Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 11:27:23


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Desculpe Visitante, mas você foi impedido de enviar mensagens neste Fórum.
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Power com PL36  (Lida 5265 vezes)
rick
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 116

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 4


« : 07 de Junho de 2022, as 17:02:30 »

Pessoal, pesquisando inúmeras possibilidades de baixo custo para fazer somente um power valvulado de baixa potencia usei varias vezes o conceito do 100buck na parte da fonte, bom então chegou a minha duvida, quanto consigo de potencia de uma PL36 usando um transformador de 24+24vac? a segunda duvida um transformador comercial de força poderia ser adaptado para o de áudio qual seria o mais próximo? qual o valor de resistor de catodo para termos o máximo de potencia possível. muitas duvidas eu sei, mas acho que seria mais uma opção de baixo custo. 
Registrado
Matheus Halme
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 69

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 18



« Responder #1 : 08 de Junho de 2022, as 09:09:20 »

Pessoal, pesquisando inúmeras possibilidades de baixo custo para fazer somente um power valvulado de baixa potencia usei varias vezes o conceito do 100buck na parte da fonte, bom então chegou a minha duvida, quanto consigo de potencia de uma PL36 usando um transformador de 24+24vac? a segunda duvida um transformador comercial de força poderia ser adaptado para o de áudio qual seria o mais próximo? qual o valor de resistor de catodo para termos o máximo de potencia possível. muitas duvidas eu sei, mas acho que seria mais uma opção de baixo custo. 

Bom, se você tem alguma experiência com os valvulados, sabe que as respostas para essas perguntas dependem de vários fatores... Mas para a uma PL36 com +-130v de screen você deve conseguir uns bons 4W com uma fonte bem projetada. Sobre utilizar um transformador de força como saída.... não faça, é horrível! Sei que a ideia é manter o baixo custo mas esse não é o melhor caminho, no mercado existem opções de transformadores de saída "de prateleira" compatíveis com essa válvula na faixa de R$100~150, como referência pode procurar transformadores de saída para válvulas 25L6 com 1700 ohms de primário (ou 2000 ohms que também se encontra com facilidade). Para esses 4W os resistores de catodo de 200 ou 220 ohms vão funcionar bem, agora se quiser qualidade, o hors concours é procurar um bom fabricante de transformadores e encomendar sob medida para sua aplicação  Wink
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #2 : 08 de Junho de 2022, as 09:14:55 »

Eu sei que válvulas são inerentemente ineficientes e tal mas, 4W com uma PL36 consegue estar além disso ! Consegue ser extra ineficiente !! Não quero com isso te desanimar pois eu também sou um entusiasta do uso de válvulas esquisitas em audio mas, o lado financeiro da coisa tem de ser visto.

Sobre o lance de usar transformador de força como saída eu concordo muito com o Matheus.

Agora as mesmas PL (ou XL, EL...) 36 em push pull eu já acho bem interessantes, embora ai já sejam "animais diferentes" !
« Última modificação: 08 de Junho de 2022, as 09:29:17 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Matheus Halme
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 69

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 18



« Responder #3 : 08 de Junho de 2022, as 09:33:55 »

Eu sei que válvulas são inerentemente ineficientes e tal mas, 4W com uma PL36 está além disso ! Consegue ser extra ineficiente !! Não quero com isso te desanimar pois eu também sou um entusiasta do uso de válvulas esquisitas em audio mas, o lado financeiro da coisa tem de ser visto.

Eu já importunei muita gente com essas ideias mirabolantes...  Cheesy dobradores de tensão, transformadores "comerciais", válvulas "esquisitas"....

Agora as mesmas PL (ou XL, EL...) 36 em push pull eu já acho bem interessantes, embora ai já sejam "animais diferentes" !

Aí a brincadeira fica divertida  Evil

Eu sinceramente recomendaria algum dos pequenos e já testados amplificadores que temos no fórum... o HB-2 e o teen wonder eu montei e fiquei impressionado com os resultados, além do custo benefício ser muito interessante!  Legal!
Registrado
rick
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 116

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 4


« Responder #4 : 08 de Junho de 2022, as 10:08:32 »

Bom, vamos lá pessoal, já montei os que estão aqui no fórum, lógico que sei que transformador de áudio é feito para áudio, e de força para força, eu já realizei inúmeras tentativas com válvulas diferentes e sempre tem essa questão dos transformadores adequados ao projeto. eu penso que é só uma idéia. E sei que sai som, som bom é outra história. O projeto do HB seria o projeto de base. vamos aos testes. é que não sei postar fotos aqui no forum. se alguém puder dar uma força nisso também.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #5 : 08 de Junho de 2022, as 10:25:41 »

é que não sei postar fotos aqui no forum. se alguém puder dar uma força nisso também.

Para postar fotos aqui tem que primeiro hospedar num site externo e colar o link das mesmas no post que você for escrever. Existe um tópico que foi criado especialmente para esses casos mas, não consegui achar o mesmo no momento
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Matheus Halme
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 69

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 18



« Responder #6 : 08 de Junho de 2022, as 10:32:04 »

Para postar fotos aqui tem que primeiro hospedar num site externo e colar o link das mesmas no post que você for escrever. Existe um tópico que foi criado especialmente para esses casos mas, não consegui achar o mesmo no momento

Está na mão! Fica dentro do tópico Dúvidas no fórum.

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=9225.msg170870#msg170870

rick nesse link tem o passo da passo de como postar as imagens.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #7 : 08 de Junho de 2022, as 11:41:41 »

Aí a brincadeira fica divertida  Evil

Bastante !  Evil Mas, é fazer um projeto desses e o preço dessas válvulas disparar...  Cheesy (vide HB-1, Coffee Maker e correlatos)
« Última modificação: 08 de Junho de 2022, as 11:42:38 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Matheus Halme
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 69

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 18



« Responder #8 : 08 de Junho de 2022, as 15:42:17 »

Bastante !  Evil Mas, é fazer um projeto desses e o preço dessas válvulas disparar...  Cheesy (vide HB-1, Coffee Maker e correlatos)

Seria até legal ver isso acontecer, mas a turma está desanimada até com os projetos mais simples, mesmo com tudo mastigado  Sad Quando vejo interesse em levar algo adiante, geralmente é pelo caminho "alternativo" de se fazer a coisa, daí ou a ideia morre prematura ou não tem estudo/dedicação suficiente no processo para produzir algo decente  Lips Sealed
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #9 : 08 de Junho de 2022, as 16:28:37 »

Seria até legal ver isso acontecer, mas a turma está desanimada até com os projetos mais simples, mesmo com tudo mastigado  Sad Quando vejo interesse em levar algo adiante, geralmente é pelo caminho "alternativo" de se fazer a coisa, daí ou a ideia morre prematura ou não tem estudo/dedicação suficiente no processo para produzir algo decente  Lips Sealed

É desse jeito ! Eu já até comentei sobre isso aqui mas, não teve uma recepção muito boa haha, paciência...
Vamos ver se o Rick (Bergamo ?) está animado o suficiente de levar a frente essa ideia
« Última modificação: 08 de Junho de 2022, as 16:30:29 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
FernandoCWB
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 43

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 11



« Responder #10 : 08 de Junho de 2022, as 16:48:17 »

Se o problema é o transformador de saída, não seja por isso _
Esse monstrinho não precisa deles:
https://www.youtube.com/watch?v=u0Y0kPPJyHk
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #11 : 08 de Junho de 2022, as 17:57:33 »

Se o problema é o transformador de saída, não seja por isso _
Esse monstrinho não precisa deles:
https://www.youtube.com/watch?v=u0Y0kPPJyHk

Hahaha ok... mas, 12 delas é um tanto quanto de exagero  Cheesy
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #12 : 10 de Junho de 2022, as 16:37:02 »

Se o problema é o transformador de saída, não seja por isso _
Esse monstrinho não precisa deles:
https://www.youtube.com/watch?v=u0Y0kPPJyHk

Chamar isso de monstrinho é dose! isso é um monstrão.

Hoje em dia eu trabalho em casa, as vezes ligo meu amp valvulado para tocar uma guitarra nas pausas. No calor do Rio de Janeiro, quando esqueço ligado, ele aumenta a temperatura da sala bastante (2 12AX7 e 2 6L6). Esse ai do vídeo ia mudar o microclima do Rio como um todo...

Não foi porque fui eu quem projetei, mas na minha opinião, o melhor amplificador valvulado para iniciantes é o IALL 3.5. Válvula fácil de achar, ainda em produção e transformadores pequenos e com alguns fornecedores locais. Em uma guitarra com boa saída dá até para usar só ele.

Esqueci de dizer que a documentação é para lá de completa.
« Última modificação: 10 de Junho de 2022, as 16:38:04 por hgamal » Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 23 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal