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Autor Tópico: Reparo de Marshall Valvestate 8040  (Lida 25980 vezes)
Felippe Marques
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« : 18 de Abril de 2022, as 13:44:59 »

Boa tarde a todos! Sou novo aqui, fiz meu cadastro hoje, estou com um Marshall Valvestate 8040 danificado e gostaria de saber se poderão me ajudar aqui, o mesmo já se encontra parado a mais de 1 ano. Ele funcionava muito bem pelos 2 anos anteriores, adquiri ele em 2019, no início do ano passado, num intervalo de duas semanas em que eu fiquei fora de casa, ao retornar, o mesmo não funcionava mais. A alguns dias atrás constatei que havia muita ferrugem na parte de trás do amplificador e resolvi abrir pra ver qual o estado por dentro, no circuito, e verifiquei que 2 resistores estão bem oxidados e um capacitor abriu, conforme as fotos que enviarei a seguir.


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Logo que for possível, caso alguém pedir, irei enviar mais fotos do circuito de amplificador...

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Pergunto, se eu apenas substituir os componentes danificados das fotos, que eu ainda não sei quais são, o amplificador volta a funcionar? Aquele queimado na placa vai inviabilizar qualquer reparo? Se ele não tiver conserto, eu posso transformar ele numa caixa de 1x12? Grato!
« Última modificação: 18 de Abril de 2022, as 14:00:50 por Felippe Marques » Registrado
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« Responder #1 : 18 de Abril de 2022, as 14:38:27 »

Boa tarde,

Os resistores são ligados em serie com o filamento da válvula do pré, provavelmente para limitar a corrente.
O Capacitor queimado é de uma das saídas simétricas de tensão (+/- 12VDC) para os CI's de pré (Eu chuto a negativa).

Como ambos os problemas compartilham o transformador de força como componente próximo, eu imagina que o problema seja nele.
 
Você tem conhecimento em eletrônica para efetuar algumas medições?

Aos mais experientes, me corrijam caso tenha sido leviano em algo.
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« Responder #2 : 18 de Abril de 2022, as 15:02:04 »

Aquele "clareamento" na placa de fibra de vidro onde soldam os terminais dor resistores é sintoma de aquecimento exagerado. Além de trocar os resistores, eu ainda deixaria de usar as trilhas da placa para os filamentos e os ligaria com dois fios enrolados. Ideal mesmo seria adquirir um pequeno transformador de 12V 200mA para alimentar o filamento, sem precisar de um resistor para limitar a corrente, e ainda aliviando a carga sobre o outro transformador, se ele estiver trabalhando no limite.
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« Responder #3 : 18 de Abril de 2022, as 15:33:34 »

Boa tarde,

Os resistores são ligados em serie com o filamento da válvula do pré, provavelmente para limitar a corrente.
O Capacitor queimado é de uma das saídas simétricas de tensão (+/- 12VDC) para os CI's de pré (Eu chuto a negativa).

Como ambos os problemas compartilham o transformador de força como componente próximo, eu imagina que o problema seja nele.
 
Você tem conhecimento em eletrônica para efetuar algumas medições?

Aos mais experientes, me corrijam caso tenha sido leviano em algo.

Boa tarde, tenho algum conhecimento básico pra usar um multímetro e medir sim, só não sei quais parâmetros seriam os certos e onde medir no circuito, mas trouxe o amplificador para o trabalho e um colega que tem uma formação em eletrônica irá me ajudar com essas medições, mas se puder me orientar o que devo medir nele agradeço! No caso, se o problema for no transformador, basta substituir ele?


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Aquele "clareamento" na placa de fibra de vidro onde soldam os terminais dor resistores é sintoma de aquecimento exagerado. Além de trocar os resistores, eu ainda deixaria de usar as trilhas da placa para os filamentos e os ligaria com dois fios enrolados. Ideal mesmo seria adquirir um pequeno transformador de 12V 200mA para alimentar o filamento, sem precisar de um resistor para limitar a corrente, e ainda aliviando a carga sobre o outro transformador, se ele estiver trabalhando no limite.

Esses fios enrolados são fios de cobre "normais"? Desculpe a minha ignorância no assunto.

No caso do transformador estar trabalhando no limite, usar um variac para entregar a voltagem correta poderia resolver? Eu uso um transformador comum para 110, usei o mesmo por 2 anos no amplificador, posso verificar se a voltagem que sai dele é a correta também.
« Última modificação: 18 de Abril de 2022, as 15:48:52 por Felippe Marques » Registrado
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« Responder #4 : 18 de Abril de 2022, as 17:14:49 »

Eu uso um transformador comum para 110, usei o mesmo por 2 anos no amplificador, posso verificar se a voltagem que sai dele é a correta também.

Esse amplificador não é bivolt ? Se postar o esquema do amplificador aqui fica bem mais fácil de ajudar a te ajudarem...
« Última modificação: 18 de Abril de 2022, as 17:16:08 por bossman » Registrado

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« Responder #5 : 18 de Abril de 2022, as 17:41:30 »

O esquema:

https://www.drtube.com/schematics/marshall/8040-iss8.pdf
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O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
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« Responder #6 : 18 de Abril de 2022, as 18:27:43 »


Valeu camarada!



Ele não é bivolt, é 120V, será que o fato de eu usar ele com um transformador de 110V não poderia ter ocasionado isso? Ou nada a ver?
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« Responder #7 : 18 de Abril de 2022, as 19:18:56 »

O que você quer dizer com "uso um transformador de 110 V com ele" ?  Você já trocou o transformador de força do amplificador ?  

Um problema visível é o capacitor estufado. Isso se chama praga dos capacitores eletrolíticos porcarias que tem pouca vida útil. Pode trocar os dois da foto (mesmo o não estufado, porque ele vai ter o mesmo destino).

Estude o esquema primeiro. Observe que o transformador de força principal deve ter um secundário de uns 33 Vac de ponta a ponta (o filamento da válvula é para 12,6 V @ 150 mA, o que resulta numa resistência de filamento de 84 ohms). Se aplicar 150 mA sobre os dois resistores de 68 ohms em se´rie com o filamento, vai ter uma queda de tensão de 10,2 V em cada resistor. A soma dá 33 V, que é o que você precisa medir no secundário do seu transformador (se a tensão no primário estiver em 120 Vac.  Meça isso pra saber se tem algo errado.

O TDA1514 precisa de uns 21 + 21 Vdc para conseguir fornecer 40 W no alto falante de 4 ohms. Isso bate com a tensão do secundário retificada e filtrada. Essa é medida seguinte a ser feita (alimentação do TDA).  Torce para ele não ter queimado, porque ele já saiu de produção.

Depois você vai ter de checar as tensões altas que alimentam as placas dos dois triodos (válvula do pré).
« Última modificação: 18 de Abril de 2022, as 19:23:49 por xformer » Registrado

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« Responder #8 : 18 de Abril de 2022, as 21:23:17 »

O que você quer dizer com "uso um transformador de 110 V com ele" ?  Você já trocou o transformador de força do amplificador ?  

Acho que ele deve estar usando um autotransformador para adequar a tensão. Se ele for com saída de 110V mesmo, não há nenhum problema (crítico) usar para alimentar um amplificador de 120V. Problema seria o contrário, e mesmo assim, só o uso prolongado para realmente danificar.

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« Responder #9 : 19 de Abril de 2022, as 10:19:21 »

É bem provável que esse amplificador já tenha sido usado na rede de 127V e assim causando uma leve sobretensão já que o amplificador foi fabricado pra ser usado com 120V e a partir dai sim tenha se decidido usar o transformador. E se realmente foi usado com 127V, talvez esteja ai a causa do estufamento dos capacitores (somada a baixa qualidade dos mesmos relatada pelo xformer) e aquecimento dos resistores

O correto agora é saber se o transformador do amplificador está bom através das medidas e a troca dos componentes visivelmente afetados.
« Última modificação: 19 de Abril de 2022, as 10:35:01 por bossman » Registrado

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« Responder #10 : 19 de Abril de 2022, as 14:13:42 »

Felippe, foram ótimas dicas até agora.
Resumindo... primeiro, teste o transformador de força. Veja se fornece as tensões corretas (algo próximo de 16+16V).
Meça se tem tensão no enrolamento do HT.
Uma ótima ideia foi a do transformador extra de 12V (eu pegaria uma de 300mA) para alimentar os filamentos da válvula. Assim você deixa "mais folgado" o transformador principal e remove um gerador de calor do PCB (os resistores).
Troque o capacitor estufado e o do lado dele (que deve ter os mesmos valores). Veja se tem mais algum estufado.
E como o xformer disse, torce pro TDA não ter queimado. Achar ele vai ser difícil.
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« Responder #11 : 19 de Abril de 2022, as 14:48:31 »

Felippe, uma pergunta: onde mora, a rede é de 127V ou 220V?
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« Responder #12 : 19 de Abril de 2022, as 15:12:17 »

...Ele não é bivolt, é 120V...
Parece que o transformador é... 120/240V.
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« Responder #13 : 19 de Abril de 2022, as 16:12:15 »

Verdade, tanto pelo esquema quanto pelas fotos, 120/240 com enrolamentos para ligação em paralelo.
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« Responder #14 : 20 de Abril de 2022, as 08:47:09 »

Felippe, uma pergunta: onde mora, a rede é de 127V ou 220V?

A rede aqui é 220V, centro oeste

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Senhores, agradeço a todos pela orientação, irei realizar essas medições hoje mesmo e repasso os resultados aqui pra vocês! Sobre o TDA 1514, andei dando umas pesquisadas aqui pelo fórum e vi que alguém daqui teve dificuldade com ele, sempre estourava por ser de baixa qualidade. Achei ele no mercado livre mas não sei se o risco valerá a pena se ele queimou. Na pior das hipóteses, caso o amplificador não tenha salvação, seria possível "transformar" ele numa caixa 1x12?

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Observe que o transformador de força principal deve ter um secundário de uns 33 Vac de ponta a ponta (o filamento da válvula é para 12,6 V @ 150 mA, o que resulta numa resistência de filamento de 84 ohms).

No esquema tem o "power transformer part number t5939" e logo depois o "autotransformer part number 5899", não sei dizer como é a ligação deles, parece que vai do power transformer 5939 para os dois resistores R62 e R63, parece que são resistores de 68ohms e 3W pelo esquema, o auto transformador está ligado "de lado" em relação a eles, vou verificar tudo isso.

« Última modificação: 20 de Abril de 2022, as 10:32:48 por Felippe Marques » Registrado
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