Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 17:53:11


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: ISOTEC em pedal pronto  (Lida 3964 vezes)
giuspolidoro
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 2

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 3


« : 20 de Maio de 2021, as 04:25:15 »

Boa noite.

Busquei no fórum e não encontrei esta informação em específico.
Montei alguns pedais até então, e nenhum deles passei algum tipo de verniz para proteção da placa.

Minha dúvida é: Posso comprar o verniz ISOTEC e passar em uma placa com os componentes já soldados? Alguém já fez isso?

Já se passou aproximadamente 1 ano que fiz, deve ter tido uma pequena taxa de corrosão devido ao tempo de exposição, mas acredito que se for possível eu passar neste momento eu interromperia o processo de corrosão, visto que estaria protegido por uma película polimérica.

Por gentileza compartilhem suas experiencias.

G.S
Registrado
tarsilioyanko
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 144

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 22


GuitTar!!!


« Responder #1 : 20 de Maio de 2021, as 05:05:29 »

Comecei a montar uns pedais pouco mais de 1 ano. não sei se é o mais indicado mas eu passo verniz normal mesmo da TEKBOND em Spray.
Registrado
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #2 : 20 de Maio de 2021, as 06:28:55 »

Boa noite.

Busquei no fórum e não encontrei esta informação em específico.
Montei alguns pedais até então, e nenhum deles passei algum tipo de verniz para proteção da placa.

Minha dúvida é: Posso comprar o verniz ISOTEC e passar em uma placa com os componentes já soldados? Alguém já fez isso?

Já se passou aproximadamente 1 ano que fiz, deve ter tido uma pequena taxa de corrosão devido ao tempo de exposição, mas acredito que se for possível eu passar neste momento eu interromperia o processo de corrosão, visto que estaria protegido por uma película polimérica.

Por gentileza compartilhem suas experiencias.

G.S

Boa noite.

Se a placa já tiver o mínimo de corrosão, não vai adiantar envernizar.  A corrosão vai se espalhar por baixo do verniz.

O ideal é limpares a placa com "bombril" (e depois de passar bem o bombril limpar tudo com um pincel ou até jato de ar, pois o bombril solta "limalhas", ainda mais depois da placa estar com os componentes soldados, e cuidando para não cair a sugeira nos componentes e potênciometros) ou algum produto para polir. Depois da placa bem limpa, podes envernizar.

Outra sugestão, é caso seja um circuito simples, cuja placa não seja muito complexa, estanhar as trilhas.

Nas próximas montagens, enverniza a placa antes de montar. Existe no mercado verniz específico para placas de circuito impresso, ou ainda breu diluido em álcool.
Já ví várias pessoas usando verniz spray, como o colega falou na mensagem acima, eu nunca usei, mas não vejo maiores problemas.

« Última modificação: 20 de Maio de 2021, as 06:33:06 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.033 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal