Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 13:12:52


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Diodo de proteção  (Lida 7024 vezes)
Cleiton Carvalho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 617

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 3



WWW
« : 15 de Outubro de 2010, as 14:35:36 »

Olá companheiros e companheiras!

Tive uma experiência hoje não muito agradável com esse diodo.

Montei uma fonte de alimentação e embuti um amperímetro nela, assim consigo visualizar o quanto meu set esta consumindo e ligando a quantidade suficiente de pedais sem extrapolar o 1A limite da fonte.

Nesse montar acabei invertendo os fios de alimentação, ao testar em um pedal que possuía o tal diodo de proteção a fonte entrou em curto o ponteiro do amperímetro quase deu 2 voltas no seu próprio eixo.

Bom agora vem a duvida:

1 - Esse diodo de proteção realmente protege??

2 - Ao inverter a alimentação o diodo deixa os eletros passarem e assim entrar em curto com os neutros, isso não danificaria mais o pedal??

3 - Seguindo o mesmo raciocínio acima, não danificaria a fonte de alimentação também?


Abraços
« Última modificação: 15 de Outubro de 2010, as 14:37:19 por Cleiton Carvalho » Registrado

Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #1 : 15 de Outubro de 2010, as 14:47:21 »

Cleiton,
consertei um chorus MXR que teve o problema do diodo que queimou. Aconteceu isso mesmo, o pedal entrou em curto fazendo com que a fonte e tudo que estava ligado também. Simplesmente não deixei ligado por muito tempo, troquei o diodo, e tudo voltou ao normal.  Wink
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #2 : 15 de Outubro de 2010, as 15:08:54 »

Se a fonte não for capaz de superar o diodo, ele realmente protege. Ligar um pedal com alimentação invertida pode ter resultados catastróficos. O problema que uma inversão prolongada pode destruir o diodo e a proteção. Meus pedais todos tem diodos de proteção. Não uso fontes enormes e até agora, todas as vezes que houve inversão, nada acontece.

Mas se você usa uma fonte de 3A....
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Cogumelo
Visitante
« Responder #3 : 15 de Outubro de 2010, as 15:19:08 »

Aproveitando o tópico, como posso colocar diodos de proteção em meus pedais? E no caso de uma fonte maior (a minha guenta 2,3A) como fazer pra que ele seja funcional?

Abraços!
Registrado
Rikrdo
Visitante
« Responder #4 : 15 de Outubro de 2010, as 18:38:38 »

Eu utilizo um diodo desses 1N4007 em série com o + na entrada de cada pedal. Assim se ligar a fonte invertida ele simplesmente não funciona e a fonte não entra em curto. O unico porém desta pratica é que chegam efetivamente no pedal só uns 8,4V mas pelos menos até agora não notei nenhuma diferença audivel.
Registrado
Jones
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.610

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 59



« Responder #5 : 15 de Outubro de 2010, as 19:36:45 »

Cara vou testar aqui legal, nunca tinha ouvido falar nisso.
Registrado

"O essencial é invisível aos olhos"
Cogumelo
Visitante
« Responder #6 : 15 de Outubro de 2010, as 23:10:11 »

Vo testar isso também! Valeu pela dica.

Abraço!
Registrado
Cleiton Carvalho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 617

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 3



WWW
« Responder #7 : 16 de Outubro de 2010, as 13:50:45 »

Um detalhe besta que eu nem tinha pensado em fazer.

O meu diodo eu não ligo em serie como o jairo citou.

Eu ligo anodo ao terra e catodo ao 9V - Por isso gera curto se ligar errado.

Este meu método esta errado??
Registrado

deimos
Visitante
« Responder #8 : 23 de Outubro de 2010, as 01:59:17 »

Ola Pessoal

Este diodo de proteção é uma faca de dois gumes !!!

Se você sempre usar baterias de 9 volts, até podemos ficar tranquilos porém, vi esquemas de pedais por ai usando um diodo 1N4148 que, mesmo usando baterias de 9 volts, ele vai queimar e a inversão de polaridade ira cair diretamente no pedal.

Se o diodo usado aguentar a bateria, esta terá seu tempo de vida util reduzido devido ao excesso de corrente consumida no curto-circuito.

Tambem não dá pra usar um diodão de 3 amperes para aguentar qualquer pancada da fonte, então poderiamos usar um fusível de até 100 mA em série com o positivo da fonte, antes do diodo.

Numa eventual inversão da bateria, o diodo conduzirá e queimará o fusível, poupando tanto o pedal, quanto a bateria.

Mas onde conseguir um fusível de 100 mA ?
Resposta: FAÇA-O !!! Afinal, você é um handmaker ou um mero comprador de componentes ?
Veja a tabela AWG de fios esmaltados no link abaixo:

http://www.novacon.com.br/audiotabawg.htm

Verifique na última coluna, as correntes máximas suportadas pelos fios awg do 31 ao 44 !!!
Use uma carcaça de fusível comum já queimado e faça a soldagem do fio awg escolhido por fora mesmo.


« Última modificação: 23 de Outubro de 2010, as 02:12:57 por deimos » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.05 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal