Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 17:30:15


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Desculpe Visitante, mas você foi impedido de enviar mensagens neste Fórum.
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Implementar um multiplicador de Vbe em amplificador.  (Lida 6343 vezes)
jplavareda
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 538

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 33


« : 21 de Agosto de 2021, as 19:31:28 »

Boa tarde, pessoal!

Eu aqui mais uma vez enchendo o saco pedindo a ajuda dos mais experientes  Roll Eyes!!!

Comprei uma placa de amplificador de 100W em 4 ohms em uma eletrônica aqui perto de casa devido a urgência de finalizar um projeto. O esquema é bastante simples e não me dá opção de regular offset nem bias. Fiz o levantamento do esquema elétrico da mesma e fiquei com uma dúvida a respeito de como implementar um multiplicador de Vbe para que eu possa realizar a regulagem do bias, que está muito "frio", causando distorções audíveis. A queda de tensão entre base e emissor do transistores de saída está em 0,3v e eu queria deixar o mais próximo de 0,6v.

Acredito que para eu colocar o circuito multiplicador de Vbe eu precise apenas retirar os diodos D3, D4 e D5 e o resistor R6 da placa e colocar o circuito entre as bases de Q5 e Q6. Estou correto?

Para o multiplicador vou usar o BD139, mas quais valores de trimpot e resistores seriam mais adequados?

Muito grato!

-----
Esqueci de postar o esquema: https://postimg.cc/gxkHm30Q
Registrado

Belo Horizonte - MG
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #1 : 21 de Agosto de 2021, as 20:14:46 »

Boa tarde, pessoal!

Eu aqui mais uma vez enchendo o saco pedindo a ajuda dos mais experientes  Roll Eyes!!!

Comprei uma placa de amplificador de 100W em 4 ohms em uma eletrônica aqui perto de casa devido a urgência de finalizar um projeto. O esquema é bastante simples e não me dá opção de regular offset nem bias. Fiz o levantamento do esquema elétrico da mesma e fiquei com uma dúvida a respeito de como implementar um multiplicador de Vbe para que eu possa realizar a regulagem do bias, que está muito "frio", causando distorções audíveis. A queda de tensão entre base e emissor do transistores de saída está em 0,3v e eu queria deixar o mais próximo de 0,6v.

Acredito que para eu colocar o circuito multiplicador de Vbe eu precise apenas retirar os diodos D3, D4 e D5 e o resistor R6 da placa e colocar o circuito entre as bases de Q5 e Q6. Estou correto?

Para o multiplicador vou usar o BD139, mas quais valores de trimpot e resistores seriam mais adequados?

Muito grato!

-----
Esqueci de postar o esquema: https://postimg.cc/gxkHm30Q
Está correto. Ou colocar mais um diodo na série, e ter ajuste variando o valor de R6.

Mas o importante é que qualquer desses circuitos ficasse acoplado termicamente ao dissipador dos transístores de saída. Se não, esse arranjo não serve pra muita coisa.
 
Em arranjos semelhantes eu costumo utilizar um resistor de 1,8k entre coletor e base, e um trimpot de 1k em série com um resistor de 220 ohms, entre a base e o emissor. Claro que dependendo do circuito, e dos transístores, esses valores podem ser um pouco diferentes.

Smiley
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #2 : 22 de Agosto de 2021, as 00:10:02 »

O sujeito que desenhou o esquema, colocou só 3 diodos (3 Vbe's) para polarizar 4 transistores (4 Vbe's) e respectivos resistores de emissor, aí não dá mesmo.

Tenta fazer assim:



Como escreveu o Matec, talvez tenha que alterar os valores dos resistores envolvidos.

Se fizer citação desta mensagem, retire a imagem de dentro da citação.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
jplavareda
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 538

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 33


« Responder #3 : 22 de Agosto de 2021, as 03:55:04 »

Estava lendo este tópico aqui (http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=12061.msg195779#msg195779 e fiquei curioso com essa explicação do A.Sim, que diz que apesar do transistor do multiplicador de Vbe ou dos diodos estarem acoplados termicamente aos transistores de saída através do dissipador, a temperatura "percebida" pelo multiplicador ainda será menor que a temperatura real dos transistores de saída.

Se eu colocar o transistor do multiplicador bem próximo a um dos transistores de saída, ou mesmo em cima de um destes (inclusive prendendo com o mesmo parafuso), eu não conseguiria contornar em parte o problema apresentado?
Registrado

Belo Horizonte - MG
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #4 : 22 de Agosto de 2021, as 04:35:14 »

Estava lendo este tópico aqui (http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=12061.msg195779#msg195779 e fiquei curioso com essa explicação do A.Sim, que diz que apesar do transistor do multiplicador de Vbe ou dos diodos estarem acoplados termicamente aos transistores de saída através do dissipador, a temperatura "percebida" pelo multiplicador ainda será menor que a temperatura real dos transistores de saída.

Se eu colocar o transistor do multiplicador bem próximo a um dos transistores de saída, ou mesmo em cima de um destes (inclusive prendendo com o mesmo parafuso), eu não conseguiria contornar em parte o problema apresentado?

A pergunta mais certa seria "é um problema a temperatura não ser exatamente a mesma?"
Quanto ao "aquecimento não ser o mesmo", os transistores vão aquecer primeiro internamente, na própria pastilha de silício, logo aquecendo seu invólucro e a parte metálica. Depois disso, pasta térmica, isolador, pasta térmica novamente, e então o dissipador de alumínio (o próprio isolante já "atrapalha" a trasferência de calor). A partir desse ponto, o calor precisa se espalhar pelo dissipador, chegando até o local onde o multiplicador de VBE ou diodo está, aquecer o invólucro desse componente e por fim, em seu interior. Além disso, existe a inércia térmica dos materiais envolvidos.

Enfim, se não estiver no mesmo encapsulamento, sempre vai atrasar. Porém, na maioria das vezes, além de funcionar bem, não te deixa na mão!
Registrado

Grande abraço, Raphael!
jplavareda
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 538

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 33


« Responder #5 : 27 de Agosto de 2021, as 06:44:13 »

Obrigado a todos pelas dicas. O multiplicador de Vbe está funcionando muito bem, pena que terminei um pouco tarde e não pude testar com som. Retirei os acima referidos diodos e resistor e coloquei no lugar um multiplicador feito com BD139 com 1k no coletor, 680R no emissor e trimpot de 1k. Assim conseguiu regular até a corrente de repouso que eu queria. Amanhã faço o teste com som!

Mais uma vez meus agradecimentos!!!
Registrado

Belo Horizonte - MG
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.068 segundos com 24 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal