Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 22:57:52


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Bias Ashdown Electric blue 150  (Lida 6021 vezes)
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« : 13 de Abril de 2021, as 16:50:20 »

Olá amigos, estou com um amplificador distorcendo ao tocar com volume baixo e/ou tocar mais leve nas cordas do baixo. Tocando mais forte o amplificador apresenta um belo timbre (sem distorções). Quando abri o amplificador não encontrei nenhum trimpot. Baixei o esquema e verifiquei que o bias é fixo e isso me deixou bastante intrigado. Testei componente por componente, todos estão bons. A pergunta é: "como faço para adicionar um trimpot a este circuito e regular o bias?"

A forma de onda com sinal baixo fica desta forma no osciloscópio, mas se aumentar a amplitude do sinal de entrada a senoide fica perfeita.



Link para o esquema
https://elektrotanya.com/ashdown_electric_blue_mag_sch.pdf/download.html
« Última modificação: 13 de Abril de 2021, as 17:04:51 por emanuelneto » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 13 de Abril de 2021, as 18:07:31 »

Essa distorção é a famosa distorção por crossover onde os transistores estão polarizados no corte. Quem gera a tensão para polarizar os transistores de saída é o transistor TR15, então veja se ele não está pifado (ou C10 com fuga) antes de tentar colocar um trimpot no lugar dos resistores R15 e R17. Em tese, para aumentar a tensão de polarização, a tensão Vce do TR15 precisa aumentar, pra isso ele precisa conduzir menos, o que acontece diminuindo o Vbe dele, que é feito diminuindo o R17.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #2 : 14 de Abril de 2021, as 01:39:50 »

Não tive muito tempo hoje, porém medir todos os componentes citados pelo xformer e eles estão bons, mas o amplificador está com deficiência de tensão bias... medindo entre as duas bases dos transistores de saída eu tenho apenas 500mV (365mV entre base e emissor dos transistores 2SC4468 e um pouco mais de 100mV nos transistores 2SA1695). Creio que o correto seria uma tensão entre 1V a 1,4V entre as bases dos transistores de saída certo?

--------------------------

Uma pequena correção, o semiciclo positivo aparece primeiro que o negativo.
« Última modificação: 14 de Abril de 2021, as 01:43:36 por emanuelneto » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #3 : 14 de Abril de 2021, as 06:02:06 »

Tem coisa com defeito aí, provavelmente transístores na seção de saída. Deve estar com os drivers estragados,  Tr13 e TR8, mas também pode ser os outros maiores, de saída. No final talvez você tenha que trocar todos.
Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #4 : 14 de Abril de 2021, as 11:00:44 »

Eu já havia testado quase todos os transistores da placa de saída, e eles estão todos bons (sem fuga). A única coisa que não fora testado nessa placa são transistores do par diferencial, os resistores e capacitores (com excessão do C10 que já fora testado).

OBS: Em um momento o amplificador ficou mudo, e talvez tenha algo na placa que não observei como solda fria e/ou trilha rompida e/ou terminal de componente quebrado. Mexendo na placa ela voltou a produzir som e eu não detectei onde foi  Batendo Cabeça  Bufando
« Última modificação: 14 de Abril de 2021, as 11:05:29 por emanuelneto » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #5 : 14 de Abril de 2021, as 15:16:33 »

Emmanuel, na malha de polarização tem de ter quatro vezes Vbe (mais de 2.4 V  ou seja 0.6 V para cada Vbe).  Dessolde e levante os terminais de base dos transistores TR13 (2SC4382) e TR8 (2SA1658) e veja quanto é a tensão Vce do TR15. Se estiver certo, então alguma coisa pra frente está despolarizando os transistores de saída.



Veja que os Vbes dos transistores de saída estão em paralelo, então contam uma só vez na malha.

Se fizer citação desta mensagem, retire a imagem de dentro da citação.

Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #6 : 14 de Abril de 2021, as 20:05:00 »

Obrigado xformer. Acabei me confundindo e levei em consideração apenas 1 par de transistores.

Removi TR8 e TR13 e tenho apenas 1,62V em cima de C10
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #7 : 15 de Abril de 2021, as 00:14:47 »

Só pra isolar o multiplicador de Vbe da etapa de saída, levante um dos terminais do R21. Eu acho que ali tem um monitoramento de sobrecorrente e se a tensão sobre o resistor de coletor R20 aumentar, isso volta para a base de TR15 e faz com que ele conduza mais e diminua o Vce.

Cheque também os transistores (TR12, TR14, TR7, TR6, e o capacitor C5 de 100 pF) que estão ligados no coletor e no emissor do TR15.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #8 : 15 de Abril de 2021, as 03:07:55 »

Só pra isolar o multiplicador de Vbe da etapa de saída, levante um dos terminais do R21. Eu acho que ali tem um monitoramento de sobrecorrente e se a tensão sobre o resistor de coletor R20 aumentar, isso volta para a base de TR15 e faz com que ele conduza mais e diminua o Vce.

Cheque também os transistores (TR12, TR14, TR7, TR6, e o capacitor C5 de 100 pF) que estão ligados no coletor e no emissor do TR15.

Eu já havia isolado R21 e continuei com uma tensão de 1,6V entre os pinos do capacitor C10. Já medir também todas as peças citadas aqui, e todas estão boas, mas notei que R19 possui valor diferente entre o esquema e placa. Aqui na minha placa R19 o valor é de 1k enquanto no esquema é de 100R. Talvez tenha outras peças com valores diferentes, amanhã vou dar uma verificada junto ao esquema e anotar as peças com valores diferentes do esquema

..........
Atualizando: modifiquei R19 de 1k para 100R e agora tenho 2,1V entre os pinos de C10... o estranho é que esse amplificador não me parece ter sido mexido, parece ser de fábrica
« Última modificação: 15 de Abril de 2021, as 03:52:56 por emanuelneto » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #9 : 15 de Abril de 2021, as 17:09:59 »

R19 e R10 são os resistores que programam o valor da corrente nas fontes de corrente formadas pelos transistores TR14 /TR12  e TR6/TR7.  Há uma brutal diferença de 10 vezes na corrente fornecida se o resistor R19 mudar de 1k para 100 ohms (Io = Vbe / R19 ou seja Io = 0,65 V / 100 ohms = 6,5 mA   contra 0,65 mA com o resistor de 1k).  
E de fato, com só 0,65 mA não é corrente suficiente para gerar uma tensão maior do que 1,76 V (=0,00065 x (1k8 + 1k//10k)) no Vce (TR15 cortado), já que a corrente vai passar só sobre os resistores R15 em série com os resistores R25 e R17 (ambos em paralelo) que é também a tensão Vce que polariza os transistores de saída.  
Logo não pode ser 1k no R19.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 15 de Abril de 2021, as 17:32:45 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.037 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal