Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 10:59:50


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ressucitando um Nux Mighty 50x (ou não)  (Lida 7404 vezes)
Matheus Halme
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 69

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 18



« : 09 de Outubro de 2021, as 04:25:35 »

Então galera, eis que navegando sem pretensão num aplicativo de compra e venda me deparo com o anúncio de  amplificador Nux (nem sabia que existiam) por um valor irrisório dizendo estar com defeito no pré, em conversa o dono me explicou que estava funcionando intermitente e baixou ainda mais o valor, pensei, bingo! Já tenho o gabinete acabado para a próxima montagem!

Combinei com o antigo dono e fui buscar o bendito, ele testou o amplificador na hora reproduzindo áudio com o celular na entrada high  Batendo Cabeça, gostei das dimensões do gabinete e mesmo com o acabamento simples, sairia mais barato que construir um do zero, opção de pré e power não falta aqui, então resolvi trazer o amplificador e abrir na hora por curiosidade, me deparei com o seguinte:

Falante genérico de 12"
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

O jumper a gambiarrra que o luthier dele fez para ligar o sinal direto no pré

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

O transformador com dois secundários

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Mais fotos dos circuitos, detalhe para o regulador de tensão desconectado

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

E por fim o exterior

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Recorri ao senhor  Procure um tanto quanto incrédulo na remota esperança de encontrar um esquema elétrico desse chinês, sem êxito. Não faço idéia por onde começar, numa das fotos aí dá pra ver um LM317 desconectado, não encontrei a morada correta dele. Eu não tenho expectativas de ter esse amplificador com efeitos digitais (o painel me lembrou um valvetronix que tive) de volta aos seus dias de glória (se é que ele já os teve), mas ao mesmo tempo me sinto na obrigação de não jogar a toalha, fato que pode mudar nos primeiros minutos de raiva que possivelmente vou passar tentando encontrar o problema, enfim, alguma sugestão?

Minha consciência tá mandando terminar a placa de pré Twin que tenho aqui e montar um híbrido aproveitando o que der.... Legal!
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #1 : 09 de Outubro de 2021, as 20:47:08 »

Citar
Minha consciência tá mandando terminar a placa de pré Twin que tenho aqui e montar um híbrido aproveitando o que der....

Sem dúvida é uma solução prática!

 
Citar
Não faço idéia por onde começar, numa das fotos aí dá pra ver um LM317 desconectado, não encontrei a morada correta dele.
Esses componentes costumam ficar ligados à placa da fonte. Como não deu pra ver direito a placa, não posso afirmar.

É muito ruim quando existe um problema na fonte dos circuitos digitais. Se houve problemas sérios nesses circuitos, essa parte pode ser descartada.

 Smiley

Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #2 : 10 de Outubro de 2021, as 16:57:29 »

...numa das fotos aí dá pra ver um LM317 desconectado, não encontrei a morada correta dele...

Muitas vezes nós técnicos fazemos "adaptação técnica". Eu apostaria que o técnico anterior observou a falta de alguma tensão em suas medições e adaptou esse lm317. Talvez haja algum regulador smd na falta faltando e ele usou um THT externo. Poste mais fotos
Registrado
Matheus Halme
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 69

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 18



« Responder #3 : 10 de Outubro de 2021, as 18:01:54 »


Esses componentes costumam ficar ligados à placa da fonte. Como não deu pra ver direito a placa, não posso afirmar.

É muito ruim quando existe um problema na fonte dos circuitos digitais. Se houve problemas sérios nesses circuitos, essa parte pode ser descartada.

 Smiley


Tirei o dia hoje para analisar melhor esses circuitos, sem o esquema dá uma tristeza!

Sem dúvida é uma solução prática!

Ontem o dia foi tranquilo e chuvoso por aqui, aproveitei corroí a placa, soldei os componentes e finalizei o pré Twin com layout do Sérgio Dam e Plautz, meus amigos, que som! Palmas

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Muitas vezes nós técnicos fazemos "adaptação técnica". Eu apostaria que o técnico anterior observou a falta de alguma tensão em suas medições e adaptou esse lm317. Talvez haja algum regulador smd na falta faltando e ele usou um THT externo. Poste mais fotos

Na foto abaixo dá pra ver em azul o lugar do regulador 5v, esse amplificador trabalha com um secundário de 6v retificados que vão para o conector branco no meio da foto, porém, olha os Cis marcados em vermelho acima, esse já era.



« Última modificação: 10 de Outubro de 2021, as 18:42:12 por Matheus Halme » Registrado
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #4 : 20 de Outubro de 2021, as 01:19:46 »

Ontem o dia foi tranquilo e chuvoso por aqui, aproveitei corroí a placa, soldei os componentes e finalizei o pré Twin com layout do Sérgio Dam e Plautz, meus amigos, que som! Palmas

Já montei dois circuitos desse.
Gosto muito do Clean desse Pré, realmente é muito bom!
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal