Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 02:26:56


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fender Princeton 112 plus queimando transistores de saída.  (Lida 24866 vezes)
Ricardo Lauris
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 16

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« Responder #15 : 03 de Março de 2021, as 03:48:38 »

Segue o link do esquema:




Não saiu nada. Poste fotos da "cara" desses transistores também, dá pra saber se forem falsos

Boa noite pessoal, estou tendo dificuldade para postar fotos, eu colo o link do servidor e o link não aparece, por isso ainda não enviei as fotos dos transistores.
Achei um par de TIP122/127 a menos que sejam falsos também, creio que para testes ele possam quebrar um galho, porém, acabei de comprar um multímetro mais decente que o meu que pifou e assim que chegar vou colocar os transistores e medir as tensões para ver se bate com o esquema. Qual deve ser a corrente de repouso desse amplificador sem carga na saída porque estou achando muito estranho a lâmpada estar indicando consumo mesmo que com brilho bem fraco, a menos que esse consumo seja típico de amplificadores que usam transistor darlington correto.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #16 : 03 de Março de 2021, as 04:25:38 »


Boa noite pessoal, estou tendo dificuldade para postar fotos, eu colo o link do servidor e o link não aparece, por isso ainda não enviei as fotos dos transistores.
Achei um par de TIP122/127 a menos que sejam falsos também, creio que para testes ele possam quebrar um galho, porém, acabei de comprar um multímetro mais decente que o meu que pifou e assim que chegar vou colocar os transistores e medir as tensões para ver se bate com o esquema. Qual deve ser a corrente de repouso desse amplificador sem carga na saída porque estou achando muito estranho a lâmpada estar indicando consumo mesmo que com brilho bem fraco, a menos que esse consumo seja típico de amplificadores que usam transistor darlington correto.

Não sai nada porque você está colocando o comando errado.

Para imagens, clique no botão Inserir Imagens. Para links aperte o botão Inserir Hiperligação.

Para a imagem aparecer, o endereço que você colocar tem que ter o arquivo de imagem: .jpg, .png, .gif, etc.

 Smiley
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #17 : 03 de Março de 2021, as 16:13:35 »

Bom dia!
Para ter certeza absoluta; não custa perguntar. A lâmpada que está usando em série é incandescente? E qual a potência?
Outra coisa; qual foi a tensão encontrada na saída em aberto?

Abraços,
Alfredo
Registrado

Ricardo Lauris
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 16

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« Responder #18 : 07 de Março de 2021, as 17:30:42 »

Bom dia!
Para ter certeza absoluta; não custa perguntar. A lâmpada que está usando em série é incandescente? E qual a potência?
Outra coisa; qual foi a tensão encontrada na saída em aberto?

Abraços,
Alfredo

Bom dia amigos, recebi meu multímetro novo, vou colocar o amp na bancada para fazer as medições e comparar com o esquema.
Caro Afredo, a lâmpada que estou usando é de 40W, vou medir as tensões e informo logo mais .
Registrado
Ricardo Lauris
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 16

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« Responder #19 : 11 de Março de 2021, as 02:41:28 »

Boa noite pessoal, coloquei o amp na bancada com os tip´s 122/127, liguei na lâmpada serie que apresentou o brilho praticamente igual com os tips 142/147, medi a tensão na base dos transistores com relação ao negativo do alto falante e a tensão apresentada foi de 1v dc, estou enganado ou esta tensão na base dos transístores não deveria ter?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #20 : 11 de Março de 2021, as 06:08:44 »

Boa noite pessoal, coloquei o amp na bancada com os tip´s 122/127, liguei na lâmpada serie que apresentou o brilho praticamente igual com os tips 142/147, medi a tensão na base dos transistores com relação ao negativo do alto falante e a tensão apresentada foi de 1v dc, estou enganado ou esta tensão na base dos transístores não deveria ter?

Sim esse é o valor correto que deve ser encontrado nas bases dos transístores. 1,1 ou 1,2v no máximo, é a tensão de polarização desses componentes. Você comprou componentes com a metade da capacidade de corrente e de potência dos originais, então não se admire se eles queimarem.

Mas antes de condenar esse ou aquele componente , vamos fazer alguns testes. Quais os instrumentos que você tem aí pra que a gente possa pensar nesses testes?

 Angry



Registrado
Ricardo Lauris
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 16

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« Responder #21 : 12 de Março de 2021, as 03:35:34 »

Boa noite pessoal, coloquei o amp na bancada com os tip´s 122/127, liguei na lâmpada serie que apresentou o brilho praticamente igual com os tips 142/147, medi a tensão na base dos transistores com relação ao negativo do alto falante e a tensão apresentada foi de 1v dc, estou enganado ou esta tensão na base dos transístores não deveria ter?

Sim esse é o valor correto que deve ser encontrado nas bases dos transístores. 1,1 ou 1,2v no máximo, é a tensão de polarização desses componentes. Você comprou componentes com a metade da capacidade de corrente e de potência dos originais, então não se admire se eles queimarem.

Mas antes de condenar esse ou aquele componente , vamos fazer alguns testes. Quais os instrumentos que você tem aí pra que a gente possa pensar nesses testes?

Boa noite Matec, no momento tenho em mãos um multímetro analógico, um gerador de sinais minipa MFG-4202 e um multímetro Hikari HM-2082 (comprei recentemente). Só lembrando que o par Tip 122/127 também não aquentaram o tranco e levaram junto os diodos CR9/CR10, estou precisando adquirir outros transistores Tip142/147 para continuar com os testes.

 Angry




Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #22 : 12 de Março de 2021, as 04:58:20 »

Esses não aguentariam o tranco mesmo como bem previu o Matec. Difícil agora vai ser arrumar TIP 142/147 original
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Ricardo Lauris
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 16

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« Responder #23 : 13 de Março de 2021, as 02:18:29 »

Esses não aguentariam o tranco mesmo como bem previu o Matec. Difícil agora vai ser arrumar TIP 142/147 original

Realmente esta complicado adquirir componentes realmente confiáveis....
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #24 : 13 de Março de 2021, as 03:39:12 »

 SadÉ isso que desanima. Porque falsificar CIs e outros componentes tão baratos?
Eu tenho aqui, pelo menos meia dúzia de JRC4580, três TL072, dois  LM386, três NE5532, isso só pra falar dos mais baratos.
E com relação aos mais caros tenho dois LND150, dois OPA2604AP e meia dúzia de TIPs de alta potência de um receiver Pioneer que mesmo com a troca dos TIPs queima o fusível.
 
OU SEJA, É TUDO FALSIFICADO!!

É  por essas e outras que eu parei de montar circuitos.
 
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #25 : 13 de Março de 2021, as 04:38:21 »

SadÉ isso que desanima. Porque falsificar CIs e outros componentes tão baratos?
Eu tenho aqui, pelo menos meia dúzia de JRC4580, três TL072, dois  LM386, três NE5532, isso só pra falar dos mais baratos.
E com relação aos mais caros tenho dois LND150, dois OPA2604AP e meia dúzia de TIPs de alta potência de um receiver Pioneer que mesmo com a troca dos TIPs queima o fusível.
 
OU SEJA, É TUDO FALSIFICADO!!

É  por essas e outras que eu parei de montar circuitos.
 

Comprados do ML aposto...
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #26 : 13 de Março de 2021, as 04:57:58 »

Uma parte foi comprada no ML (principalmente os mais caros como LND150 e OPA2604).
Outra parte foi comprada numa loja física aqui do Rio (os TIPs do receiver Pioneer, além de mosfets de potência de um atenuador de potência ativo que montei e não funcionou) e a outra parte foi comprada em lojas online, tipo os TL072 e LM386 falsificados.

Algum tempo depois voltei a tal loja física pra reclamar e ela não existia mais!! porque será??
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #27 : 13 de Março de 2021, as 05:12:20 »

Mercado brasileiro para semicondutores e componentes em geral está infestado de falsificações. Por isso sempre dou uma passada no ferro velho e resgato algo que me seja útil e que com certeza tem beeem mais chances de ser original do que o que está nas lojas.

A que ponto nós chegamos...  Batendo Cabeça Toma na Cabeça
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #28 : 13 de Março de 2021, as 06:08:32 »

Citar
A que ponto nós chegamos...  Batendo Cabeça
Então o que resta é sentar e chorar de desgosto ou então importar (a preço de ouro) de lojas estrangeiras confiáveis tipo Farnell, Mouser, etc.
« Última modificação: 13 de Março de 2021, as 06:15:59 por Ramsay » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.261

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #29 : 13 de Março de 2021, as 17:37:53 »

Uma boa página do Luciano Sturaro sobre o assunto de transistores falsificados:

http://www.py2bbs.qsl.br/transistores-falsos.php

Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal