela sua ajuda. Regulei o bias do amplificador próximo dos 50% (36mA) e o som ficou muito bom. Testei por algumas horas em um volume considerável ( ganho 12h e volume 10h) e o amplificador funcionou bem. Um abraço e muito obrigado.
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2021, as 07:23:33 por jplavareda » Registrado

Belo Horizonte - MG
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #7 : 25 de Janeiro de 2021, as 01:32:11 »

Foi melhor regular assim. Os transformadores desse amplificador não são confiáveis
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal