Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 14:58:43


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Recuperando Guitarra Giannini Sonic da década de 80  (Lida 5723 vezes)
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 171

Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« : 27 de Junho de 2022, as 19:45:09 »

Boa noite, amigos.

Depois de algum tempo afastado, eis-me aqui novamente  Roqueiro

Dessa vez com uma história bem interessante: Recuperando (não necessariamente restaurando) uma guitarra Giannini Sonic da década de 80. Para não poluir o tópico, as imagens mostrando um pouco do "antes" estão no link para o album do Flickr, e em seguida um vídeo bem tosco mostrando a guitarra já pronta e funcionando.

Esclarecendo/resumindo alguns pontos, para ser breve, mas no video esses pontos estão explicados:

1- Um amigo meu encontrou essa guitarra literalmente jogada no lixo e me deu de presente, para que eu a usasse como peça decorativa em minha oficina de motos.

2- O captador do braço estava todo desmontado e não funcionava. Consegui arrumar.

3- Substituí a "ponte" original por uma 'Tune-O-Matic'. Na verdade apenas a parte com os 'carrinhos' (saddles) para regulagem de altura das cordas e de oitavas.

4- No vídeo a guitarra já estava "pronta", mas eu ainda não havia regulado as oitavas corretamente. Confesso que a empolgação falou mais alto, mas posso adiantar que, agora, ela já está regulada e soando bem melhor  Cheesy. Tentarei, em breve, gravar alguma música com ela.

Album de Fotos da 'recuperação':
https://www.flickr.com/photos/diegocosta_cps/albums/72177720300138311

Vídeo falando sobre a história dessa guitarra e mostrando um pouco do som dela:
https://www.youtube.com/watch?v=1QfcpdjtvFU


Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 122



« Responder #1 : 27 de Junho de 2022, as 21:03:06 »

Legal demais, parabens!
fiz isso com uma SuperSonic 70 há 2 anos, só que no meu caso, comprei ela por 60 Reais, totalmente destruida, com o corpo descolado em várias partes braço com buracos de unha e trastes acabados, seria para decoração, mas ao testar, os 3 captadores de Alnico funcionavam e acabei restaurando ela inteira, inclusive pintura.

Tambem faltava a ponte e igualmente substitui por uma tune-o-matic, mas utilizei um modelo com rollers.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 171

Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #2 : 27 de Junho de 2022, as 21:12:28 »

Legal também, Doug  Palmas

Eu sinceramente gostei MUITO do timbre dessa guitarra, e dada sua história tenho certeza que você me entende quando digo que "tenho intenção de fazer uma restauração completa" nessa Sonic também  Cheesy

Sei lá, como comentei no vídeo, instrumento tem que ser tocado, não pendurado na parede. E mesmo que porventura seja pendurado na parede, acho legal a ideia de poder pegà-lo a qualquer momento e saber que basta plugar que vai funcionar.

Sendo sincero ainda estou na duvida se mantenho a Sonic como está, ou se faço algo pra melhorar, talvez trocar o escudo, ou repintar, enfim.

Edit: sobre o modelo de ponte com rollers, cheguei a ver alguns no AliExpress, mas devido à minha empolgação e pressa em ver a guitarra montada acabei utilizando uma ponte padrão, que era da Les Paul da minha esposa. A 'base' dessa ponte, onde as cordas são fixadas, arqueou, então troquei o conjunto completo anos atrás, junto com outras peças mais 'estéticas' pra dar uma levantada no visual. Então, como 'sobrou' essa ponte antiga acabei usando ela mesmo. E ainda fixei os pivôs direto na madeira, se colocasse a base deles as cordas ficariam muito altas.
« Última modificação: 27 de Junho de 2022, as 21:17:33 por Diego Bueno » Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 122



« Responder #3 : 28 de Junho de 2022, as 13:21:17 »

Legal também, Doug  Palmas

Eu sinceramente gostei MUITO do timbre dessa guitarra, e dada sua história tenho certeza que você me entende quando digo que "tenho intenção de fazer uma restauração completa" nessa Sonic também  Cheesy

Sei lá, como comentei no vídeo, instrumento tem que ser tocado, não pendurado na parede. E mesmo que porventura seja pendurado na parede, acho legal a ideia de poder pegà-lo a qualquer momento e saber que basta plugar que vai funcionar.

Sendo sincero ainda estou na duvida se mantenho a Sonic como está, ou se faço algo pra melhorar, talvez trocar o escudo, ou repintar, enfim.

Edit: sobre o modelo de ponte com rollers, cheguei a ver alguns no AliExpress, mas devido à minha empolgação e pressa em ver a guitarra montada acabei utilizando uma ponte padrão, que era da Les Paul da minha esposa. A 'base' dessa ponte, onde as cordas são fixadas, arqueou, então troquei o conjunto completo anos atrás, junto com outras peças mais 'estéticas' pra dar uma levantada no visual. Então, como 'sobrou' essa ponte antiga acabei usando ela mesmo. E ainda fixei os pivôs direto na madeira, se colocasse a base deles as cordas ficariam muito altas.

é isso ai, a minha tive que repintar, porque o corpo dela é composto de 4 peças e todas estavam com a colagem comprometida, um completamente solta, presa só pelo escudo, lixei toda, colei e quando apliquei a seladora, ela descolou todas as outras peças (acredito que entrou pela fresta e o solvente terminou de atacar a cola).
sobre a ponte, comprei no ALiexpress também, levou coisa de um mês para chegar, tive que fazer um rebaixo no corpo para usar os pivôs com as buchas, se não, na regulagem mínima ela ainda ficaria com as cordas altas, como você também relatou.


(desculpe a abreviatura, passou despercebida).
« Última modificação: 28 de Junho de 2022, as 20:59:53 por Doug » Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #4 : 28 de Junho de 2022, as 14:22:18 »

As vezes aumentando um pouco a angulação do braço (com calços) diminui esse problema com as cordas altas.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
tarsilioyanko
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 143

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 21


GuitTar!!!


« Responder #5 : 29 de Junho de 2022, as 11:04:05 »

Um tio meu que teve uma Banda nas antigas tem uma desse modelo aqui! Só o corpo com o braço, que no caso é inteiriço!
Segundo esse cara ai desse blog, fala que ela pode ser dos anos 60 em diante.

https://www.youtube.com/watch?v=kfez6g9HJnI

https://minhaguitarradecedro.blogspot.com/2016/05/guitarra-tranquillo-giannini-sonic-anos.html
« Última modificação: 29 de Junho de 2022, as 11:05:24 por tarsilioyanko » Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 770

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #6 : 01 de Julho de 2022, as 14:30:45 »

Muito bom!
Eu tenho uma dúvida sobre os captadores. Já que você abriu, a construção deles é semelhante aos p90 compatíveis com cavidade para humbucker, ou é só um single coil estreito com uma capinha mais larga?
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #7 : 01 de Julho de 2022, as 21:49:47 »

Sem dúvida foi uma bela iniciativa recuperar uma guitarra tão fraca.
A Gianinni na época mentia muito sobre a qualidade dos seus produtos.
Dizia que utilizava mogno no corpo quando na verdade era uma madeira bem inferior.
Eu mesmo tenho uma guitarra Gianinni do início dos anos 80 que torceu o braço e não é mais possível tocá-la.
« Última modificação: 01 de Julho de 2022, as 21:51:22 por Ramsay » Registrado
tarsilioyanko
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 143

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 21


GuitTar!!!


« Responder #8 : 02 de Julho de 2022, as 01:46:38 »

A que meu tio tem é em Cedro mesmo. Porém ela deve ser dos anos 70.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #9 : 02 de Julho de 2022, as 09:40:25 »

A que meu tio tem é em Cedro mesmo. Porém ela deve ser dos anos 70.

A giannini fabicava (e ainda acredito que fabrica) muito de seus instrumentos em cedro eu mesmo tenho uma Stratosonic da década de 90 aqui com o corpo em cedro. Cedro é uma excelente madeira se bem utilizada
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 770

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #10 : 02 de Julho de 2022, as 15:36:10 »

Cedro é uma madeira bem estável, mas como toda madeira, a estabilidade depende do corte empregado. Eu consegui uma boa peça de Cedro por aqui. A parte que mais se aproximava de um corte radial usei para o braço. Não criou torções e responde muito bem ao tensor. Fiz uma quase réplica de uma epiphone coronet.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #11 : 03 de Julho de 2022, as 12:00:03 »

Cedro é uma madeira bem estável, mas como toda madeira, a estabilidade depende do corte empregado. Eu consegui uma boa peça de Cedro por aqui.

Exatamente ! O leigo tende a pensar que é só usar qualquer tipo de corte da madeira e pronto...
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 171

Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #12 : 01 de Agosto de 2022, as 10:45:15 »

Bom dia, me desculpem pelo sumiço. Tentarei responder à todos.

@kem:
Pensei em calçar o braço mudando a angulação, mas devido ao fato de não haver tensor e estar com um leve arqueamento não rolou, então tentei deixar o mais baixo que deu na medida do possivel com a nova ponte.


@tarsilioyanko:
A minha ainda é uma incognita, pois está gravada GG01T, mas as caracteristicas são todas da AE01T.

@darkislanio:
O P90 é um tanto quanto diferente, tando te single quanto de humbucker. O P90 é single coil,mais largo que um single padrão porém menor que um Humbucker. A construção em si também é diferente. De modo geral, Single tem fileira de polos alinhada com o imã, humbucker tem imã centralizado e duas fileiras de polos paralelas à ele. Já o P90 é o inverso, com uma fileira de polos centralizada, com dois imãs paralelos á ela.

Na imagem, à esquerda está o P90, e à direita um Humbucker. Os imãs estão marcados em vermelho, e os pólos em azul. Tentei anexar a imagem diretamente mas não consegui: https://i.imgur.com/CVWMVbW.png

@Ramsay:
A minha ainda está 'tocável'. Obviamente não é a melhor guitarra do mundo, mas ainda dá pra usar, e melhorou um pouco após baixar e alinhar as cordas com a nova ponte.

@TODOS:
Tenho uma antiga Dolphin aqui que não me desfaço por nada. Não sei o ano dela, mas o corpo é cedro rosa com braço marfim (ambos em peça unica).

« Última modificação: 01 de Agosto de 2022, as 10:53:25 por Diego Bueno » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.053 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal