Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 14:53:35


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fontes de alta tensão para projetos valvulados  (Lida 15757 vezes)
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #15 : 09 de Novembro de 2021, as 10:34:14 »

Muito bem explanado, mas eu acho que falta uma consideração sobre o assunto. Tão importante quanto a quantificação das falhas, é a qualificação das mesmas, ou seja, como ela falha. Qual são os "modos de falha" dessas fontes? A fonte parar de fornecer a energia  é um modo de falha. Ela fornecer a tensão diferente do requerido é outro. Elencar as possíveis falhas que as fontes podem ter pode fornecer algumas respostas as nossas perguntas.

Sei que um erro no circuito de PWM pode acabar tendo como consequência o fornecendo de uma tensão filamento muito maior que o necessário. Isso é uma falha para lá de catastrófica - no caso para a fonte e para o resto do circuito.

Já outro motivo pode ser a confiabilidade da fonte chaveada já que envolve um número muito maior de componentes e assim a chance de falha aumenta. Para alimentar filamento de válvulas, um transformador basta e ele não reclama da corrente de surto inicial. Nesse caso, o mais simples é melhor do que o complexo. O transformador é uma máquina elétrica simples, eficiente e confiável.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #16 : 09 de Novembro de 2021, as 11:55:25 »

No meu caso, as falhas que acontecem nas fontes  chaveadas nos meus monitores, computadores, e fontes genéricas de cftv,  são os capacitores estufando e explodindo (literalmente). Mas não é incomum ver os elementos chaveadores queimarem.

E tem os defeitos que eu não consegui descobrir. Resultado: mais aparelho sem funcionar por causa de fonte chaveada pifada. Em contrapartida, fonte linear ou só com transformador é tão fácil de reparar e trocar as peças com defeito que já vale pelo não aumento do lixo eletrônico no mundo. Eu acho equipamento sem fonte chaveada muito mais "verde", embora possa ter menor eficiência energética. Equipamento que não permite reparação tem esse ônus ecológico.
O mundo vai ter de mudar o pensamento de fabricar coisas de menor custo e descartáveis para fabricarmos e adquirirmos produtos mais duráveis e de maior custo. Amontoar um monte de resíduos eletrônicos, por ser mais caro consertar os aparelhos do que comprar um novo, me parece não ser o correto.
« Última modificação: 09 de Novembro de 2021, as 19:50:53 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #17 : 09 de Novembro de 2021, as 13:45:15 »

Discordo. Acredito que depende muito da aplicação.
Mas de fato, não sou bem versado em fontes chaveadas, somente trouxe o assunto para ser discutido. Posso até ser tão ignorante no assunto quanto no seu exemplo dos alunos, mas eu pelo menos busco pôr as ideias em prática par observar o que funciona, e trago os resultados.

Sua fonte é definitivamente melhor, já que funciona direto na rede elétrica, contém tanto a tensão alta quanto a de filamento, e pode ser montada reaproveitando-se material de sucata, enquanto minhas propostas até o momento precisam de fonte externa para funcionar, usam material importado, e não incluem tensão de filamento.

Mas vou ser sincero, gostaria de ver ainda uma proposta de fonte como a sua, mas que possa alimentar um amplificador completo. Nunca entendi porquê não vemos fontes chaveadas em amplificadores valvulados, e essa "aversão" sempre me pareceu muito estranha.

A fonte do projeto não é nem melhor, nem pior do que qualquer outra fonte chaveada. Ela apenas é completa; retifica a rede e entrega +B e filamento, e é pequena.

Eu fiz alguns amplificadores com fonte chaveada e "descobri" o problema. Isso já foi tratado há vários anos; a fonte chaveada monitora a corrente no transistor chaveador ciclo a ciclo, assim, qualquer sobrecarga força ela ao desligamento ou à limitação da corrente de saída. O normal é ela desligar por falta de tensão para a alimentação do CI chaveador. Num amplificador valvulado isso acontece no momento do ligamento; com os filamentos frios, a corrente demandada na saída de filamento excede em muito a corrente nominal e a fonte não "arranca", exigindo que se implemente um circuito de soft-start. Depois, a saída de +B deve ser especificada para a corrente de pico na linha de +B e não pela corrente média, senão a fonte desarma pela mesma razão previamente apontada. Por fim, uma fonte chaveada sempre exige um transformador que precisa ser feito pelo montador. Resultado: o pessoal tenta enjambrar com coisas prontas, o que não dá certo, e somente se vê um ou outro projeto realmente bem construído: as minhas e mais algumas outras publicadas pela internet.

O multiplicador de tensão tem um problema crônico de rendimento, que é inerente à transferência de carga de um capacitor para o outro:https://electronics.stackexchange.com/questions/54992/can-a-charge-pump-be-100-efficient-given-ideal-components
« Última modificação: 09 de Novembro de 2021, as 14:00:20 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #18 : 09 de Novembro de 2021, as 14:47:17 »

Na mosca de novo. Mas embora seja o que muita gente advoga, não é o que se observa na prática. Mas isso é outra história. O meu ponto aqui é que não acho a fonte chaveada inerentemente menos durável que a comum. Ela com certeza é mais complexa. O problema está na maneira com que as coisas são feitas. Hoje em dia, qualquer um aqui que quiser comprar no mercado um transformador de N amperes, terá bastante dificuldade. Os que são vendidos como N amperes podem fornecer qualquer corrente, menos N amperes.

Por isso que eu gosto da seara DIY. Aqui, se quisermos e não nos deixar enganar pelos componentes "originais" e "raros" de um real, podemos ter equipamentos com melhor qualidade e durabilidade.

Pô pessoal, cadê o santo que vai fazer uma fonte chaveada para valvulados como se deve? Quem vai aproveitar os ensinamentos que temos só aqui nesta thread e começar a colocá-los em prática?

A necessidade é a seguinte: Uma fonte que possa ser ligada diretamente na tomada; alimente os filamentos, power e pré; não emporcalhe o circuito sendo alimentado e a rede de alimentação da casa; seja segura e confiável; e possa ser montada por não Incas Venusianos! (UFA)

O mundo vai ter de mudar o pensamento de fabricar coisas de menor custo e descartáveis  ou fabricarmos e adquirirmos produtos mais duráveis e de maior custo. Amontoar um monte de resíduos eletrônicos por ser mais caro consertar os aparelhos do que comprar um novo me parece não ser o correto.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #19 : 10 de Novembro de 2021, as 13:33:39 »

Pô pessoal, cadê o santo que vai fazer uma fonte chaveada para valvulados como se deve? Quem vai aproveitar os ensinamentos que temos só aqui nesta thread e começar a colocá-los em prática?

A necessidade é a seguinte: Uma fonte que possa ser ligada diretamente na tomada; alimente os filamentos, power e pré; não emporcalhe o circuito sendo alimentado e a rede de alimentação da casa; seja segura e confiável; e possa ser montada por não Incas Venusianos! (UFA)

Ei-la:



Alimenta 2 x EL84 + 3 X 12AX7.
« Última modificação: 10 de Novembro de 2021, as 13:34:25 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #20 : 10 de Novembro de 2021, as 15:55:57 »

Open source?
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #21 : 10 de Novembro de 2021, as 17:20:30 »

Open source?

É o projeto que ele já até postou um pouco mais acima nesse mesmo tópico
« Última modificação: 10 de Novembro de 2021, as 19:44:50 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Matheus Halme
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 69

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 18



« Responder #22 : 10 de Novembro de 2021, as 17:46:27 »

É o projeto que ele já até postou um pouco mais acima nesse mesmo tópico

Essa é bem mais parruda que a do pdf:

Alimenta 2 x EL84 + 3 X 12AX7.

A do projeto do pdf alimentaria 2x12AX7 (600mA), para essa configuração aí de cima faltaria uns 30w de potência nominal.
« Última modificação: 10 de Novembro de 2021, as 18:17:58 por Matheus Halme » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #23 : 10 de Novembro de 2021, as 19:44:35 »

Essa é bem mais parruda que a do pdf:

A do projeto do pdf alimentaria 2x12AX7 (600mA), para essa configuração aí de cima faltaria uns 30w de potência nominal.

Certo. Não havia percebido
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #24 : 11 de Novembro de 2021, as 11:29:03 »

Open source?

Ninguém vai montar; o transformador é muito difícil de fazer.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #25 : 11 de Novembro de 2021, as 11:58:53 »

Não entendi a resposta:

  - Não é open source pela dificuldade de execução do transformador? ou
  - Não é open source e é difícil executar o transformador?

Bom, se não é open source acho que nossa busca ainda está de pé!

Se for open source a Schatz não tem capacidade de fornecê-lo para quem quiser montar?

Ninguém vai montar; o transformador é muito difícil de fazer.
« Última modificação: 11 de Novembro de 2021, as 12:00:35 por hgamal » Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #26 : 11 de Novembro de 2021, as 13:31:38 »

Não entendi a resposta:
  - Não é open source pela dificuldade de execução do transformador? ou
  - Não é open source e é difícil executar o transformador?
Bom, se não é open source acho que nossa busca ainda está de pé!
Se for open source a Schatz não tem capacidade de fornecê-lo para quem quiser montar?

Eu posso fornecer o projeto, mas o transformador precisará ser feito pelo montador. Nós não temos núcleos de ferrite em estoque e, com certeza, um lote de núcleos de ferrite vai ser muito maior do que o total de pedidos para esse transformador, não justificando o investimento. E, como eu disse, "o transformador é muito difícil de fazer"; ninguém vai montar.

Quer tentar ? Eu te mando o esquema e o resto dos detalhes.
« Última modificação: 11 de Novembro de 2021, as 13:35:54 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #27 : 11 de Novembro de 2021, as 14:27:41 »

Eu posso fornecer o projeto, mas o transformador precisará ser feito pelo montador. Nós não temos núcleos de ferrite em estoque e, com certeza, um lote de núcleos de ferrite vai ser muito maior do que o total de pedidos para esse transformador, não justificando o investimento. E, como eu disse, "o transformador é muito difícil de fazer"; ninguém vai montar.

Quer tentar ? Eu te mando o esquema e o resto dos detalhes.

Eu tenho montado vários projetos de fontes chaveadas aproveitando sucatas de fontes de PC, TV e etc. Tenho interesse neste projeto, podes me enviar o esquema e os detalhes?
Registrado
mkslwsk
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 44


« Responder #28 : 11 de Novembro de 2021, as 16:49:41 »

"o transformador é muito difícil de fazer"

Nunca enrolei um transformador, mas sempre podemos aprender.
Agradeceria se puder compartilhar o projeto.

E eu inclusive compraria o transformador caso não fosse capaz de fazê-lo ou até mesmo a fonte pronta para agilizar alguns projetos.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #29 : 11 de Novembro de 2021, as 17:00:41 »

Notas de aplicação da Fairchild e da Power Integration (Topswitch) explicando como fazer os transformadores para fontes chaveadas:

https://www.mediafire.com/file/agiwsao7jd6dzgh/calculo_de_transformador_para_fonte_Fairchild.pdf/file

https://www.mediafire.com/file/4zeh3uc8qvsr4hv/SMPS_an17.pdf/file

https://www.mediafire.com/file/0q0b0w5eis7whan/SMPS_an18.pdf/file

https://www.mediafire.com/file/b81ifn3f9cth6p4/SMPS_an22b.pdf/file
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.071 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal