Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 23:40:16


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Osciloscópio  (Lida 15407 vezes)
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #15 : 22 de Janeiro de 2022, as 19:05:23 »

A imagem original das formas de onda do meu projeto de mestrado era assim;



Daí eu quis me aparecer ao publicar no IEEE e usei um osciloscópio digital Tektronix da Universidade. Ficou essa garatuja aqui:



Entendeu agora, colega, ou precisa desenhar mais ?
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2022, as 19:13:56 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #16 : 22 de Janeiro de 2022, as 20:40:07 »

A.Sim, eu provavelmente sei de qual osciloscópio digital você pegou estes resultados e não devia ter a opção de intensidade de cor. No seu analógico, aposto também que não colocou o brilho no máximo para esconder os ruídos.

Semana que vem eu posso gravar uns vídeos e/ou tirar resultados do osciloscópio digital da Tektronix para te mostrar, já que você não acredita.

Uma coisa que os digitais em geral não tem, é a entrada Z, que controla o brilho do feixe. Algumas animações que o pessoal faz com uma trilha de áudio estéreo (entrando nos canais X e Y) ou videogames para tela de osciloscópio, só com os analógicos. 

https://www.youtube.com/watch?v=ZaTuFB5QXHo

https://www.youtube.com/watch?v=opy2YYgtyNw

Combinando a intensidade de brilho do osciloscópio digital e a opção de persistência, acredito ser possível obter bons resultados para estas músicas.

Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.261

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #17 : 22 de Janeiro de 2022, as 20:45:13 »

Combinando a intensidade de brilho do osciloscópio digital e a opção de persistência, acredito ser possível obter bons resultados para estas músicas.

Não Vitor, você não entendeu o que a entrada Z faz.  Ela controla externamente o brilho do feixe, através de tensão.  Com isso, se consegue desligar o traço se não quiser que o desenho seja contínuo. Era muito usada para tornar um osciloscópio em tela de TV, jogando o sinal de luminância do vídeo composto na entrada Z e os sinais de varredura da TV nas entradas X e Y.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #18 : 23 de Janeiro de 2022, as 10:28:34 »

A.Sim, eu provavelmente sei de qual osciloscópio digital você pegou estes resultados e não devia ter a opção de intensidade de cor. No seu analógico, aposto também que não colocou o brilho no máximo para esconder os ruídos.

Reduzir o brilho para esconder o ruído ? Que ruído ? O colega nunca usou osciloscópio analógico para afirmar uma sandice dessas.

Aumentando-se o brilho há o alargamento do traço e a formação do halo em torno do ponto móvel, mas isso não é ruído; é operação além do ponto ótimo de ajuste de brilho.

Ruído em osciloscópio analógico o colega encontra no alcance de maior sensibilidade ( 5 mv/div...1 mV/div ) à s vezes ainda pedindo ganho x10.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Questão
Usuário suspenso
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 118

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 16



« Responder #19 : 23 de Janeiro de 2022, as 14:25:52 »


Daí eu quis me aparecer ao publicar no IEEE e usei um osciloscópio digital Tektronix da Universidade. Ficou essa garatuja aqui:




Isso é só porque o analógico não tinha banda pra registrar o ruído, dá pra ver pelo rise time dos pulsos. Ou vai me dizer que o digital "inventou" esse overshoot no terceiro canal?

Esse era o tectronix mais novo que a gente tinha no lab, acho que foi comprado em 2005~2010. Claro que tem ruído, o circuito era uma smps, mas cadê o quadriculado que te machuca tanto?



Enfim, metade das vezes que eu uso um osciloscópio é pra salvar um sinal e depois analizar com script. Dito isso, o registro mais cagado de um digital vale mais pra mim do que a melhor foto da tela dum analógico que você conseguir tirar.


Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #20 : 23 de Janeiro de 2022, as 17:01:51 »

Isso é só porque o analógico não tinha banda pra registrar o ruído, dá pra ver pelo rise time dos pulsos. Ou vai me dizer que o digital "inventou" esse overshoot no terceiro canal?
Esse era o tectronix mais novo que a gente tinha no lab, acho que foi comprado em 2005~2010. Claro que tem ruído, o circuito era uma smps, mas cadê o quadriculado que te machuca tanto?
 
Enfim, metade das vezes que eu uso um osciloscópio é pra salvar um sinal e depois analizar com script. Dito isso, o registro mais cagado de um digital vale mais pra mim do que a melhor foto da tela dum analógico que você conseguir tirar.

O overshoot da imagem digital foi criado pelo osciloscópio digital; possivelmente alguma reflexão na ponteira. Não fui atrás disso porque não importava para o propósito. Os undershoots no analógico aparecem pois as ponteiras não estavam propriamente compensadas no momento da foto; isso também não era importante naquele momento. O circuito operava em baixa velocidade e o que se estava tentando registrar era a correta resposta aos sinais. O osciloscópio analógico tem 40 MHz de largura de banda, suficiente para a aplicação em pauta. As imagens foram capturadas em dois momentos diferentes, com diferentes ponteiras em cada caso. O ruído que se vê na imagem é criado pelo osciloscópio, não existe no circuito. Ele aparece mesmo quando as ponteiras estão em curto.

E esse mesmo ruído está ali mesmo na sua imagem, é só dar uma ampliadinha na onda triangular.

Por fim, e encerrando o assunto de minha parte, quanto à nossa divergência, é isso mesmo: enquanto o colega " usa um osciloscópio para salvar um sinal e depois analisar com script ", eu uso o osciloscópio para VER a forma de onda. E, para isso, a imagem não pode estar coberta de artifacts, os quais não consigo diferenciar se são imperfeições do osciloscópio, ou se são imperfeições do circuito.
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2022, as 17:11:01 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #21 : 24 de Janeiro de 2022, as 18:30:10 »

Reduzir o brilho para esconder o ruído ? Que ruído ? O colega nunca usou osciloscópio analógico para afirmar uma sandice dessas.

Aumentando-se o brilho há o alargamento do traço e a formação do halo em torno do ponto móvel, mas isso não é ruído; é operação além do ponto ótimo de ajuste de brilho.

Ruído em osciloscópio analógico o colega encontra no alcance de maior sensibilidade ( 5 mv/div...1 mV/div ) à s vezes ainda pedindo ganho x10.

Os AO's ou transistores do analógico são isentos de ruído? Se você pudesse pausar a forma de onda do analógico veria que o ruído aparece, mesmo que em pequena quantidade. Um sinal com "trigger" no osciloscópio analógico vai aparecer com o ruído todo randomizado, e assim junto com o ajuste de brilho ele ficará imperceptível aos olhos, algo análogo ao que acontece quando aciona-se um LED com PWM e o brilho pode ser ajustável.

O osciloscópio analógico pode funcionar bem para você, mas dizer que o digital é ruidoso...
Tirei umas fotos da intensidade de onda e do ruído de menos de 10mVpk-pk (olha só! Bem próximo ao ruído do analógico e ainda usando um PWM de um DSP alimentado com fonte chaveada). Eu ainda deixei o osciloscópio com alta taxa de aquisição e detecção de pico. Eu acredito que se eu medir um sinal puramente analógico com este osciloscópio digital, obteria um ruído até menor que alguns analógicos com pequena largura de banda.






O osciloscópio do seu artigo da IEEE deve ser o mesmo que tenho em laboratório, ele é de 4 canais e isolado (na verdade a medida é diferencial e com alta impedância). A reflexão nestes osciloscópios é horrível, assim como sua resolução e performance em ruídos, ou seja, você só teve uma experiência ruim com osciloscópios digitais.
 
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #22 : 06 de Fevereiro de 2022, as 19:21:20 »

Não resisti à elegância destas imagens.





E o 547 era um gigantesco equipamento valvulado. Quanto retrocesso para um fabricante que se orgulhava da ortogonalidade dos sistemas de deflexão, da linearidade da varredura e da definição dos traços !
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.06 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal