Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 09:04:38


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pré TSW: opções para o power  (Lida 13894 vezes)
jplavareda
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 538

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 33


« Responder #15 : 10 de Outubro de 2021, as 07:37:24 »


Vou procurar um 555 por aqui pelas minhas sucatas e farei o teste. Muito obrigado!!!

Fiz o circuito divisor de tensão de acordo com o esquema acima. Funcionou, mas o pré ficou muito ruidoso. Utilizei Resistores de 51k e o capacitor de 220uF. O curioso é que a tensão positiva começa alta (19v) e vai diminuindo gradualmente até chegar nos 8,5v. Com a tensão negativa ocorre o mesmo, só que começa no 0v, indo gradualmente até -8,5v. Vou tentar outros valores de resistor e melhorar a filtragem pra ver se resolve.

Depois de muito bater cabeça, descobri que o ruído está sendo causado pela fonte de notebook. Consegui uma fonte linear de 18v / 800mA que, apesar de estar longe de fornecer a potência ideal, funcionou sem ruídos com pouco volume. Amanhã vou testar com o pré clean fazendo um esquema do divisor de tensão pra ver se rola.

Em relação ao pré limpo que montei, está quase tudo funcionando perfeitamente e o som está excelente, no entanto o potenciômetro de agudo não está atuando quase nada no som. todos os outros controles estão atuando muito bem. Não é problema de componente defeituoso, visto que testo de um por um antes de soldar. a placa está sem curtos entre as trilhas. Alguma luz???
« Última modificação: 10 de Outubro de 2021, as 08:00:29 por jplavareda » Registrado

Belo Horizonte - MG
tarsilioyanko
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 143

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 21


GuitTar!!!


« Responder #16 : 10 de Outubro de 2021, as 17:23:25 »

jplavareda Qual versão você montou? Eu montei a versão 1.5 e agora deixei igual está no pdf! O meu estava com um chiado no agudo igual rádio fora do ar. troquei o potenciômetro e no lugar do capacitor de 470pf ei tinha coloca um de 1N, depois voltei para o de 470pf ficou perfeito. 
Registrado
hauf
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 130

Obrigado
-Dado: 109
-Recebido: 19


...o que sabemos é uma gota,...


« Responder #17 : 14 de Outubro de 2021, as 17:15:21 »

Jplavareda, fica de olho na tensão máxima de alimentação do 555, não me recordo se são 15V ou 18V!
Registrado

Hauf!?
phaser90,guv´nor,rat,pulsar,littleangel
jplavareda
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 538

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 33


« Responder #18 : 15 de Outubro de 2021, as 03:52:57 »

jplavareda Qual versão você montou? Eu montei a versão 1.5 e agora deixei igual está no pdf! O meu estava com um chiado no agudo igual rádio fora do ar. troquei o potenciômetro e no lugar do capacitor de 470pf ei tinha coloca um de 1N, depois voltei para o de 470pf ficou perfeito. 

Montei a 1.6... acredito que todos os valores estejam corretos, mas vai que dei um vacilo, né! Vou rever minha montagem.

Jplavareda, fica de olho na tensão máxima de alimentação do 555, não me recordo se são 15V ou 18V!
É verdade! Mas não vou mais precisar utilizar uma fonte simples para alimentar o amplificador e o pré, resolvi comprar hoje um transformador 18+18 volts/3A e fazer, a partir do mesmo transformador, duas fontes independentes. Vou aterrar a tomada central e retificar em onda completa para o amplificador classe D e retificar em ponte para o pré. Assim não vou ter problema com a referência do GND, visto que será a mesma para ambos o pré e power. Amanhã pretendo montar para teste e dou o "feedback" aqui.

Obrigado, pessoal!
Registrado

Belo Horizonte - MG
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #19 : 16 de Outubro de 2021, as 04:31:06 »

Citar
Inicialmente eu iria utilizar uma potência com um par 2sc5200/2sa1943, uma placa que comprei pronta porque estava com pressa de terminar, mas a qualidade do áudio ficou sofrível combinada com o TSW, mesmo após eu ter implementado o multiplicador de Vbe.

jplavareda, esse seu relato de que a qualidade do áudio ficou sofrível  com  a placa com 2sc5200/2sa1943 foi apenas com o TSW?
Eu acho isso estranho porque parece ser uma placa amplificadora classe AB e o som teoricamente deveria ficar bom.
Você chegou a testar essa placa em alguma aplicação de áudio normal? tipo uma mera reprodução do som de um cd ou um MP3 de áudio?
E confesso que não entendi o motivo de você implementar esse multiplicador de VBE.
Registrado
jplavareda
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 538

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 33


« Responder #20 : 16 de Outubro de 2021, as 07:58:57 »

jplavareda, esse seu relato de que a qualidade do áudio ficou sofrível  com  a placa com 2sc5200/2sa1943 foi apenas com o TSW?
Eu acho isso estranho porque parece ser uma placa amplificadora classe AB e o som teoricamente deveria ficar bom.
Você chegou a testar essa placa em alguma aplicação de áudio normal? tipo uma mera reprodução do som de um cd ou um MP3 de áudio?
E confesso que não entendi o motivo de você implementar esse multiplicador de VBE.

O projeto do amplificador é muito ruim. Comprei uma placa pronta em uma loja pequena perto de casa. Implementei o multiplicador de vbe pois o bias estava muito “frio”, aproximadamente 300mV entre base e emissor dos transistores de potência. Isso estava provocando uma distorção audível. Com o circuito de vbe consegui chegar em pouco mais de 500mV entre base e emissor, o que eliminou a distorção por cruzamento, mas mesmo assim o som não convenceu meus ouvidos. Talvez a tensão da fonte estivesse baixa ou talvez o projeto seja realmente ruim, não sei... só posso lhe dizer que com o tda7293 o som ficou completamente diferente... para melhor! Cheguei a testar com música e também não ficou muito bom.

É possível também que algum componente esteja avariado ou com valor errado etc etc etc. depois verificarei se é este o caso
« Última modificação: 16 de Outubro de 2021, as 08:02:57 por jplavareda » Registrado

Belo Horizonte - MG
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 171

Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #21 : 17 de Outubro de 2021, as 22:34:27 »

Boa tarde à todos.

Depois de muito tempo retorno à este fórum que me acolheu muito bem, onde aprendi MUITO (e continuo aprendendo).

Seguindo (ou tentando seguir) as regras do fórum, preferi perguntar neste topico ao invés de ressucitar um tópico antigo do Kem, cuja ultima postagem ocorreu em 2017. No momento tenho duas opções de power-amplificadores, sendo um "antigo" de uso geral prometendo 50W (com transformador sugerido de 25V@3A), e o outro uma placa "pronta" com TDA7294 prometendo 70W (com transformador sugerido de 24V+24V@5A).

Pois bem, conversando com o Kem no privado, há tempos atrás, havia chegado à conclusão que o ideal seria utilizar o TDA7294, com fonte simétrica dupla, pra alimentar tanto o TSW quanto o TDA7294 com um unico transformador, visto que utilizarei um altofalante Oversound modelo 300W10 de 8Ohms.

Infelizmente, consultando o topico de autoria do Kem sobre fontes simétricas duplas, me deparei com a indisponibilidade do PDF do projeto. Eis então minhas dúvidas:

Além do projeto do Kem, há algum outro projeto de fonte similar, que me permita utilizar o transformador 24V+24V@5A (que já possuo) para alimentar o TSW e o TDA ao mesmo tempo? Ou seria melhor utilizar o referido transformador exclusivamente para o TDA, visto que ja tenho montada a fonte especifica para o TSW?

No mais, peço desculpas se esse não for o topico mais indicado para essa dúvida, mas considerei pertinente devido a ser o topico especifico sobre o TSW, cujas possíveis  respostas possam interessar à outros que, talvez, possam ter a mesma dúvida.

Grande abraço.
Registrado
jplavareda
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 538

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 33


« Responder #22 : 18 de Outubro de 2021, as 01:17:28 »

(...)
Além do projeto do Kem, há algum outro projeto de fonte similar, que me permita utilizar o transformador 24V+24V@5A (que já possuo) para alimentar o TSW e o TDA ao mesmo tempo? Ou seria melhor utilizar o referido transformador exclusivamente para o TDA, visto que ja tenho montada a fonte especifica para o TSW?
(...)

Bem vindo de volta!

Tenho usado esta aqui que fiz para TDA7293 + TSW e que está atendendo muito bem. Dependendo do pré utilizado e do transformador, apenas ajusto o valor dos dois resistores de potência. Considerei que cada amplificador operacional consuma 5mA x 10 ampops = 50mA totais, lembrando que cada TL072 contém 2 ampops no mesmo encapsulamento. Calculei para uma queda de tensão de 25 volts (minha fonte estava em + e - 45V), o que fez com que os reguladores trabalhassem com uma entrada de 20 volts (na prática deu um pouquinho mais). O resistor aquece um pouco, então tem que deixá-los com uma certa distância da placa. 5 watts dá e sobra pra essa aplicação.

25 vots / 470 ohms = 53mA    ==> assim você calcula para qualquer valor de tensão de power e consumo de preamp.





Atenção para os capacitores de 100nF/50v cerâmicos que estão por baixo dos capacitores grandes de filtragem, soldados pelo lado do cobre.

[EDIT]
Os reguladores são 7815 e 7915

 
« Última modificação: 18 de Outubro de 2021, as 01:23:40 por jplavareda » Registrado

Belo Horizonte - MG
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 171

Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #23 : 18 de Outubro de 2021, as 04:32:37 »

Bem vindo de volta!

Tenho usado esta aqui que fiz para TDA7293 + TSW e que está atendendo muito bem.
Atenção para os capacitores de 100nF/50v cerâmicos que estão por baixo dos capacitores grandes de filtragem, soldados pelo lado do cobre.

[EDIT]
Os reguladores são 7815 e 7915

 

Obrigado pelo feedback, salvei aqui e vou estudar certinho. Dei uma pesquisada melhor e notei que existem dois tipos de "placas montadas" com TDA7294, uma necessita de fonte simétrica, outra ja tem a fonte "embutida" na placa (necessitando apenas puxar a alimentação direto do transformador), então agora dei por mim que terei de confirmar qual delas possuo.

De qualquer forma seu post foi de grande utilidade, pois preciso terminar meu TSW, porém também tenho o pré-clean do fórum pra montar, então deixarei o TSW para meu uso diário, e o pré-clean para "testes", vou utilizar a fonte que você postou em um dos dois, com certeza. Na fila de montagem tenho HG-1, Valvecaster e Onner "Cry Baby" (ambos layouts do Big Louis), pré-amplificador Fender Twin Reverb e, pra finalizar, IALL 10.5.

Conforme for concluindo postarei aqui, mas desde já agradeço pelo auxilio. Muito obrigado  Roqueiro
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #24 : 18 de Outubro de 2021, as 04:35:12 »


Infelizmente, consultando o topico de autoria do Kem sobre fontes simétricas duplas, me deparei com a indisponibilidade do PDF do projeto. Eis então minhas dúvidas:
Se precisar do PDF te mando. Acho que tenho uma versão atualizada daqueles layouts.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 171

Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #25 : 18 de Outubro de 2021, as 04:55:12 »

Se precisar do PDF te mando. Acho que tenho uma versão atualizada daqueles layouts.

Se puder me fazer essa gentileza, agradeço. Estou revisitando todos os topicos referentes aos projetos da minha lista (citados no meu post anterior), para salvar a documentação no computador para futuras consultas. Será de grande valia ter seu layout também.
Registrado
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal