Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 05:42:21


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Desculpe Visitante, mas você foi impedido de enviar mensagens neste Fórum.
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Subwoofer ANTERA LF-18.1A queimando toshibas  (Lida 9195 vezes)
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« : 06 de Setembro de 2021, as 22:57:51 »

Olá amigos, tive um grande prejuízo com este amplificador, ele simplesmente queimou 24 transistores de saída (12 antes de chegar em minhas mãos e os 12 que troquei). Fiz medições básicas afim de detectar componentes em curto, mas aparentemente todos os semicondutores da etapa de potência estão bons. Quando troquei os 2SC5200/2SA1943 queimados por transistores novos e "aparentemente" originais, ele tocou normalmente na lâmpada série, não esquentou, então eu removi da lâmpada série e ele queimou depois de tocar por meia hora (TODOS os toshibas entraram em curto). Procurei o esquema pela internet e encontrei este de baixa qualidade, porém dar para ler.

Preciso de um help pois a topologia deste amplificador me deu um nó na cabeça visto que os coletores dos transistores de saída são "aterrados".

Esquema
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #1 : 06 de Setembro de 2021, as 23:31:18 »

Essa é uma topologia pouco conhecida mesmo. Existe principalmente nos amplificadores QSC mais antigos. Mas foi utilizada em Behringers de contrabaixo (mod 4500 se não me engano) e nos Peaveys Bandit de algumas séries.

Eu aproveitei esse conceito quando fiz meu amplificador de potência de 2 transístores... http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=9431.0

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Entre os motivos possíveis estão, componentes ruins, oscilação da saída, excesso de corrente de Bias nos transístores de saída, integrado defeituoso, componentes periféricos defeituosos, .... e assim vai....

Preste atenção que os componentes importantes ali no seu esquema são os transistores T13 e T14, os outros são seguidores de coletor...

 Sad Sad
« Última modificação: 06 de Setembro de 2021, as 23:36:29 por Matec » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #2 : 07 de Setembro de 2021, as 03:48:31 »

emanuelneto

 Eu sei que você compra componentes em locais de procedência mas, não custa perguntar se esses transistores de saída também foram comprados em lugar de procedência ? Pelo que sei esses transistores com esse código já pararam de fabricar faz algum tempo...
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
jplavareda
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 538

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 33


« Responder #3 : 07 de Setembro de 2021, as 06:02:08 »

Boa Noite! Certifique-se que os diodos D1 e D2 (1N5406) e os capacitores C1 e C2 (15000uF) estejam em pefeitas condições, pois se estiverem em curto, com fuga ou apresentando alguma resistência, podem colocar os transistores de saída em curto de emissor pra coletor ( Bufando.

Como mencionado pelo Matec, o Bias pode ter ficado muito alto após a troca dos transistores. Certifique-se também que o NTC (sensor de temperatura), os diodos (D11 e D12) e resistores (R35 e R36) que controlam a corrente quiescente estejam bons. Posso estar enganado, mas D11 e D12 não deveriam estar acoplados ao dissipador também?

Já li também que é uma boa prática após queima das saídas verificar (ou mesmo trocar logo) os resistores de emissor. Se estiverem alterados, podem causar aquecimento excessivo e provocar a queima por deriva térmica (é esse termo, se não estou enganado  Cheesy).

Nã sei se isso se aplica a essa topologia, mas após verificar esses componentes, ligue na lâmpada em série e meça a tensão entre emissor e coletor dos toshibas. Você deve obter uma leitura de aproximadamente 500 mV. Se estiver acima (digamos >550mV), vai aquecer demais e pode gerar a queima. Se estiver abaixo daquele valor, vai aquecer pouco, pode ter distorção de crossover.
Registrado

Belo Horizonte - MG
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #4 : 09 de Setembro de 2021, as 02:55:53 »

Somente hoje eu tive um tempo e optei por quebrar todos os toshibas e observar suas pastilhas, e eram originais sim, ou seja, tenho uma bomba para resolver antes de instalar novos toshibas... Obrigado pelos comentários, amanhã pela manhã vou medir tudo o que os amigos citaram e retorno aqui para comentar

-----
-Resistores de emissores ok, todos medindo 0,3R;
-T13 e T14 aparentemente ok, medidos em multímetro digital (0,5 a 0,6V entre base-coletor, base-emissor);
-D1 e D2 aparentemente ok (na placa tenho instalado 1N5408). Medidos em multímetro digital (0,5 a 0,6V entre anodo-catodo);
-C1 e C2 (15000uF) <== falta medir;
-Bias <== falta medir após instalação de novos toshibas;
-NTC <==Falta medir corretamente;
-D11 e D12 aparentemente ok, mas não estão acoplados em dissipador. Medidos em multímetro digital (0,5 a 0,6V entre anodo-catodo);
-R35 e R36 ok;
« Última modificação: 09 de Setembro de 2021, as 17:59:20 por emanuelneto » Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #5 : 17 de Setembro de 2021, as 05:39:53 »

Atualizando:

Não conseguir detectar nem um outro problema além de toshibas queimados, porém este amplificador era conectado também a uma caixa passiva que estava com a bobina raspado no gap e com poucas espiras em curto... será que uma suposta alteração de impedância do alto falante da caixa passiva poderia queimar este sub ativo???
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #6 : 18 de Setembro de 2021, as 03:37:43 »

Citar
Não conseguir detectar nem um outro problema além de toshibas queimados, porém este amplificador era conectado também a uma caixa passiva que estava com a bobina raspado no gap e com poucas espiras em curto... será que uma suposta alteração de impedância do alto falante da caixa passiva poderia queimar este sub ativo???

É pouco provável, porque se fosse esse o problema o amplificador não teria funcionado por 30 minutos antes de queimar os toshibas.
O único jeito de se saber ao certo seria repor os toshibas queimados e testar em outra caixa passiva confiável.
Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #7 : 18 de Setembro de 2021, as 10:39:04 »

Na verdade esse sub ativo queimou os toshibas duas vezes conectado a caixa passiva, e ontem eu usei exatamente os mesmo toshibas (do mesmo estoque) e o sub ativo tocou por 6 horas seguidas sem queimar, mas não conectei a caixa passiva pois estou recondicionando o falante dela. A bobina da passiva apresenta diferentes medições de impedância conforme mexemos nela, no rótulo 8 Ohms, porém ela está medindo entre 1 a 3 Ohms.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #8 : 18 de Setembro de 2021, as 17:27:53 »

Na verdade esse sub ativo queimou os toshibas duas vezes conectado a caixa passiva, e ontem eu usei exatamente os mesmo toshibas (do mesmo estoque) e o sub ativo tocou por 6 horas seguidas sem queimar, mas não conectei a caixa passiva pois estou recondicionando o falante dela. A bobina da passiva apresenta diferentes medições de impedância conforme mexemos nela, no rótulo 8 Ohms, porém ela está medindo entre 1 a 3 Ohms.

Com impedância de 1 Ohm queima qualquer saída, mesmo se fosse 3 ohms, se ficar em paralelo com outro falante é problema também. Lembro que potências que queimavam fácil, e o problema estava nos falantes... Batendo Cabeça
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 24 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal