Pra ver como é desmontar um transformador

Started by xformer, 25 de June de 2021, as 18:18:03

Previous topic - Next topic

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
https://youtu.be/xxSfAvtHLI4

Vejam a dificuldade que é desmontar um transformador de áudio.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

A.Sim

Handmaker
Que nada, facil demais.

Difícil é conciliar as ASPIRAS com a MILIAMPERAJE do enrolamento.
Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: A.Sim on 25 de June de 2021, as 19:04:52
Difícil é conciliar as ASPIRAS com a MILIAMPERAJE do enrolamento.

Muito difícil  :D Bom é que deu pra ver finalmente como eram montados os Wilkason
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

nelsonpaschoal

*
Iniciante
Quando era criança já desmontei um transformador, tenho certeza que muitos já fizeram isso.
O Rock ´n Roll nunca irá te decepcionar!!

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: nelsonpaschoal on 25 de June de 2021, as 20:18:55
Quando era criança já desmontei um transformador, tenho certeza que muitos já fizeram isso.

Quando criança eu gostava era de dar pequenos choques (acredito que pulso na verdade) nas outras crianças pedindo pra segurarem o primário do pequeno transformador enquanto eu o alimentava com uma bateria de 9V no secundário  :D ;D

A.Sim

Handmaker
Quote from: bossman on 25 de June de 2021, as 19:33:29
Muito difícil  :D Bom é que deu pra ver finalmente como eram montados os Wilkason

As aspiras ( ele é aspirante a bobinador ) e a miliamperaje apareceram num outro vídeo do indivíduo. Olha contra quem a Schatz concorre...
Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: A.Sim on 26 de June de 2021, as 00:33:14
As aspiras ( ele é aspirante a bobinador ) e a miliamperaje apareceram num outro vídeo do indivíduo. Olha contra quem a Schatz concorre...

Mas, este não é exatamente um concorrente seu...

A.Sim

Handmaker
Concordo; concorrente, mesmo, temos um ou dois. O resto é "disputante".
Transformadores Schatz

Gfassuncao

**
Freqüente
Pessoal, eu peguei um transformador em Santos que está todo enferrujado. Tem como recuperar as lâminas?

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: Gfassuncao on 26 de June de 2021, as 17:48:49
Pessoal, eu peguei um transformador em Santos que está todo enferrujado. Tem como recuperar as lâminas?

Tem mas, te respondo com outra pergunta: Vale a pena ?

Vai ter de lixar a ferrugem de cada uma e depois aplicar verniz pra impedir a oxidação de voltar

A.Sim

Handmaker

Olha, precisa valer muito a pena. Se a lâmina for boa, bem estampada, desmonte e deixe de molho em solução de ácido muriático a 10% para remover a ferrugem. Depois, precisa passivar as lâminas com um banho de soda cáustica (uns 200 g/L ) e finalmente lavar com água. A superfície vai parecer oxidada após seca, mas a ferrugem grossa vai sair ( e os restos de verniz também ).

Se a lâmina for ruim ( estamparia padrão EASA, torta e cheia de rebarbas ) ou ferro de alta perda ( baixo carbono, espessura 0,6 mm ) jogue fora; não vale a pena aproveitar.
Transformadores Schatz

kem

DIY Freak
Veio pegar transformador aqui na minha cidade?
I don't want to die young...
I want to diode!

Gfassuncao

**
Freqüente
Você deu mole, vi um anúncio no Mercado Livre: Caixa 4X12 Giannini Buldog; o cabeçote não funciona, vai de brinde por R$1000,00. Comprei na hora, e depois de 1300 km ida e volta estava em casa com ele.  8)