Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 20:32:41


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Espessura do fio com isolamento  (Lida 18624 vezes)
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #30 : 10 de Abril de 2022, as 09:55:11 »

Na verdade, o que eu escrevi tem mais a ver com fios e cabos isolados do que com fios esmaltados, estes parecem ser mais "sérios". Mas, como o assunto surgiu em algum momento, achei que valia a pena registrar a existência das picaretagens...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Jimi
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 146

Obrigado
-Dado: 28
-Recebido: 3


« Responder #31 : 12 de Abril de 2022, as 18:39:38 »

Pois é, mesmo que eu tenha projetado um espaço de 6x15 mm no carretel, ao calcular com a espessura máxima do fio, não fica espaço sequer para bobinas de baixo ganho.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #32 : 13 de Abril de 2022, as 17:48:53 »

Você deve estar usando fio muito grosso. E uma dica, uma vez eu acabei fazendo uma burrada enorme num single Fender "hot" de Tele. Já que estava perdido mesmo, desmontei o menino. Ele não tinha "carretel", o fio (finíssimo, acho que era 46 ou 48 AWG) era enrolado diretamente sobre os imãs (em forma de pinos). O "carretel" era só a parte de cima e de baixo, com os pinos colados nos furos, sustentando o conjunto.

Lembrando também que você pode aumentar a saída do captador usando imãs mais fortes, cerâmicos ou de neodímio (alguém aqui no fórum me falou há tempos sobre usar pequenos "botões" de neodimio aliados a pinos de aço.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 770

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #33 : 13 de Abril de 2022, as 18:09:31 »

Ele não tinha "carretel", o fio (finíssimo, acho que era 46 ou 48 AWG) era enrolado diretamente sobre os imãs (em forma de pinos). O "carretel" era só a parte de cima e de baixo, com os pinos colados nos furos, sustentando o conjunto.
Lembrando também que você pode aumentar a saída do captador usando imãs mais fortes, cerâmicos ou de neodímio (alguém aqui no fórum me falou há tempos sobre usar pequenos "botões" de neodimio aliados a pinos de aço.

Essa é a forma padrão que os single coils da Fender eram feitos. Um cuidado necessário é envernizar os pinos de AlNiCo depois de instalados nas placas do carretel, para evitar eventuais curtos no início da bobina.

Usar ímãs mais fortes é uma alternativa, mas cuidado com ímãs muito fortes, principalmente na posição braço, pois podem interferir negativamente na entonação, sustentação da nota e criar umas oscilações estranhas no som, especialmente nas cordas mais agudas.

Pois é, mesmo que eu tenha projetado um espaço de 6x15 mm no carretel, ao calcular com a espessura máxima do fio, não fica espaço sequer para bobinas de baixo ganho.
São bobinas de um humbucker? Quals as especificações que está usando?
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #34 : 13 de Abril de 2022, as 18:26:06 »

Então, a bobagem feita foi justamente a tentativa de deslizar os pinos para mudar a altura... O fio estava grudado neles e rompeu  Batendo Cabeça

Bom, ao menos aprendi algo no processo...

Verdade sobre os imãs excessivamente fortes. Eu tinha um captador que "puxava" as cordas para baixo...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 770

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #35 : 13 de Abril de 2022, as 20:01:01 »

Eu tenho feito algumas rebobinagens ultimamente, de captadores baratos, juntamente com a troca dos ímãs por pinos de AlNiCo (saem bem baratos em maior quantidade). Mas, tenho feito uma abordagem mais econômica, apenas aumentando o número de espiras até obter algo próximo de 6K. Fiz isso com uns captadores de uma Giannini, ficaram bem melhores.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #36 : 14 de Abril de 2022, as 12:16:57 »

Pois é, mesmo que eu tenha projetado um espaço de 6x15 mm no carretel, ao calcular com a espessura máxima do fio, não fica espaço sequer para bobinas de baixo ganho.
Qual fio esta utilizando para o cálculo?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #37 : 14 de Abril de 2022, as 21:25:12 »

Parei para fazer umas continhas. Considerando fôrma com 6x15mm de perfil e fio 42AWG (diâmetro 0,076mm no Grau 1, um fio até que bem grosso para um captador), caberiam:
6/0,076=78
15/0,076=197
197 X 78 = 15366
15366 X 90% (fator de cagaço, FC) = 13829 espiras.

O comprimento médio da espira numa fôrma de captador deve ser algo próximo de 150mm (0,15m). Então:

0,15 X 13829 = 2074m de fio.

A tabela que A.Sim publicou indica resistência de 5,89949 ohms/m. Então:

2074 X 5,89949 = 12236 ohms.

O captador single mais estúpido em que pus minhas mãos tinha 13300 ohms. Chegamos perto disso (até passaria um pouquinho se não fosse pelo FC).

Posso estar errado, mas, para não estar conseguindo executar uma bobina de "saída alta", ou está sendo usado um fio grosso demais, ou o enrolamento está muito frouxo, ou as espiras estão excessivamente desorganizadas.

Porém, gostaria de lembrar que não é a resistência que define a saída do captador, mas o número de espiras (e a intensidade do campo magnético dos imãs, claro). A resistência ôhmica é uma consequência, não o objetivo.

Editando:

Acabei de ver que 42AWG é meio que o "padrão" para captadores. Então, desconsidere o comentário sobre o fio 42AWG ser "grosso" para a empreitada.  Captadores single de braço de Tele usam 43AWG (ele é menor que um single normal, por isso o fio tem que ser mais fino, ou não caberia na fôrma).
« Última modificação: 14 de Abril de 2022, as 21:36:55 por Finck » Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 770

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #38 : 15 de Abril de 2022, as 20:00:57 »

Para captadores padrão, é 42 ou 43 mesmo (os Burns trisonic, usados na Red special, usam 44, se não me engano). Bitolas mais grossas são mais usados em captadores de baixa impedância, mas aí se usa um transformador para aumentar a voltagem. Os alumitone, por exemplo, usam uma única espira para captar a vibração magnética das cordas.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #39 : 15 de Abril de 2022, as 21:03:34 »

1 espira ?  Shocked Shocked Shocked
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 770

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #40 : 16 de Abril de 2022, as 20:57:13 »

Sim, uma espira, e um transformador com alta relação de espiras. Deve-se reduzir a resistência dessa espira para o mínimo que puder.

-----


Nesse caso, a espira é a própria estrutura de alumínio do captador, daí esse corte peculiar, e o transformador fica logo abaixo, coberto com o espaguete termo retrátil.
« Última modificação: 16 de Abril de 2022, as 21:01:39 por darkislanio » Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #41 : 18 de Abril de 2022, as 19:48:52 »

De fato, eu fui pesquisar sobre esses carinhas. Vi um vídeo de um rapaz que fez um caseiro usando um pedaço de chapa de cobre e um trafinho comum. Pior que funcionou...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 770

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #42 : 18 de Abril de 2022, as 21:15:02 »

De fato, eu fui pesquisar sobre esses carinhas. Vi um vídeo de um rapaz que fez um caseiro usando um pedaço de chapa de cobre e um trafinho comum. Pior que funcionou...
Eu vi esse vídeo já, o único problema dele é usar transformador de audio para isso. O transformador adequado para esse tipo de captador tem que ter uma única espira no primário, geralmente usinado no próprio material do captador, e algo entre 3000 e 6000 espiras no secundário.
Esse tipo de captador funciona levando ao extremo a lei da indução eletromagnética hehehe
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Jimi
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 146

Obrigado
-Dado: 28
-Recebido: 3


« Responder #43 : 31 de Maio de 2022, as 12:45:26 »

Finck, minha conta não estava fechando. Ainda não tentei enrolar a bobina por conta disso. Posso ter errado na espessura do fio,
Registrado
Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal