Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 17:54:40


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Transformador para amplificador de 50 W  (Lida 34427 vezes)
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #30 : 26 de Maio de 2021, as 18:59:59 »

Não esqueça que cada braço do secundário conduz durante metade do ciclo. Não dá para quase dobrar a eficiência só com essa mudança.

(edit: fui citar acabei agradecendo hehehe)

Foi o que eu escrevi na mensagem 624. Mas é assim que fazem. Se precisas de uma fonte de 300V por 100mA, e vais, por exemplo, retificar a válvula (única situação que compensa um enrolamento com ct), então tu encomenda um transformador de 300+300 V por 100 mA.
Teu transformador vai vir com:

2 enrolamentos de 300V @ 50mA, com o centro conectado.

Uma pergunta, se tu tirar o ct e conectar os enrolamentos em paralelo, no final, não vais ter 300V @ 100mA?

-----
O transformador TF 135.A citado pelo Alexandre tem 83VA nominais segundo a tabela do site. Ele é baseado no Classictone 40-18023.

345 + CT + 345V @150 mA = 51,57VA
6,3V @5A = 31,5VA

Total = 83,25VA

Não ficou muito claro para mim porque meu transformador serve para um par de EL34 fornecendo 50W, mas não serve para 2x 6L6GC em 50W. Enfim, vou deixar guardado.

Emanuel, tu pode usar para 6L6, pode ficar meio apertado, mas vai funcionar. O próprio Alexandre já disse que o transformador dele funciona para esse fim, mesmo sendo "menor".
« Última modificação: 26 de Maio de 2021, as 19:04:16 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #31 : 26 de Maio de 2021, as 19:17:04 »

Emanuel, tu pode usar para 6L6, pode ficar meio apertado, mas vai funcionar. O próprio Alexandre já disse que o transformador dele funciona para esse fim, mesmo sendo "menor".

Sim, o transformador deve ter sido feito para atender as especificações do circuito do amplificador. O circuito vai funcionar, mas não espere que a potência chegue a 50 W, afinal não dá pra tirar energia do nada.  É só uma questão de marketing. Dá se o nome de amplificador modelo de "50 W", mas é só "pinoquiada".  Veja o exemplo do JTM1, que é "marqueteado" como de 1 W de potência, mas na verdade, confessado pelo engenheiro da Marshall, é de apenas 1/4 W.
Então, você monta o modelo de 50 W com esse transformador de força, mas sabendo que é só no nome que ele é 50 W.   Cheesy Cheesy
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #32 : 26 de Maio de 2021, as 19:59:06 »

Se precisas de uma fonte de 300V por 100mA, e vais, por exemplo, retificar a válvula (única situação que compensa um enrolamento com ct), então tu encomenda um transformador de 300+300 V por 100 mA.
Teu transformador vai vir com:
2 enrolamentos de 300V @ 50mA, com o centro conectado.

Uma pergunta, se tu tirar o ct e conectar os enrolamentos em paralelo, no final, não vais ter 300V @ 100mA?
Sim. Vai ter 300V 100mA.
Mas se ignorar o CT e ligar os fios das extremidades, vai ter 600V 50mA. E é assim que o documento da Hammond  identifica um transformador desses... 600V 50mA com CT, por isso a corrente x1 e a tensão x0,45.

-----
Confesso que fiquei muito confuso com esta discussão. Ainda não ficou claro se este transformador (considerando os extremos dos enrolamentos) é 690Vav @90mA ou @180mA.
É 90mA.
O Raphael explicou bem.
« Última modificação: 26 de Maio de 2021, as 20:02:38 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #33 : 26 de Maio de 2021, as 20:09:01 »

C.T fazia mais sentido quando se usava retificadora a válvula. Com um UF4007 custando centavos, é bem melhor usar retificação por ponte.
Em tempo, há ponte retificadora integrada baseada em diodos ultra rápidos?
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #34 : 26 de Maio de 2021, as 20:24:26 »

Achei a documentação do Tclean e micro800 que fora reparados em minha oficina com o suporte do fabricante Miranda.

Amplificador de 35W
300V-CT-55V-300 @190mA

Então posso fazer algo entre 30-35W com o meu
« Última modificação: 26 de Maio de 2021, as 20:55:12 por emanuelneto » Registrado
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #35 : 26 de Maio de 2021, as 20:37:24 »

Sim. Vai ter 300V 100mA.
Mas se ignorar o CT e ligar os fios das extremidades, vai ter 600V 50mA. E é assim que o documento da Hammond  identifica um transformador desses... 600V 50mA com CT, por isso a corrente x1 e a tensão x0,45. .

Sim Ken, é isso. Senão dobraria a potência do transformador. O que não ficou claro, e sinceramente acho que a intenção é essa mesmo, é que eles dividem a corrente por 2. IDC na tabela está sempre representado "no ponto +B", onde se conecta a carga.
Levando em consideração a boa prática de sempre compensar as perdas no transformador, ou seja, desprezamos as perdas já compensadas, se o fabricante te fornece a potência do transformador (no caso do Emanuel, 90VA), poderiamos dizer que:

Potência secundária filamentos: 6,3V x 4A = 25,2VA
Potencia no HT: 690V x 90mA = 62,1VA.
Como tu não vai retificar simetricamente, tu vais ter na saida, uma tensão que é a metade da total (extremos do enrolamento) e uma corrente que é o dobro, mantendo a potência. Ela não vai diminuir ou aumentar. É o mesmo principio dos dobradores de tensão, cada vez que tu dobra a tensão, divide a corrente na metade, pois o produto tensão x corrente não vai mudar.

-----
C.T fazia mais sentido quando se usava retificadora a válvula. Com um UF4007 custando centavos, é bem melhor usar retificação por ponte.
Em tempo, há ponte retificadora integrada baseada em diodos ultra rápidos?

Concordo contigo, ja entrou pra campanha do Alexandre  Cheesy

Não conheço uma ponte de diodos ultra rápidos, deve ter, mas não deve ser muito comum.

-----
Achei a documentação do Tclean e micro800 que fora reparados em minha oficina com o suporte do fabricante Miranda.

Amplificador de 35W
300V-CT-55V-300 @190mA

Ai é contigo Emanuel!
Mas, se a marshall usa um transformador menor que o teu no 50W, tu certamente podes usar o teu.
« Última modificação: 26 de Maio de 2021, as 20:46:54 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #36 : 26 de Maio de 2021, as 22:22:48 »

. Mas como nem sempre o fabricante fala a verdade na potência real do amplificador e o marketing fale mais alto, pode ser que o JCM800 de 50 W na verdade só dê 40 W ou menos. E ainda tem de lembrar que a mesma fonte precisa alimentar os estágios de pré, que também vão consumir alguma potência.
Como você queria usar a  6L6, e ela pode dissipar até 30 W nas placas, mesmo se você deixá-las bem frias, dissipando uns 5 W em cada 6L6, são 10 W perdidos só nelas. 


Pode ter certeza que mais uma vez é o fator Pinóquio atuando... lembra dos 18W com duas EL84 ?

-----
Sim, o transformador deve ter sido feito para atender as especificações do circuito do amplificador. O circuito vai funcionar, mas não espere que a potência chegue a 50 W, afinal não dá pra tirar energia do nada.  É só uma questão de marketing. Dá se o nome de amplificador modelo de "50 W", mas é só "pinoquiada".  Veja o exemplo do JTM1, que é "marqueteado" como de 1 W de potência, mas na verdade, confessado pelo engenheiro da Marshall, é de apenas 1/4 W.
Então, você monta o modelo de 50 W com esse transformador de força, mas sabendo que é só no nome que ele é 50 W.   Cheesy Cheesy

No mundo dos amplificadores de guitarra isso "sempre" foi assim 🤣
« Última modificação: 26 de Maio de 2021, as 22:30:23 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #37 : 27 de Maio de 2021, as 00:28:13 »

Sim Ken, é isso. Senão dobraria a potência do transformador. O que não ficou claro, e sinceramente acho que a intenção é essa mesmo, é que eles dividem a corrente por 2. IDC na tabela está sempre representado "no ponto +B", onde se conecta a carga.
Levando em consideração a boa prática de sempre compensar as perdas no transformador, ou seja, desprezamos as perdas já compensadas, se o fabricante te fornece a potência do transformador (no caso do Emanuel, 90VA), poderiamos dizer que:

Potência secundária filamentos: 6,3V x 4A = 25,2VA
Potencia no HT: 690V x 90mA = 62,1VA.
Como tu não vai retificar simetricamente, tu vais ter na saida, uma tensão que é a metade da total (extremos do enrolamento) e uma corrente que é o dobro, mantendo a potência. Ela não vai diminuir ou aumentar. É o mesmo principio dos dobradores de tensão, cada vez que tu dobra a tensão, divide a corrente na metade, pois o produto tensão x corrente não vai mudar.
Tem algum tópico aqui no fórum (de repente é esse mesmo nas primeiras páginas) onde a gente discute isso.
É assustador receber essa informação. A eficiência da retificação em ponte é de 62%, e em onda completa com CT + 2 diodos 50%. É isso mesmo.
Se seu transformador fornece 100VA, depois de retificado, são 62W em ponte e 50W em onda completa. Eu desconhecia isso até o A.Sim esclarecer.
Mas voltando ao transformador que deu origem a essa "discussão", duas "lendas" que eu sempre ouvi depois que comecei a me interessar por valvulados são que 1: Os valvulados não entregam a potência que aparece na propaganda e 2: Os transformadores dessas marcas famosas são calculados no limite, porque foram feitos assim no começo e o SAG que isso causa faz parte do som que todo mundo gosta.
E é mais ou menos isso. Esses 50W devem ser uns 35W reais como falou o Xformer, e o transformador da conta desse amplificador em repouso. Na hora que tem os picos, tem SAG. Transformador aguenta isso.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


-----
Pode ter certeza que mais uma vez é o fator Pinóquio atuando... lembra dos 18W com duas EL84 ?
Não é pior que 25W com 2 EL84...  Roll Eyes
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #38 : 27 de Maio de 2021, as 00:57:05 »

Desculpe Kem. Mas eu sempre pensei no Ken do street fighter, não no namorado da barbie  Roll Eyes

Vou procurar depois essas postagens sobre os 50% de eficiência na corrente. Pra mim isso só faz sentido se a tensão dobrar (que é exatamente o que estamos falando aqui).
Eu realmente não creio que um transformador de 100VA depois de retificado vá fornecer 50VA, não vejo como.
« Última modificação: 27 de Maio de 2021, as 01:00:24 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #39 : 27 de Maio de 2021, as 01:21:55 »

C.T fazia mais sentido quando se usava retificadora a válvula. Com um UF4007 custando centavos, é bem melhor usar retificação por ponte.
Em tempo, há ponte retificadora integrada baseada em diodos ultra rápidos?

Que eu saiba, não. Parece que não é necessária. Para que fim se usaria uma ponte ultra-rápida ?
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #40 : 27 de Maio de 2021, as 01:48:16 »

Vou procurar depois essas postagens sobre os 50% de eficiência na corrente. Pra mim isso só faz sentido se a tensão dobrar (que é exatamente o que estamos falando aqui).
Eu realmente não creio que um transformador de 100VA depois de retificado vá fornecer 50VA, não vejo como.

Depois da simulação, eu montei uma "fonte" e realizei as medições para ter valores reais e não simulados:



O transformador é um de 12-0-12V de 24 VA, retifiquei com dois 1N4007 em onda completa e filtrei com um capacitor de 4700 uF.  A carga é um resistor de 43 ohms 5 W.
As medições AC no secundário foram feitas com um multímetro true rms e no primário usei meu wattímetro no primário que também mede true rms e potência real, fator de potência e corrente no primário.

Assim para conseguir 4.875 W no resistor (15 Vdc x 0.325 A) o transformador precisou fornecer aproximadamente 9.6 VA no secundário (quase o dobro), então confirma os 50 %. 

Pensando no amplificador de 50 W numa escala menor (1/10), e considerando que a potência dissipada nos diodos representa uma perda relativa maior nessa escala menor (desconta-se 1 W, em alta tensão, o efeito da perda nos diodos é pequeno), de forma que extrapolando para 48.75 W, o transformador precisaria ser de uns 86 VA só para uma carga resistiva na fonte. Se fosse um amplificador, com perdas no circuito e rendimento abaixo de 80 %, esses 86 VA passam para 108 VA.
Isso ajuda na hora de saber dimensionar o transformador para uma fonte de amplificador, seja valvulado ou estado sólido. Eu adotaria a potência em VA de pelo menos o dobro do valor da potência de saída desejada do amplificador.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #41 : 27 de Maio de 2021, as 02:01:37 »

E quanto o wattmetro mediu ?
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #42 : 27 de Maio de 2021, as 02:26:21 »

7.6 W.  O fator de potência por volta de 0.78.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
JB.Santos
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 140

Obrigado
-Dado: 48
-Recebido: 21



« Responder #43 : 27 de Maio de 2021, as 03:27:31 »

Citar
" Isso ajuda na hora de saber dimensionar o transformador para uma fonte de amplificador, seja valvulado ou estado sólido. Eu adotaria a potência em VA de pelo menos o dobro do valor da potência de saída desejada do amplificador."


Olá Xformer

Para um amplificador de contrabaixo valvulado de 200W vai precisar de 400 VA somente para a etapa de potência ?
« Última modificação: 27 de Maio de 2021, as 14:58:51 por xformer » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #44 : 27 de Maio de 2021, as 03:45:32 »

" Isso ajuda na hora de saber dimensionar o transformador para uma fonte de amplificador, seja valvulado ou estado sólido. Eu adotaria a potência em VA de pelo menos o dobro do valor da potência de saída desejada do amplificador."

Olá Xformer

Para um amplificador de contrabaixo valvulado de 200W vai precisar de 400 VA somente para a etapa de potência ?

Depende... você fala em 200W reais ou 200W com fator pinóquio ? 😂
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas:  1 2 [3] 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.07 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal