Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 18:20:57


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Desculpe Visitante, mas você foi impedido de enviar mensagens neste Fórum.
Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Reparo de Marshall Valvestate 8040  (Lida 25530 vezes)
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #75 : 30 de Abril de 2022, as 04:12:15 »

A meu ver não são soldas frias, mas, sim soldas magras típicas de circuitos montados em países asiáticos.
E, com o passar do tempo, essas soldas magras que utilizam estanho e chumbo de média/baixa qualidade ficam foscas e até passam a impressão de solda fria, mas, não é.

Eu tenho uma pedaleira cara feita na Ásia e as soldas são assim mesmo, magras e enfosquecidas o que não impede que a pedaleira funcione perfeitamente.

Por conta disso eu saí ressoldando todos os potenciômetros da pedaleira que apresentavam essas soldas magras e foscas, até elas ficarem brilhosas e espelhadas.

E o som melhorou com isso??
E a resposta é não, absolutamente nada, o som permaneceu do mesmo jeito que estava antes.

Posso estar enganado, mas esse valvestate é inglês...
Eu faria o que o Xformer escreveu. Limparia essas soldas e ressoldaria da forma correta. Uma pedaleira talvez e muito possívelmente não sofre com a vibração de um amplificador combo, e talvez ai, esteja a maior diferença.
« Última modificação: 30 de Abril de 2022, as 04:13:43 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #76 : 30 de Abril de 2022, as 15:11:47 »

A meu ver não são soldas frias, mas, sim soldas magras típicas de circuitos montados em países asiáticos.
E, com o passar do tempo, essas soldas magras que utilizam estanho e chumbo de média/baixa qualidade ficam foscas e até passam a impressão de solda fria, mas, não é.
Não é a cor da solda. Nem o brilho.
Um monte delas parece que não está aderida ao terminal do componente. Isso é bem claro no soquete da válvula. Tem pino que parece que está solto no meio da solda.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Felippe Marques
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 28

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 0


« Responder #77 : 30 de Abril de 2022, as 15:57:59 »

Boa tarde, estou tentando melhorar essas soldas aqui, muitas realmente estão com a ponta dos pinos pra fora, sem estarem soldados, minha dúvida agora é pra ligar o transformador no circuito: Qual fio vai onde? Não tem nada indicando aqui nele. Eu posso soldar ele todo por baixo da placa? Pois o orifício em que passavam os resistores é muito estreito para eles, o mesmo vale para a solda nos pinos da válvula, posso soldar embaixo da placa, onde eles já estão?

Só falta colocar esse transformador no lugar, os dois capacitores, os dois resistores, estão todos no lugar já!

-----
É estarrecedor como o controle de qualidade de uma empresa como a Marshall deixa passar uma placa com soldas tão mal realizadas. Com o passar do tempo, os terminais dos componentes se oxidam e perdem o contato com a solda mal aderida.

Pode comprar um bom sugador de solda e remover todas essas soldas frias (é difícil encontrar alguma solda bem feita, tem uma linha de resistores e capacitores todos com solda mal feita), e solde tudo de novo com solda de boa qualidade (estanho-chumbo). Tente retirar o máximo possível da solda antiga antes de por a solda nova.

Vou ver isso, estou mexendo nele agora mesmo, só não tenho o sugador aqui, esquentei essas soldas e "modelei" até elas cobrirem tudo, eu tenho o ferro e a solda aqui, de estanho-chumbo mesmo. Esse amplificador é mais velho que eu, o dono anterior disse que essa válvula foi substituída, então pode ter sido serviço mal feito. Fora que eu não sei quantos donos ele teve antes de mim que mexeram nele, tem sinais de que foi modificado em vários locais, mas, o dono anterior já comprou ele usado, podem ter refeito ele inteiro nesses 30 anos dele...

E o pino 9 da válvula não está aterrado, só eu colocar um fio nele e prender no chassis?

-----
Senhores, ficou mais ou menos assim, conforme a imagem, soldei os fios do transformador de 12V no lugar só pra ver como eu prenderia ele no chassis, as setas indicam os componentes substituídos, dois capacitores e dois resistores, o transformador está bem visível, já está devidamente parafusado, restam apenas as duvidas do meu último post. Na segunda irei levar ele para meus colegas de trabalho que possuem as ferramentas necessárias, como o sugador, multímetro, etc, iremos refazer as soldas que estiverem ruins e o que mais recomendarem, aquela questão de usarem aterramento com resistores, etc.



Estou 100% aberto a sugestões sobre qualquer coisa ainda, se for o caso mudar a posição do transformador, melhorar solda, etc.

-----
Cada resistor utilizado para baixar a tensão dos filamentos é soldado em 2 ilhas. Umas dessas ilhas é ligada com o transformador, e a outra com os pinos da válvula (filamentos). Bastaria ligar os 2 fios do secundário do transformador nas 2 ilhas que seguem pros pinos das válvulas. Ou soldar os fios do secundário diretamente nos pinos (sem esquecer de trancar os fios).

Pelo que me parece, os resistores estão ligados na saída de 16+16V do transformador e de lá para as, onde tem 2 fios brancos e 1 preto, eu ligo o primário do transformador (110V) lá mesmo?
« Última modificação: 30 de Abril de 2022, as 18:26:45 por Felippe Marques » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #78 : 30 de Abril de 2022, as 18:30:31 »

Os dois fios que estão do lado 0+110 V você solda cada um no mesmo lugar onde estão os fios semelhantes do transformador original.  Os dois fios do lado de 0+12 V (amarelos) você trança os dois entre eles e solda os fios diretamente nos pinos 4 e 5 do soquete da válvula, por baixo da placa, já que os furos dos resistores retirados são pequenos para passar os fios.

Sobre a soldagem, não misture a solda velha que está hoje, com a solda nova que você vai usar na ressoldagem. Use o sugador ou malha de dessoldagem (uma fita de cobre) para retirar o máximo da solda antiga, limpe com álcool isopropílico (se tiver) e estopa os pontos de soldagem antes de ressoldar novamente. Ao final limpe de novo com o álcool e estopa.
« Última modificação: 30 de Abril de 2022, as 18:31:13 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #79 : 01 de Maio de 2022, as 02:01:36 »

Se os filamentos estão alimentados com 12V (pinos 4 e 5), acho que o pino 9 tem que ficar desligado mesmo.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Felippe Marques
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 28

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 0


« Responder #80 : 01 de Maio de 2022, as 17:42:49 »

Os dois fios que estão do lado 0+110 V você solda cada um no mesmo lugar onde estão os fios semelhantes do transformador original.

Certo, no caso, eu soldo nos fios que vem do plug do amplificador, onde entra 110V, o "transformador original" no caso é o que eu uso externo, não os próprios do amplificador, certo?

Nos fios azul e marrom (que tá meio escondido, junto com o terra que é esverdeado ai)

  Os dois fios do lado de 0+12 V (amarelos) você trança os dois entre eles e solda os fios diretamente nos pinos 4 e 5 do soquete da válvula, por baixo da placa, já que os furos dos resistores retirados são pequenos para passar os fios.

Tanto faz qual fio vai pra qual pino?

Senhores, me perdoem pelo excesso de perguntas, sou iniciante nesse assunto e estou aprendendo tudo com vocês aqui. Desde já agradeço a paciência e atenção que tiveram comigo até agora!
« Última modificação: 01 de Maio de 2022, as 17:48:09 por Felippe Marques » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #81 : 01 de Maio de 2022, as 18:20:51 »

"Transformador original" é o transformador de força que veio no amplificador, ou seja do projeto original (mesmo que substituído por alguém). Não dá pra ter outra interpretação.

Transformador externo é você que colocou, por dedução lógica, não veio originalmente de fábrica.    Toma na Cabeça  Batendo Cabeça
« Última modificação: 01 de Maio de 2022, as 18:23:44 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Felippe Marques
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 28

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 0


« Responder #82 : 02 de Maio de 2022, as 10:06:14 »

"Transformador original" é o transformador de força que veio no amplificador, ou seja do projeto original (mesmo que substituído por alguém). Não dá pra ter outra interpretação.

Transformador externo é você que colocou, por dedução lógica, não veio originalmente de fábrica.    Toma na Cabeça  Batendo Cabeça

Hahaha, eu pergunto mesmo pra não ter dúvida e fazer merda, aqui eu sou o aprendiz mesmo, uma ligação errada que eu faça pode acabar com tudo de vez.

Mas então, eu ligo ele no primário do transformador original, confere, nos dois fios das extremidades (são 4 fios), certo? Só preciso saber isso agora, é o que falta, eu espero, para reviver o amplificador.

Sobre o aterramento com os resistores, eu vou usar os de 180R/3W por enquanto, vou dar uma procurada nas lojas aqui por alguns de 1/4W depois e troco eles. Se eu entendi as imagens certo, eu soldo eles no fio do transformador, junto com os pinos da válvula, e soldo a outra ponta deles juntas, no próprio chiassis do amplificador, certo?


Sobre os fios nos pinos da válvula, tanto faz qual fio vai em qual pino?
« Última modificação: 02 de Maio de 2022, as 10:18:58 por Felippe Marques » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #83 : 02 de Maio de 2022, as 14:24:39 »

Ninguém nasce sabendo tudo e não é obrigação sua saber. Mas ignorância não pode ser desculpa para ter preguiça mental e não querer pensar um pouco.  
Você mandou uma foto do transformador (muito mal tirado por sinal, de longe e sem mostrar bem os detalhes, mal se descobre as cores dos fios), onde tem dois fios amarelos e dois fios sei lá de que cor.  Está escrito no transformador que os dois fios amarelos são do secundário de 12 V.  Você consegue distinguir um fio amarelo do outro ? Há alguma indicação de que são diferentes ?  Se eu falar pra você que é pra ligar o fio amarelo mais comprido no pino 4 e o mais curto no pino 5 vai fazer algum sentido para você ? E se o fio do lado direito vai no pino 4 e o do lado esquerdo (qual referencial ?) vai no pino 5, faz algum sentido para você ?  
Você não é obrigado a saber que a tensão no secundário desse transformador será alternada (isso quer dizer que a polaridade muda 120 vezes por segundo, portanto tanto faz ligar de um jeito ou de outro), mas se soubesse esse conhecimento básico, não teria essa dúvida.  Sim, isso mostra que você não tem qualificação para fazer essas alterações no amplificador e talvez seja melhor deixar para seus amigos qualificados.  

Maldita hora em que foram sugerir para fazer essa modificação (e você avisou que não sabe o básico). Era melhor por o amplificador pra funcionar do jeito original e depois estando tudo certo, só aí passar para as modificações. Essa sugestão apenas atrapalha a solução do problema do não funcionamento.

Bom, as ligações devem ser assim:


Seu transformador original deve estar com os dois primários ligados em paralelo (por isso tem 4 fios) ligados na chave de liga-desliga (a bosta da Marshall economizou até na chave de seleção da tensão). Os fios que vem do transformador comprado agora devem ser ligado na mesma chave.

Se fizer citação desta mensagem, retire a imagem de dentro da citação (e você já cometeu essa infração uma vez).

« Última modificação: 02 de Maio de 2022, as 17:13:04 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #84 : 02 de Maio de 2022, as 15:20:33 »


Sobre o aterramento com os resistores, eu vou usar os de 180R/3W por enquanto, vou dar uma procurada nas lojas aqui por alguns de 1/4W depois e troco eles. Se eu entendi as imagens certo, eu soldo eles no fio do transformador, junto com os pinos da válvula, e soldo a outra ponta deles juntas, no próprio chiassis do amplificador, certo?
Não use os resistores na alimentação dos filamentos ainda.
Conferiu se o pino 9 está aterrado? Se ele estiver, não é pra colocar os resistores.

Você não vai mais ligar o primário do transformador do amplificador  para 220V né?
« Última modificação: 02 de Maio de 2022, as 15:39:22 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Felippe Marques
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 28

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 0


« Responder #85 : 02 de Maio de 2022, as 18:12:17 »

Não use os resistores na alimentação dos filamentos ainda.
Conferiu se o pino 9 está aterrado? Se ele estiver, não é pra colocar os resistores.

Você não vai mais ligar o primário do transformador do amplificador  para 220V né?


Não, ele não está aterrado, mas não se preocupa, vou procurar em outras fontes como resolvo isso ai, se eu não descobrir, levo para a assistência técnica mesmo e pago o que for cobrado.

-----
Ninguém nasce sabendo tudo e não é obrigação sua saber. Mas ignorância não pode ser desculpa para ter preguiça mental e não querer pensar um pouco.  
Você mandou uma foto do transformador (muito mal tirado por sinal, de longe e sem mostrar bem os detalhes, mal se descobre as cores dos fios), onde tem dois fios amarelos e dois fios sei lá de que cor.  Está escrito no transformador que os dois fios amarelos são do secundário de 12 V.  Você consegue distinguir um fio amarelo do outro ? Há alguma indicação de que são diferentes ?  Se eu falar pra você que é pra ligar o fio amarelo mais comprido no pino 4 e o mais curto no pino 5 vai fazer algum sentido para você ? E se o fio do lado direito vai no pino 4 e o do lado esquerdo (qual referencial ?) vai no pino 5, faz algum sentido para você ?  
Você não é obrigado a saber que a tensão no secundário desse transformador será alternada (isso quer dizer que a polaridade muda 120 vezes por segundo, portanto tanto faz ligar de um jeito ou de outro), mas se soubesse esse conhecimento básico, não teria essa dúvida.  Sim, isso mostra que você não tem qualificação para fazer essas alterações no amplificador e talvez seja melhor deixar para seus amigos qualificados.  

Maldita hora em que foram sugerir para fazer essa modificação (e você avisou que não sabe o básico). Era melhor por o amplificador pra funcionar do jeito original e depois estando tudo certo, só aí passar para as modificações. Essa sugestão apenas atrapalha a solução do problema do não funcionamento.


Seu transformador original deve estar com os dois primários ligados em paralelo (por isso tem 4 fios) ligados na chave de liga-desliga (a bosta da Marshall economizou até na chave de seleção da tensão). Os fios que vem do transformador comprado agora devem ser ligado na mesma chave.

SeBom, as ligações devem ser assim:




Ok, não ia entrar na sua pilha, mas é a terceira vez que você me afronta de forma desnecessária e gratuita (e sim, sua mensagem todo bravinho no privado foi devidamente tomada como tal, tem formas e formas de falar com as pessoas e você foi completamente exagerado, mas tudo bem). Tentei levar na boa, minhas respostas anteriores estão ai pra todos verem, mas a sua estupidez em público não vai ficar sem resposta. Ter um conhecimento que eu não tenho não te dá poder sobre mim. E guarde seus ataques pra quem se importa com a sua opinião, fale que sou preguiçoso, ignorante, o que for, vocẽ só sabe de mim o que eu postei até aqui.

Desde quando me cadastrei aqui deixei claro o que eu queria: reparar o meu amplificador, que já está parado a mais de um ano, não tinha conhecimento o suficiente mas estava e estou disposto a aprender e procurar informações para isso. Em todo momento deixei claro o meu desconhecimento no assunto, pesquisei sobre como poderia arrumar, encontrei esse fórum e cá estamos, desde a redação exigida para entrar aqui até a criação do post, deixei tudo claro. Sendo assim, não sei qual o crime que eu cometo em perguntar essas coisas, sendo que o senhor já sabe disso. Li e reli muitas vezes as respostas aqui e entendi muita coisa que quis perguntar, mas não foi necessário, e o que perguntei, fiz porque não achei mesmo respostas em outros tópicos, livros, etc.

Não se preocupe com "infrações", pois não continuarei nesse fórum, não sou obrigado a ser tratado mal por alguém que não gosta que perturbem a paz e o sossego do fórum com perguntas básicas demais pro seu nível de conhecimento.

De toda forma, não posso deixar de agradecer a você e a todos os que responderam aqui, aprendi um bocado e me ajudaram a economizar uma grana boa, sei que não é o ideal, mas a vida nunca dá condições ideais e sempre buscamos fazer a "nossa própria sorte", irei continuar os reparos, refazer as soldas, e o que mais tiver sido recomendado aqui. Muito obrigado a todos!
« Última modificação: 02 de Maio de 2022, as 18:31:01 por Felippe Marques » Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 770

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #86 : 02 de Maio de 2022, as 21:58:56 »


Você não vai mais ligar o primário do transformador do amplificador  para 220V né?

Nesse caso dele, até tem como usar um transformador de 110V para o filamento e ainda assim converter o amp para 220V, ou até mesmo colocar chave seletora. É só questão de usar o autotransformador naturalmente presente no transformador de força.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #87 : 02 de Maio de 2022, as 22:20:23 »

Nesse caso dele, até tem como usar um transformador de 110V para o filamento e ainda assim converter o amp para 220V...
Até tem, mas como são primários ligados em série / paralelo, tenho receio que esse transformador extra acabe sobrecarregando a metade do primário onde for ligado.
Se o primário fosse 0-127-220V seria mais tranquilo.
« Última modificação: 02 de Maio de 2022, as 22:22:49 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 770

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #88 : 02 de Maio de 2022, as 22:22:52 »

Considerando que não há mais os resistores consumindo boa parte da carga, creio que a demanda de corrente será bem menor que na situação anterior.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #89 : 02 de Maio de 2022, as 22:31:48 »

Considerando que não há mais os resistores consumindo boa parte da carga, creio que a demanda de corrente será bem menor que na situação anterior.
É... Seria basicamente o mesmo consumo para metade do primário...  A outra metade ficaria com menos carga.
Só não sei se o fato das metades do primário ficarem com consumo diferente causaria algum problema.
« Última modificação: 02 de Maio de 2022, as 22:35:07 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 24 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal