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Autor Tópico: DAC 32 bits for consumers  (Lida 5451 vezes)
hgamal
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« : 27 de Maio de 2021, as 22:32:59 »

Para o pessoal que contesta o 24 bits, um exagero, o ruído destrói tudo, etc e tal, está ai a resposta ROHM:

https://www.allaboutcircuits.com/news/mus-ic-to-audiophiles-ears-lessons-hi-fi-electronics-from-new-dac/
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Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
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« Responder #1 : 30 de Maio de 2021, as 06:08:53 »

Brabo.

Não sei se existe audiófilo roqueiro, mas se tem o cara tá fazendo errado... As músicas tudo gravadas em amplificador saturado com força e tudo não-linear, tem que ter pelo menos um pouco de ruído no receiver pra dar o charme.
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bossman
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« Responder #2 : 30 de Maio de 2021, as 17:43:02 »

Brabo.

Não sei se existe audiófilo roqueiro, mas se tem o cara tá fazendo errado... As músicas tudo gravadas em amplificador saturado com força e tudo não-linear, tem que ter pelo menos um pouco de ruído no receiver pra dar o charme.

Pois é ! Escreveu o que penso sobre audiófilo roqueiro... Se existe (e o pior é que eu acho que existe) a coisa já está errada desde a concepção  Cheesy
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« Responder #3 : 31 de Maio de 2021, as 01:22:52 »

Existe sim, e o que mais escutei é que tocar e gravar é uma coisa. Reproduzir é outra  Cheesy
Bom, mas concordo com vocês, não pode estar certo. No meu caso, por mais hi end que seja o equipamento, o chiado tá lá, pois não sai mais dos meus ouvidos 
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Grande abraço, Raphael!
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« Responder #4 : 31 de Maio de 2021, as 01:54:58 »

Com todo respeito, mas Audiófilo tem que ter tempo de sobra, eu AMO musica, não só o Rock ela me movimenta, escuto até com fone de "10 real" do ambulante do Ônibus, se fosse depender de HiFi estaria morto.  Cheesy
Como roqueiro, minha maior decepção foi quando testei as cordas flat e perdi o barulhinho dos dedos arrastando, o ruido, seja do instrumento ou do equipamento é parte da musica.
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hgamal
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« Responder #5 : 31 de Maio de 2021, as 18:44:55 »

A primeiro CD que escutei na vida  foi Lockup the Wolves do DIO (acho que isso fala muito sobre mim). Fiz isso com um bom fone e a um bom volume. A coisa que mais me chamou a atenção foi o profundo silêncio (entre sons impulsivos) que há numa das primeiras músicas que aparecem. Depois ouvindo com mais atenção ainda, percebi que a faixa dinâmica do CD todo era sensacional. Ou seja, mais que a banda passante, mas que o silêncio, a faixa dinâmica nos chama muito mais a atenção que todas as outras variáveis envolvidas no processo.

Antes de ir adiante, acho melhor caracterizar faixa dinâmica, ela é diferença entre a maior e menor amplitude que é possível ser reproduzida por um equipamento expressa em decibéis. Num sistema digital, onde o que é armazenado na mídia são tensões codificadas em bits, podemos estabelecer que é possível ter 6 dBs por bit. Um CD tem teóricos 96 dBs de faixa dinâmica.

Qual é a faixa dinâmica de uma banda, orquestra ou grupo? Podemos imaginar que se somarmos a potência total do programa toda e diminuirmos do menor som que é capaz de ser emitido, teremos uma faixa dinâmica absurda. Dessa faixa, apenas 96 dBs podem ser armazenados em CD.

Então, não se trata apenas do ruído e distorções que produzimos na guitarra, a questão da gravação é bem mais complexa.

Se os tais 32 bits forem reais, não sendo mascarados pelos demais componentes e estragados pelos nossos estragados ouvidos, será uma coisa bem legal.

Que venham os 32 bits com sampling de 384 Kilosamples por segundo. Tongue
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« Responder #6 : 01 de Junho de 2021, as 16:01:42 »

https://kenrockwell.com/audio/why-cds-sound-great.htm

Um estúdio ultra silencioso tem um nível de ruído de fundo de 15 dB spl, uma orquestra se esgoelando chega a 105 dB. Faixa dinâminica: 90 dB.
Tem ainda o ruído equivalente dos microfones (~16 dB SPL), então mesmo que existeisse um estúdio com silêncio absoluto...
E isto sem falar no uso de dither (noise shaping), que amplia a faixa dinâmica "efetiva" do número de bits que você estiver usando.

O mais curioso pra mim é, 32 bits pra na produção comprimir e limitar a música até eliminar qualquer dinâmica (e até micro dinâmica!) - considerando aqui dinâmica a diferença entre seções mais ou menor nível de amplitude "média", micro dinâmica a diferença entre sons dentro de uma mesma seção.

16 bits nos AD/DA pra mim tá bom, se forem de qualidade.

Agora, já pra processamento (DSP), os cálculos precisam de mais bits pra evitar truncagem, clipping, ciclos de ruído, estas coisas.



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hgamal
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« Responder #7 : 01 de Junho de 2021, as 20:36:54 »

existe um movimento propondo reduzir o nível máximo das orquestras a 85 db SPL.

Acho que você está muito certo no que diz. É um ponto de vista muito bem defendido.

https://kenrockwell.com/audio/why-cds-sound-great.htm

Um estúdio ultra silencioso tem um nível de ruído de fundo de 15 dB spl, uma orquestra se esgoelando chega a 105 dB. Faixa dinâminica: 90 dB.
Tem ainda o ruído equivalente dos microfones (~16 dB SPL), então mesmo que existeisse um estúdio com silêncio absoluto...
E isto sem falar no uso de dither (noise shaping), que amplia a faixa dinâmica "efetiva" do número de bits que você estiver usando.

O mais curioso pra mim é, 32 bits pra na produção comprimir e limitar a música até eliminar qualquer dinâmica (e até micro dinâmica!) - considerando aqui dinâmica a diferença entre seções mais ou menor nível de amplitude "média", micro dinâmica a diferença entre sons dentro de uma mesma seção.

16 bits nos AD/DA pra mim tá bom, se forem de qualidade.

Agora, já pra processamento (DSP), os cálculos precisam de mais bits pra evitar truncagem, clipping, ciclos de ruído, estas coisas.




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