Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 10:32:34


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Power TDA7294  (Lida 15557 vezes)
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« : 17 de Junho de 2021, as 21:13:45 »

Olá, por necessidade, precisei desenvolver uma nova placa para o TDA7294, que fosse bastante compacta para caber no interior de um chassi que estou montando.
venho compartilhar o projeto com o Fórum, como não sei montar aquele PDF chique que é tradicional, vou disponibilizar os arquivos do EAGLE para quem tiver interesse, assim o layout também pode ser ajustado de acordo com a necessidade de cada um.

foi baseado no esquema do Tectony, apenas com a eliminação da chave de Mute/Bypass, mas mantendo o retardo para evitar pop ao ligar/desligar.

algumas observações:
R7 e C10 estão presentes em alguns esquemas e são omitidos em outros, no próprio esquema do Tectony que usei, eles estão presentes no esquema mas não no layout, usei esse Power com o layout dele sem esses componentes por muitos anos sem qualquer problema, então adicionei a placa, mas podem ser retirados (não sei a função exata mesmo no Datasheet eles são omitidos, se alguém puder explicar)
os capacitores são 470uF, mas são apenas um extra, na minha montagem o banco de capacitores de alto valor fica na fonte.

TESTADO!
imagens no spoiler
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


Download: https://drive.google.com/file/d/16u-EwRPOkKzbTn-QZ_axhz5YLsPq7ztK/view?usp=sharing
« Última modificação: 17 de Junho de 2021, as 21:25:56 por Doug » Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 18 de Junho de 2021, as 02:24:26 »

Citar
(não sei a função exata mesmo no Datasheet eles são omitidos, se alguém puder explicar)

O R7 em série com C10 forma uma rede chamada de Rede Zobel ou célula Boucherot. A função deles é melhorar a estabilidade do estágio de saída, agindo contra os efeitos de reatâncias indutivas do alto-falante e cabos.  
A rede Zobel não é necessária em estágios de saída em seguidor de emissor (que parecem ser imunes a esse problema), mas mais usada em estágios de saída com realimentação complementar , que são muito mais suscetíveis a instabilidades de alta frequência (fonte: High Power Audio Amplifier Construction Manual - do G. Randy Slone).
Na datasheet do TDA7294 (SGS Thomsom) logo na primeira página cita que não precisa da célula Boucherot para o TDA7294.
« Última modificação: 18 de Junho de 2021, as 02:30:27 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
tarsilioyanko
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 144

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 22


GuitTar!!!


« Responder #2 : 18 de Junho de 2021, as 06:17:11 »

Comprei uma placa pronta nesses sites da china com o TDA7293, bem pequena assim também. Esperando chegar para testar...
Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #3 : 18 de Junho de 2021, as 14:00:00 »

Agora que já montei todo o circuito para qual esse power se destina e testei a coisa toda funcionando dentro do chassi, posso falar a necessidade da placa tão pequena.

Tinha um amplificador com o Pré limpo e Mashallizer com o TDA7294 como Power, montado numa caixa que fiz de compensado clonando o layout do gabite do Vox AC (mas usando apenas um falante), deu broca e desmontei tudo, agora quase 8 anos depois, resolvi reconstruir tudo, dessa vez da forma mais compacta possível, pois era horroroso de carregar o combo anterior, escolhi o gabinete do Fender 5e3 e tive que fazer tudo caber dentro de um chassi de L.32 x A.10 x P.8 cm, o Power e placa de chaveamento foram compactados e o transformador foi para fora do chassi como nos valvulados.
Agora ficará simples de carregar quando preciso, inclusive não vou ter problemas para passar pela porta do Fusca com ele.

Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
tarsilioyanko
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 144

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 22


GuitTar!!!


« Responder #4 : 18 de Junho de 2021, as 17:39:37 »

Também gosto de coisas compactas, principalmente quando a gente precisa levar. Montei o Pré Clean, Marshallizer e comprei esse power com o tda7293. agora é tentar juntar tudo e ver o que é que dá.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #5 : 18 de Junho de 2021, as 18:23:19 »

O problema de coisas muito compactas e que esquentam é a ventilação ineficaz ou inexistente ! Como ficou nesse caso Doug ?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #6 : 19 de Junho de 2021, as 01:22:55 »

O problema de coisas muito compactas e que esquentam é a ventilação ineficaz ou inexistente ! Como ficou nesse caso Doug ?

Eu ainda não testei pra valer para ver a reação, mas o dissipador fica fora do chassi e o transformador também, então pelo menos minimizei o problema do calor com isso, mas há espaço para colocação de ventilação forçada, se necessário, creio que temperatura não será um problema.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
tarsilioyanko
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 144

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 22


GuitTar!!!


« Responder #7 : 19 de Junho de 2021, as 01:39:26 »

Teria um tamanho mínimo para o dissipador desse tda ?
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #8 : 19 de Junho de 2021, as 16:42:01 »

Teria um tamanho mínimo para o dissipador desse tda ?

No datasheet na figura 2 tem um desenho em escala 1:1 em que dá pra ver o tamanho do dissipador que eles recomendam. Porém não tem quaisquer maiores informações
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
tarsilioyanko
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 144

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 22


GuitTar!!!


« Responder #9 : 19 de Junho de 2021, as 16:53:55 »

Vi aqui! pelo tamanho na escala 1.1 o que tenho aqui dá certo.
Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #10 : 05 de Julho de 2021, as 18:13:15 »

Para concluir, terminei a montagem do amplificador, ainda preciso investigar um loop de terra que acontece quando fixo algum dos dois pré  no chassi, vou trocar os parafusos de fixação das placas por suportes plásticos, daqueles usados em PC para isolar o aterramento, deixando a conexão deles apenas através da fonte.

as imagens dele pronto:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #11 : 05 de Julho de 2021, as 18:33:33 »

Muito bom Doug !  Bravo
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
tarsilioyanko
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 144

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 22


GuitTar!!!


« Responder #12 : 06 de Julho de 2021, as 05:56:48 »

estou com esse mesmo material aí! vou ver se consigo fazer essa placa para o tda7294, comprei uma placa pronta na china veio queimada!!!
Nessa sua placa precisa ser fonte (+ 0 -) ou pode ligar direto (24 0 24)?
Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #13 : 06 de Julho de 2021, as 14:22:07 »

estou com esse mesmo material aí! vou ver se consigo fazer essa placa para o tda7294, comprei uma placa pronta na china veio queimada!!!
Nessa sua placa precisa ser fonte (+ 0 -) ou pode ligar direto (24 0 24)?

Essa minha placa não possui retificação, pois para ajudar na economia de espaço, construi  tudo modular, o circuito da fonte com retificação e filtragem ficam numa placa a parte, então você precisa de uma fonte a parte para alimenta-lo, nessa minha placa já tem que entrar com o +24 0 -24, não pode ser ligado diretamente ao transformador.
Como os arquivos do Eagle estão ai, se for mais prático você pode adicionar a retificação na placa (usaria uma ponte pronta por questão de espaço), assim como aumentar o valor dos capacitores de filtro (na minha placa de fonte uso 4700uF, somado com os 470uF que estão na placa do amplificador).
mas resultaria numa placa um pouco maior.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
tarsilioyanko
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 144

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 22


GuitTar!!!


« Responder #14 : 06 de Julho de 2021, as 19:01:42 »

Entendi, não sou familiarizado com o programa, porém vou ver o que dá pra sair.
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.053 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal