Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 23:21:47


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dúvida - Antigo Sanwa AT-1 para transistor de germânio  (Lida 7037 vezes)
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« : 11 de Agosto de 2022, as 11:55:10 »

Olá amigos, tenho um antigo Sanwa AT-1 e estou tentando medir transistores de germânio com ele, porém tem MUITO tempo que não uso ele e estou em dúvidas se estou medindo corretamente.

Alguém poderia me dar uma ajuda?? Está correto?

Link do youtube aonde estou medindo um transistor de germânio 2SD30 NPN
https://www.youtube.com/watch?v=KFSXErltltY

Fotos do aparelho




OBS: aparelho adaptado com pilhas novas.
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #1 : 11 de Agosto de 2022, as 13:53:23 »

Credo... ele tem escala de alpha ! Põe antigo nisso !
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #2 : 11 de Agosto de 2022, as 13:54:42 »

Emanuel, aparentemente pelo o que eu vi no vídeo, o seu procedimento parece correto.  Presumo que você não tenha o manual do aparelho ou esteja escrito em japonês  (se tiver, disponibilize pra gente ver).

Não se preocupe com a diferença do ganho medido com o testador digital e esse da Sanwa. O ganho depende muito do valor das correntes usadas para a medição.

Esse aparelho é mais uma das suas relíquias, muito legal, não conhecia esse instrumento.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #3 : 11 de Agosto de 2022, as 16:31:14 »

Emanuel, aparentemente pelo o que eu vi no vídeo, o seu procedimento parece correto.  Presumo que você não tenha o manual do aparelho ou esteja escrito em japonês  (se tiver, disponibilize pra gente ver).

Não se preocupe com a diferença do ganho medido com o testador digital e esse da Sanwa. O ganho depende muito do valor das correntes usadas para a medição.

Esse aparelho é mais uma das suas relíquias, muito legal, não conhecia esse instrumento.

Infelizmente não tenho o manual do aparelho, e quando tentei solicitar o esquema neste site, eles me enviaram uma única página por email que só tem o esquema elétrico sem os valores dos componentes _

https://www.radiomuseum.org/r/sanwaelec_transistor_checker_at_1_a.html

Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 11 de Agosto de 2022, as 17:11:27 »

Bom, não tem muito segredo, o uso é até intuitivo. É questão de selecionar a polaridade do transistor (NPN ou PNP), o tipo de uso (de potência ou uso geral), fazer o ajuste de zero (ajuste grosso e ajuste fino) e depois passar a chave para medir o ganho (beta) ou a corrente de fuga.  O seu vídeo já é um manual de operação.  Palmas
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #5 : 11 de Agosto de 2022, as 21:06:36 »

Tenho uma observação a acrescentar, talvez muito importante, o transistor do vídeo foi medido a um clima aproximado de 38º (de tarde em Belém). Tem um pessoal que defende que deve ser medido em até 25º C
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #6 : 12 de Agosto de 2022, as 09:47:46 »

Putz  38 graus !  Tá quase 30 graus a mais que aqui em São Paulo.

Se eu me lembro bem, os transistores de germânio tem uma deriva térmica maior que os de silício, mas não sei se isso vai influenciar muito no ganho (mas influencia), na corrente de fuga talvez.  De qualquer forma tente medir logo depois de deixar o transistor na geladeira.
« Última modificação: 12 de Agosto de 2022, as 20:35:12 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #7 : 16 de Agosto de 2022, as 13:38:30 »

Emanuel, achei um manual de um multímetro da Sanwa (YX360TR) que também testa transistores como o seu aparelho. Acredito que o procedimento seja parecido, senão igual ao do seu aparelho.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Como para medir o beta precisa ter um adaptador (Sanwa HFE-6T), resolvi montar um para o meu clone chinês do Sanwa YX360.  

Basicamente é apenas um resistor de base que precisa ser ligado entre a base e o coletor.  Fiz o adaptador com dois pinos banana e 3 garras-gancho (poderiam ser garras jacaré).  Para transistores de silício, o resistor é de 20 kohms e para medir o beta de transistores de germânio, o resistor é de 27 kohms.

O medidor não tem aquela precisão maravilhosa, mas quebra o galho e permite a mensuração de transistores com encapsulamento e terminais que não cabem nos soquetes existentes nos multímetros digitais.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
O multímetro tem a escala para fuga de corrente do transistor (Iceo) e para o hFE (Ic/Ib  até 1000).
Se a fuga estiver dentro da faixa vermelha, então o transistor é aceitável. Além disso, a fuga é muito grande.

O adaptador que eu fiz:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 16 de Agosto de 2022, as 18:59:57 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #8 : 23 de Agosto de 2022, as 18:26:04 »

Emanuel, achei um manual de um multímetro da Sanwa (YX360TR) que também testa transistores como o seu aparelho. Acredito que o procedimento seja parecido, senão igual ao do seu aparelho.

Obrigado xformer, inclusive com sua dica eu descobrir que acontece a mesma coisa com o meu multímetro digital da UNI-T (um adaptador com resistência).

E aqui nesse vídeo ele ensina exatamente a mesma coisa, apenas vou postar para reforçar sua dica
https://www.youtube.com/watch?v=RQeTnco19iI
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #9 : 04 de Setembro de 2022, as 09:39:54 »

Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal