DUVIDA, tentando ler esquematico

Started by anaksun, 02 de November de 2010, as 14:34:33

Previous topic - Next topic

anaksun

Guest
Bem negocio eo seguinte, estou tentando fazer meus proprios layouts, ja sei usa o eagle , mas  gosto de fazer as coisas na unha , e como não sei ler esquematico fico sempre preso ao layout ja pronto, me deixando sempre com os problemas de confeção de placas ( deixa eu terminar alguns testes para mostrar o que fiz com aquelas placas ja perfuradas , sai o layout certinho , pequeno , para teste  achei mais facil) então a duvida e o seguinte , tento ler os esquematicos tipo este mas não faço a minima ideia  o que fazer com aqueles triangulos verdes que não vão para lugar nenhum  ??? ???

partindo do principio,  o sinal positivo e aquele traçado  em linhas ?
o negativo seria estes triangulo , então bastaria liga-los uns nos outros ?
os capacitores que não informam polaridade sempre serão bipolares?
os traços em vermelho e sempre um resistor ?
os traços que se cruzam  entre o R1 100k  e o R1 150k realmente se interligam proximo ao transistor ?

desde ja agradeço.....

Mensagem Mesclada

se liga no que achei
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-155869135-placa-distorco-krank-monte-vc-msmo-seu-pedal-1190-projetos-_JM

Jairo

Handmaker
É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem
Eu vou passar para voce um link com várias apostilas para download livre. Tem duas muito boas ensinando a projetar corretamente placas.

http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?t=306
Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!

eduguitarhacker

**
Freqüente
  1. edu_guitarhacker@hotmail.com
Aproveitando a oportunidade eu só queria esclarecer uma duvida, nesse esquema abaixo tem umas partes em que o circuito é enteronpido e escrito VCC ou VBB na frente, isso significa que eu devo interligar tdas as VCCs juntas? o mesmo fale para a VBB?

Grato

Espanhol

Hand MasterMind
Só uma observação.Não existe dois "R1"(Salvo em um esquema estéreo, porém, estes seriam "R1a,R1b"). Ocorreu um erro, um descuido no esquema. Um dos dois alí é "R2".
"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".

eduguitarhacker

**
Freqüente
Espanhol

Afinal, de que esquema você está falando? se for do meu, o que os resistores tem haver com os Vcc e Vbb? :s

Espanhol

Hand MasterMind
Quote from: eduguitarhacker on 02 de November de 2010, as 18:56:28
Espanhol

Afinal, de que esquema você está falando? se for do meu, o que os resistores tem haver com os Vcc e Vbb? :s
É do primeiro...rs... 
No seu esquema eu não sei oque é vbb!

eduguitarhacker

**
Freqüente

Jairo

Handmaker
Acredito que ele usa alimentação simétrica. Vcc seria o positivo e vbb o negativo (não o terra).

Espanhol

Hand MasterMind
Pesquisei um pouco e oque entendi é que vbb é a tensão maxima aplicada na base do transistor.

No seu esquema o2sc1815.

hgamal

Hand MasterMind
Pessoal, calma:

1) "triângulos verdes" = terra

2) Vcc e Vbb foi como o autor chamou alguns pontos do circuito. No caso Vcc é a tensão fornecida pela bateria e Vbb o ponto onde é obtida metade da tensão fonte.

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar

Espanhol

Hand MasterMind
Boa noite Gamal. Oque eu entendi está certo? Vbb é atensão aplicada na base do transistor?

hgamal

Hand MasterMind
Quote from: Espanhol on 02 de November de 2010, as 21:18:07
Boa noite Gamal. Oque eu entendi está certo? Vbb é atensão aplicada na base do transistor?

Termos técnicos dependem do contexto, as vezes Vbb quer dizer isto mesmo, mas não foi o caso no circuito acima.
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar

eduguitarhacker

**
Freqüente
Entao, eu só queria saber o que eu faço com aquelas pontas?! Não é só esse circuito, mas MUITOS que eu vi tem alguma coisa parecida com isso, só muda os nomes.

Jairo

Handmaker
Se eu entendi bem, voce vai precisar, quando for projetar a placa, aplicar a tensão vcc onde ela é exigida e a tensão vbb onde ela é exigida. No esquema que voce postou, no canto superior esquerdo, tem o esquema para obter vcc e vbb. No generalguitargadgets tem uma placa desse pedal. Dá uma olhada lá e vê como o projetista resolveu o layout.