Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 04:07:11


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Transformador de saída foi pro saco  (Lida 6061 vezes)
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« : 13 de Agosto de 2022, as 01:26:47 »

Pois é, hoje, quando puxei a ponta do plug P10 que liga um valvulado a uma caixa, a cobertura de plástico do plug se esfacelou na minha mão.
Então, resolvi trocar o plug por um outro mais antigo que possuo e aparentemente mais confiável.

Só que eu me dei mal, porque a nova cobertura quando rosqueada causava um curto entre os 2 contatos (tip e terra) que eu não testei antes de usar.

Daí eu liguei o valvulado, não saiu som nenhum e no máximo uns 20 segundos depois eu o desliguei.

Então, utilizando um novo cabo eu liguei o valvulado e ele funcionou, mas, após um curto tempo, de repente, a potência do som caiu muito, tipo de 50W para 1W ou menos e o volume diminuiu muito.

Daí o que eu pergunto é: será que os 20 segundos que o transformador de saída ficou com o secundário em curto são suficientes para colocar espiras em curto no primário a ponto de o som só sair muito baixo e degradado??

É verdade que esse transformador de saída (há uns 8 anos atrás) já tinha sobrevivido (apesar do cheiro de esmalte aquecido que deu) ao pipoco de uma válvula 6L6 e ao escurecimento de uma EL34 das 4 que tentei ligar juntas. Mas, isso só aconteceu após umas 2 horas de uso.
« Última modificação: 13 de Agosto de 2022, as 01:29:51 por Ramsay » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 13 de Agosto de 2022, as 11:06:17 »

Desfaça as ligações do transformador de saída com o amplificador e meça a resistência do primário, do secundário e entre o primário e secundário. Se tudo estiver aparentemente normal, retire o transformador e ligue o primário na tomada (127 ou 220 V) e veja quanto tem de tensão no secundário (em cada tomada de impedância de saída e o comum, sem carga) e veja se a relação de espiras bate mais ou menos com o esperado (razão de espiras = raiz quadrada da razão de impedâncias primário/secundário).

Não tema ligar o primário na tomada, afinal esse transformador foi feito para ser ligado em tensões muito maiores. Se estiver bom, nada de ruim vai acontecer. Se estiver ferrado, já está ferrado mesmo e também não terá prejuízo maior, apenas fique atento para desligar rapidamente o primário da tomada.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #2 : 13 de Agosto de 2022, as 11:20:54 »

Complementando o que o Xformer disse, se você ligar o transformador na tomada através de uma lâmpada incandescente em série, de uns 40W ou menos, você não precisa ter nenhuma preocupação. Caso a Lâmpada acenda, será comprovado o defeito no componente. Use uma lâmpada compatível com a tensão da tomada.

 Smiley
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #3 : 15 de Agosto de 2022, as 17:31:43 »

Agradeço aos colegas pelas sugestões.
Eu pretendo abrir o valvulado em breve e digo em breve porque hoje liguei o dito e ele funcionou com som e volume normais.
Isso me deixou encucado e fico me perguntando se a queda abrupta de volume só acontece após um determinado tempo de funcionamento e com bastante potência aplicada na caixa o que aqueceria o transformador de saída e provocaria o problema.
Por desencargo deixei ligado o valvulado por uns 40 minutos, mas sem tocar a guitarra e após esse tempo o som e volume continuaram normais e o transformador de saída ficou apenas levemente morno, quase frio.

Amanhã pretendo ligar um gerador de áudio na entrada do valvulado e injetar uma onda senoidal de intensidade adequada por uns 40/50 minutos e ligar na saída de 8 ohms, como carga, um resistor de 8 ohms/50W.
Após esse tempo eu verifico o aquecimento do transformador de saída e conforme for religo a caixa pra ver se o som e volume permanecem normais ou decaem.

Mas, para fazer o teste eu pergunto: qual seria a frequência ideal e seria melhor usar uma onda quadrada ao invés de senoidal?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 15 de Agosto de 2022, as 17:49:26 »

Eu acho que foi algum mau contato em algum soquete e a válvula de saída. O transformador  não deixa de funcionar só porque esquenta.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #5 : 15 de Agosto de 2022, as 18:14:47 »

Citar
Eu acho que foi algum mau contato em algum soquete e a válvula de saída. O transformador  não deixa de funcionar só porque esquenta.
Mas, não esqueça que esse transformador de saída ficou com os terminais da caixa em curto por uns 20 segundos.
Será que esse tempo não foi suficiente para prejudicar o enrolamento do primário?

No caso são válvulas de saída em push-pull e elas são presas por molas em arco que ficam na base do soquete e  são bem duras e firmes. É difícil tirar uma válvula fora, mas, em todo caso vou remove-las e passar bombril nos pinos e spray de limpeza nos furos dos soquetes.

E quando fizer isso eu aproveito e calculo a impedância do primário através da medição da voltagem no secundário de 8 ohms com o primário do transformador ligado em 127v.
E quanto ao teste com o gerador de sinais, pelo jeito, não vai acrescentar nada confere?
Obrigado.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #6 : 15 de Agosto de 2022, as 18:30:57 »

Se for testar algo com gerador de áudio, pode usar 40 Hz, 120 Hz, 400 Hz, 1000 Hz, 2500 Hz, 5000 Hz  e já levanta a resposta em frequência.

O curto circuito pode ter esquentado os contatos entre os pinos das válvulas e os soquetes pela corrente elevada.  No transformador, se tivesse rompido alguma isolação, ela permaneceria, ainda mais se ocorreu carbonização.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #7 : 15 de Agosto de 2022, as 18:45:15 »

20 segundos acho que não deu pra carbonizar nada , até porque não apareceu nenhum cheiro de queimado ou de aquecimento de esmalte de fio de cobre, apenas com o curto, o som não apareceu e eu imediatamente desliguei.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #8 : 15 de Agosto de 2022, as 19:28:19 »

Existem amplificadores em que o jack de saída dá curto proposital na saída do ampli. Creio que eles considerem que um curto na saída seja menos prejudicial do que uma saída sem carga. De todo modo não é por isso que se deva dar curto e ficar insistindo em tocar pra ver se sai som.

 Sad
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #9 : 16 de Agosto de 2022, as 18:02:20 »

Descobri o defeito. O valvulado tem na saída 2 jacks P10 ligados em paralelo (a seleção de impedância é feita por chaveamento manual) e o que estava causando falha no som e falta de volume era acúmulo de poeira no contato com o tip do jack P10 direito. Como sempre usei o jack P10 esquerdo, ao longo dos anos, o jack P10 direito acumulou poeira o suficiente para propiciar falha no contato do secundário com a caixa.
Então, borrifei spray de limpeza de contatos no jack direito, inseri um plug P10 e rotacionei bastante para tirar a poeira e deu certo.
E era isso, apenas isso.
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #10 : 18 de Agosto de 2022, as 18:49:53 »

O problema voltou a ocorrer. Bem que eu tava achando fácil demais a causa ser tão somente um jack empoeirado.

Abri o valvulado e logo de cara notei que uma das válvulas de  potência tava com o getter todo branco.
Então medi os componentes próximos ao soquete da válvula e constatei que o resistor de fio da grade auxiliar estava aberto.
Troquei o resistor por outro idêntico, coloquei um novo par de válvulas, liguei, medi a corrente quiescente e as tensões DC das placas e grades auxiliares. Por fim dei uma reajustada no trimpot de bias, liguei e ficou tudo nos conformes.

Feito isso, desliguei o valvulado, descarreguei os capacitores eletrolíticos da fonte, desconectei o transformador de saída e parti para a medição de dados para o cálculo da impedância do primário.
Conforme sugerido, liquei uma lâmpada série de 40W e aferi os seguintes dados:
Resistência total do primário: 72Ω
VPri: 129Vac
VSec (8Ω): 8.4Vac

Relação de espiras: VPri/VSec = 129/8.4 =15
Impedância do primário: (15)² x 8 = 1800 Ω ou 1.8 K.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #11 : 18 de Agosto de 2022, as 20:15:20 »

Perfeito. Um transformador de saída queima. Mas não é tão fácil acontecer isso.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #12 : 18 de Agosto de 2022, as 20:17:55 »

Que amplificador seria esse ? Fabricante e modelo
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #13 : 19 de Agosto de 2022, as 17:17:53 »

Citar
Perfeito. Um transformador de saída queima. Mas não é tão fácil acontecer isso.
Mas, aí é que tá. O transformador de saída em si não queimou. Acredito que talvez o curto no plug P10 intensificou tanto a corrente no primário que fez o resistor de grade auxiliar abrir o que fez a válvula de potência pifar.
« Última modificação: 19 de Agosto de 2022, as 20:42:48 por Ramsay » Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #14 : 02 de Setembro de 2022, as 22:06:07 »

INFORMAÇÃO IMPORTANTE PARA QUEM USA AMPLIFICADORES VALVULADOS:
Se o amplificador valvulado perder potência e qualidade sonora e ao abri-lo encontrar uma válvula de saída com a cabeça branca (getter) não substitua a válvula de saída por uma nova porque ela vai funcionar por uns 2 ou 3 minutos e após isso vai dar um pipoco (pouco audível) e em poucos minutos a válvula nova vai ficar com a cabeça branca também.
E o causador disso é o resistor de grade auxiliar da válvula que abriu, apesar de continuar com aspecto de novo.

No meu caso, em particular, eu penso que o curto na saída é que fez o resistor de grade auxiliar abrir e provocar todo o problema, mas, não tenho certeza...
« Última modificação: 02 de Setembro de 2022, as 22:07:40 por Ramsay » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal