Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 10:43:01


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Sugestão de altofalantes  (Lida 4843 vezes)
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 171

Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« : 09 de Agosto de 2022, as 19:36:29 »

Fala, galera. Confesso que ando meio sumido do fórum, então não sei se já comentaram sobre eles aqui.

Recentemente comprei um contrabaixo e decidi montar um amplificador para ele. No fórum ContrabaixoBR o 'queridinho' da galera era o Selenium 12pw5, atualmente descontinuado. Após algumas pesquisas, decidi adquirir o modelo 12SMB800 da Triton e, posteriormente, conversando com um técnico da empresa, ele comentou sobre uma linha especifica para Guitarra e Contrabaixo. Os respectivos modelos são:

Guitarra:
Backbone GB50V 12"
8 Ω@50W
60 Hz a 5,2 kHz
100 dB SPL (1W@1m)

Contrabaixo:
12BSW250 12"
8 Ω@250W
40 Hz a 4,5 kHz
95,5 dB SPL (1W@1m)

Eu não sei fazer a leitura de parâmetros para saber até onde são bons ou não, mas fiquei curioso. E tempos atrás me lembro que havia uma certa "dificuldade" em encontrar bons falantes, então deixo aqui essas sugestões caso alguem se interesse e queira se aprofundar mais.

No site do fabricante disponibilizam um PDF com os parametros Thiele/Small, mas também sei que "no papel" é uma coisa, na prática pode ser outra, enfim. De qualquer forma em breve testarei na prática o 12SMB800, que embora seja indicado para linha Pro, os parametros me fazem crer ser também adequado para aplicação em amplificadores de contrabaixo. Pelo sim ou pelo não, após testar passarei um feedback aqui. Aliás, também estou devendo comentários sobre o Oversound 300w10 que comprei para o TSW.


PS 1: Não sei o motivo, mas não consigo adicionar nenhum link externo, nem mesmo anexar imagens externas via BBCode(armazenadas no Imgur), por isso não postei os links para cada modelo. Por esse motivo não consegui adicionar uma "tabela" comparativa que fiz com vários modelos supostamente 'bons' para contrabaixo. Pretendo fazer uma tabela igual com uma lista de altofalantes indicados para guitarras, como meio de manter um 'histórico' para comparação mesmo se os modelos forem descontinuados, sei lá.

PS 2: Não sei se ao comentar sobre valores eu estarei infringindo alguma regra, mas apenas à nivel de informação, o Backbone custa em média R$730, e o BSW R$790.  Não se trata de 'propaganda', inclusive recebi indicações de outra marca/modelo que pesquisarei melhor e adicionarei nesse post.

« Última modificação: 09 de Agosto de 2022, as 19:37:09 por Diego Bueno » Registrado
nediam_461
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 42

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 2


« Responder #1 : 09 de Agosto de 2022, as 20:43:59 »

Boa Noite,

Eu uso os EldPower Handmade, pra guitarra, gostei do som.

Uso um Master 75 atualmente de 75W, 12". O Amplificador que jogo nele é o Borne T7.
« Última modificação: 09 de Agosto de 2022, as 20:49:08 por nediam_461 » Registrado
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 171

Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #2 : 10 de Agosto de 2022, as 11:29:48 »

Boa Noite,

Eu uso os EldPower Handmade, pra guitarra, gostei do som.

Uso um Master 75 atualmente de 75W, 12". O Amplificador que jogo nele é o Borne T7.


Agradeço a informação, brother.

Vou pegar as informações dele e colocar na lista comparativa também. Roqueiro
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #3 : 10 de Agosto de 2022, as 14:47:46 »

Sobre os parâmetros que você postou, claro, o falante que promete respostas pro lado do grave seria melhor pra você, mesmo por conta de que a potência suportada é mais compatível com o seu instrumento. Sobre ele ser "bom" aí é questão de gosto, e de escutar em funcionamento.

Os parâmetros T-S são uma ótima ferramenta pra se projetar caixas, e ver que elas fiquem do tamanho ideal pra reproduzir os graves que são possíveis com aquele falante, sem deixar com que eles acabem se estragando por conta de um projeto errado.

Todos os fabricantes possuem linhas de falantes que podem servir pra contrabaixo. Claro que uns melhores do que outros. Os falantes específicos pra guitarra são os mais complicados em termos de resposta.

Aqui vai um link de um fabricante nacional que faz uma linha específica de falantes pra instrumentos: O BGT Speakers :
https://www.bgtspeakers.com.br/

PS1- Não entendo os motivo de você não conseguir postar links pra fotos e outros endereços, pra mim funciona bem. Talvez você esteja fazendo algo errado.
Leia aqui que pode ajudar: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=9225.msg170870#msg170870

PS2- A título de informação não tem problema.

« Última modificação: 10 de Agosto de 2022, as 14:48:51 por Matec » Registrado
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« Responder #4 : 11 de Agosto de 2022, as 00:49:00 »

Muito cuidado ao escolher um falante por lista de parâmetros. O 12pw5 ou 15pw5 eram admirados pelo som e durabilidade. Eu mesmo fazia parte do contrabaixoBR até que a perseguição e patrulhamento me fizeram sair de lá, mas meus posts estão no forum contrabaixobr ainda, oui deveriam estar.
Para contrabaixo, do nacionais, só achei um snake que era superir ao pw5, o resto sempre ficou bem abaixo.
Registrado
phcsartor
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 11

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 4


« Responder #5 : 12 de Agosto de 2022, as 12:15:23 »

Opa, eu fiz uma caixa 1x12 utilizando o 12 STEEL 300 da Oversound e ficou muito bom com o cabeçote Hartke HA2500.

Utilizei os parâmetros T/S para construir a caixa simulando no WinSD, e atendeu perfeitamente para pequenas gigs. Para espaços maiores 2 caixas desta devem fazer um belo som.
Registrado
jplavareda
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 538

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 33


« Responder #6 : 13 de Agosto de 2022, as 07:20:00 »

Uso um snake 12 polegadas modelo ESV612 há uns 6 anos. Considero um falante muito bom para contrabaixo. Utilizo com um gallien Krueger mb500 fusion.
Registrado

Belo Horizonte - MG
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal