Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 02:11:13


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Coil Winder  (Lida 19084 vezes)
cmeinberg
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 7

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 1


« Responder #15 : 06 de Julho de 2021, as 02:15:48 »

Bem legal mesmo... Cotei um fornecedor no mercado livre, e as peças metálicas saíram a R$149,90 com frete incluso, o display encontrei por R$ 235.

Segue o link do vendedor e abaixo a lista dos itens que cotei. Fiz uma alteração no projeto, as guias e fuso de 100mm para 150mm visando mais flexibilidade.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1938688270-2-rolamentos-linear-lmf8uu-2-eixo-8mm-x-150mm-pecas-_JM

2x Eixo Guia 8x150mm
2x Suporte para Guia SK 8mm
2x Rolamento Linear com flange 8mm
1x Fuso Trapezoidal 150mm com castanha
1x Acoplamento flexível 5x8mm

Alterei também o display de 2.8 para 2.4'' pela diferença no preço.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1251513169-tela-lcd-nextion-24-tft-hmi-320x240-touch-screen-arduino-_JM


Abs
« Última modificação: 06 de Julho de 2021, as 02:36:26 por cmeinberg » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #16 : 06 de Julho de 2021, as 03:24:13 »

Os drivers originais do projeto dariam conta de motores mais parrudos?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
cmeinberg
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 7

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 1


« Responder #17 : 06 de Julho de 2021, as 04:12:00 »

O driver do projeto é o A4988 e opera motores de 8-35V e 2A por bobina.

Mas pelo que li rapidamente do código, deve funcionar com qualquer driver de 2 pinos (DIR e STEP), configurando externamente o passo em até 1:128.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #18 : 06 de Julho de 2021, as 04:45:04 »

Acho que esse motor aqui resolve...
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1797400023-motor-de-passo-cnc-nema-34-87kgfcm-3a59a-8-fios-cnota-_JM
Mas vai precisar de outro driver mesmo.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Questão
Usuário suspenso
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 118

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 16



« Responder #19 : 06 de Julho de 2021, as 07:21:23 »

o display encontrei por R$ 235.


Rapaiz, que tela cara...

Usa uma simplezinha


https://pt.aliexpress.com/item/1005001621806398.html
Uma dessa deve servir


Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.261

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #20 : 06 de Julho de 2021, as 16:11:56 »

Alterar o display para um OLED I2C implica em ter de adequar o código do Arduino para o novo display. Além disso, o display usado no projeto original é touch screen, o que economiza um teclado e mais portas do Arduino (eu não vi o esquema e nem o sketch e não sei qual a interface do display touch screen).

Sobre os motores, alguém vai ter de medir o torque necessário para o motor. Mas para isso teria que haver um tensor-esticador já montado, com o fio de bitola desejado passando por ele com a fricção ajustada e o fio puxado por um dinamômetro.  É igual ao ajuste de fricção de carretilhas e molinetes de pesca, onde ajustamos a fricção da linha com o dinamômetro (a balança de pesar os peixes   Roll Eyes  ).  Sabendo a força necessária, precisa dividir pelo raio do maior carretel que pode ser usado.

Sobre os drivers dos motores, o Eduardo me deu duas peças desse A4988. Esse driver simplifica e economiza portas do Arduino porque só precisa de dois sinais (portanto duas portas). Se usar outro driver, pode precisar de mais portas e não sei se há disponíveis no projeto (além é claro de ter de alterar o código do sketch).
« Última modificação: 06 de Julho de 2021, as 16:16:25 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
cmeinberg
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 7

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 1


« Responder #21 : 06 de Julho de 2021, as 21:55:05 »

Exato xformer!

Esse display nextion é programável, toda a interface vai embarcada, usa só 2 portas do microcontrolador e não ocupa memória.

Quanto ao driver do motor, esses de 2 portas resolvem a vida, além de serem compatíveis com as bibliotecas que o autor usou, para controle e sincronismo dos motores.

Na prática, é possível alterar tudo, mas deixa execução do projeto original. Mod do driver é só substituição, o display não é necessário, pode-se operar plugado no computador ou um novo mecanismo para definição dos valores das variáveis.

Concordo que o preço do display é bem salgado, +50% do valor do projeto.
« Última modificação: 06 de Julho de 2021, as 22:01:35 por cmeinberg » Registrado
Questão
Usuário suspenso
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 118

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 16



« Responder #22 : 06 de Julho de 2021, as 22:19:48 »

Alterar o display para um OLED I2C implica em ter de adequar o código do Arduino para o novo display.

Moleza. Eu me disponho a fazer se mais ninguém tiver os meios.


o display usado no projeto original é touch screen, o que economiza um teclado e mais portas do Arduino

Ok, bota mais um teclado no orçamento...
https://pt.aliexpress.com/item/32563503721.html

Registrado
jplavareda
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 538

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 33


« Responder #23 : 07 de Julho de 2021, as 05:48:10 »

Boa noite! Vocês estão conseguindo abrir o sketch na IDE do arduino? Só consigo abrir no notepad++. Na IDE diz que "não foi possível criar o sketch". Alguém conseguiu abrir e gravar no microcontrolador?
Registrado

Belo Horizonte - MG
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.261

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #24 : 07 de Julho de 2021, as 15:36:33 »



Eu copiei o código que estava na github e colei no editor do IDE.  Mas na compilação dá erro.

Se fizer citação desta mensagem, retire a imagem de dentro da citação.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 08 de Julho de 2021, as 15:22:28 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
cmeinberg
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 7

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 1


« Responder #25 : 07 de Julho de 2021, as 17:04:00 »

Boa noite! Vocês estão conseguindo abrir o sketch na IDE do arduino? Só consigo abrir no notepad++. Na IDE diz que "não foi possível criar o sketch". Alguém conseguiu abrir e gravar no microcontrolador?

Eu copiei o código que estava na github e colei no editor do IDE.  Mas na compilação dá erro.

O sketch usa uma biblioteca privadas para controlar o driver, aquela parte da "mágica" que mencionei antes, essas bibliotecas sincronizam os motores e algo mais...

Código:
#include "BasicStepperDriver.h"
#include "MultiDriver.h"
#include "SyncDriver.h"

Na IDE do arduino, siga os menus: Sketch -> Include Library -> Manage Libraries e busque por StepperDriver.
Instale o do Laurentiu Badae

Agora deve compilar...

O projeto original da biblioteca é esse:
https://github.com/laurb9/StepperDriver
Registrado
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #26 : 07 de Julho de 2021, as 17:17:08 »

O Kem e o Bossman comentaram sobre motores mais parrudos para transformadores. O Emanuel falou sobre a velocidade. Vou dar meus dois centavos  Grin

Fiz uma bobinadeira alguns anos atrás, com um contador de voltas programável digital e um sensor ótico.
Porém o espalhador do fio era "humano".
Isso me rendeu um problema na coluna.

O fato é que já enrolei transformadores com fio 14awg nela.

Dito isso, na mensagem do Emanuel, ele fala em 300RPM, mas que 150RPM seriam suficientes. Eu vi videos de bobinadeiras cnc, que são muito rápidas, porém, as vezes, pode "acavalar" alguma espira.

O que posso acrescentar:

Se forem fazer com baixa velocidade (e não acho que isso seja problema, a minha era e vai continuar sendo lenta) usem motor de parabrisa 12V de fusca (o próprio motor tem duas velocidades configuraveis nas bobinas). Uma fonte at ou atx de PC resolve a alimentação de toda máquina. E pode controlar a velocidade do motor fácilmente com a fonte, existem n maneiras de fazer isso sem perdas de torque.
O motor de parabrisa tem uma redução violenta e pouco eficiente (para projetos com baterias, por exemplo). Mas o torque, é incrível. Não precisa programar freio, pois ele PARA no momento que interrompe a alimentação. Eu não baixei mais a bitola do fio na minha bobinadeira (fio mais grosso foi o 14awg) pelo simples motivo que não precisei.

O motor da guia do fio, não precisa ser grande, um nema 23, dos menores já serve bem. A guia de fio deveria ser super leve, e ela é. Mas quando tu começa a "tirar a folga" do carrinho, ela pode ficar um pouco mais pesada.
Sugiro uma guia com um eixo fuso de 2mm por revolução (o de 8 diminui muito a precisão), e 2 guias lineares, uma em cada lado do eixo fuso.
O carrinho eu sugiro que seja "duplo". Duas castanhas no eixo fuso, e dois rolamentos lineares (pillow block) em cada guia, com um certo espaçamento entre eles.
A folga usando um conjunto de castanha e rolamentos lineares, aqui no meu projeto chegou a quase 1mm.

Porém se alguém conhecer algum conjunto que seja comprável e sem folgas, melhor.

A precisão do passo na máquina que estou fazendo é de 0,01mm. Não dá pra ter folga no carrinho. Outra coisa, essas roldanas para guia do fio, são baratas, porém já nascem com folga nos rolamentos. Sugiro que a última roldana, que guia o fio no carretel, seja feita com um rolamento SKF ou outro primeira linha. Um torneiro bom faz a roldana fácil em tecnil.

Além disso é importante o pessoal pensar no tensor de fio, que deve ser ajustável, e bem ajustável. Quanto mais grosso o fio, maior a tensão no tensor.

É um baita projeto, e se eu puder ajudar, contem comigo!

Ainda em tempo, o driver que estou usando no motor de passo do espalhador de fio, é o TB6560, ele é maior que os comentados aqui, porém, se precisar trocar o motor ele suporta. E vai trabalhar frio. Inclusive, se a máquina for feita com dois motores de passo, ele serve para o motor do carretel.

O Questão falou sobre o teclado, acho que vale muito a pena usar, na minha estou usando. Esse teclado na shopee custa barato, em torno de 6 reais, aqui no país. E dá pra comprar o resto lá também. Um display LCD 20x4, com um módulo de comunicação I2C ajuda muito também, caso não queiram "complicar" e manter o custo baixo.
« Última modificação: 07 de Julho de 2021, as 17:25:32 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.261

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #27 : 07 de Julho de 2021, as 17:33:59 »

Código:
#include "BasicStepperDriver.h"
#include "MultiDriver.h"
#include "SyncDriver.h"

Agora deve compilar...


Eu havia adicionado esses arquivos h na pasta do projeto, mas acho que estavam desatualizados porque o erro era de referência indefinida.  Instalei então a biblioteca citada e agora compilou certinho.  Usa 12kbytes dos 30kbytes disponíveis. Acho que há recurso de memória para incorporar as mudanças de display e teclado.  Eu não consegui ver o firmware do display original (HMI) porque precisa instalar um programa.  Para quem se dispôs a fazer a modificação no código do Arduino, vai ter um bom trabalho  Cheesy  .
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
cmeinberg
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 7

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 1


« Responder #28 : 07 de Julho de 2021, as 18:18:47 »

Pensando aqui, podemos utilizar as portas analógicas para a navegação, sendo por exemplo:
1 potenciômetro para navegação vertical (valor do dígito, 0-9, etc)
1 potenciômetro para navegação horizontal (dígitos, funções, etc)
4 botões de pressão: OK, Start/Pause, Stop, Panic/Reset

O uso das portas do microcontrolador sugerido seria:

12 Portas Digitais
Display: 2 portas
Drivers: 4 portas (STEP/DIR)
Drivers: 6 portas digitais (MicroStep/Enable/Reset/Sleep)
*opcional para configuração fina ou utilizar microswitch manual


6 Portas Analógicas
Pots: 2 portas
Push Buttons: 4 portas

Não ficará tão sexy quanto usando o display touch, mas deve funcionar.

No final de semana vou fazer uns testes e compartilho por aqui; assim com os dois mods, fica a critério do construtor qual custo pode ser reduzido: estético ou financeiro.


Eu havia adicionado esses arquivos h na pasta do projeto, mas acho que estavam desatualizados porque o erro era de referência indefinida.  Instalei então a biblioteca citada e agora compilou certinho.
Passei pelos mesmos passos Cheesy

Eu não consegui ver o firmware do display original (HMI) porque precisa instalar um programa.
Eu também não, vou ter que subir uma VM para isso considerando que o software só roda em windows.

A boa notícia é que já recebi o display Nextion para testes…
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.261

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #29 : 07 de Julho de 2021, as 19:12:31 »

Eu já tenho isso aqui:


Só falta alguém escrever o sketch     Cheesy
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.051 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal