Duvida - Isolamento Acústico barato pra Home Studio

Started by archers, 03 de November de 2010, as 18:12:06

Previous topic - Next topic

M.F

Guest
é como eu disse, "não ficou nem 70%."(nem 50%)
Agora, pra fazer uma coisa mais bem fazida  ;) tem ter money mesmo.

flaviobei

Guest
é, infelizmente em música $$ é poder (não só em música né?) mas tudo é muito caro nesse meio... sem dinheiro só resta o improviso

diego.fcs

Colaborador
  1. diego.fcs@hotmail.com
Só não se esqueçam da parte "civil" da coisa, verifiquem se a estrutura está 100%, sem infiltrações de água, mofo e tudo mais. E acho que é meio complicado deixar espuma exposta porq causa de limpeza, talvez seja interessante fazer como no link que passaram, colocar um isolamento e por cima fazer uma nova parede com MDF e passar uma tinta, que fica fácil de fazer limpeza, fora que evita poeira, mofo e até problemas respiratórios.
Parem o mundo que eu quero descer.

roadie

Guest
Galera, no site antigo eu fiz um tutorial sobre isolamento de estúdios com caixas de papelão. Eu, apesar de estar como iniciante, participei das primeiras versões do Handmades, mas tive que me afastar por falta de tempo. Eu ainda estou usando aqui em casa, a mais de 4 anos e nunca deu baratas ou coisa parecida.

diego.fcs

Colaborador
  1. diego.fcs@hotmail.com
Eu to com uma dúvida aqui, tenho um estúdio de ensaios em casa, só que ele é bem quadrado, e o teto é baixo, e o piso é cerâmico, to começando a usar ele agora, e percebo que a reverberação é muito grande.

Coloquei um tapete no chão daqueles um pouco peludos, ajudou bastante, tinha um sofá que retirei, e percebi que ele ajudava bastante em conter a reverberação.

To pensando em fazer um isolamento aos poucos, pensei em colocar uma espuma em uma das paredes ou no teto por enquanto, por onde começo?

Marcos Câmara

*
Iniciante
Mateus 11:28
Comece pela parede. O teto você deixa por último, pois as vezes não é necessário o isolamento do dele.
Um bom teste para perceber onde a reverberação é maior, é o de andar pelo espaço batendo palmas bem forte.

diego.fcs

Colaborador
  1. diego.fcs@hotmail.com
Ontem dei uma analisada lá e vi que o teto acho que não precisará, a idéia é dar uma leve isolada e tirar um pouco da reverberação. O rolo da espuma "casca de ovo" aqui tá 66,00 reais o metro, o rolo tem uns 2m de largura. Pensei em fazer um barrado na parede com a largura do rolo em boa parte do estúdio (3,60x3m com 2,40m de altura), pensei em 3 paredes e parte da outra, que é onde tem uma janela.

flaviobei

Guest
cara, onde você tá? R$66,00 o metro tá muito caro.

no brás, tem essa espuma em placas de 2m x alguma coisa e plaquinha de 40x40, algo assim, e sai + - R$25,00 o metro

diego.fcs

Colaborador
  1. diego.fcs@hotmail.com
Aqui é 66,00 o metro linear, o rolo tem uns 2m de largura. Achei caro também, to dando uma estudada aqui, o grande problema que eu acho que terei é a poeira que vai juntando nessas espumas.

diego.fcs

Colaborador
  1. diego.fcs@hotmail.com
Sábado agora fiz um teste interessante. Peguei 2 colchões que tinha em casa e coloquei um em cada canto do estúdio, de pé, a acústica melhorou da água pro vinho.

diego.fcs

Colaborador
  1. diego.fcs@hotmail.com
Galera, ganhei um pouco de espuma dessas tipo cartela de ovo, só que ela não está toca certinha, como foi retirada de outro lugar, os pedaços estão irregulares nos cortes, estou pensando em colar em um compensado de 4mm e depois forrar com algum tecido bacana, para depois parafusar na parede, será que com courvin vai perder um pouco as propriedades da espuma?

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Courvin não seria a melhor opção!
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

Roberto Alves

Hand MasterMind
O melhor a se fazer, sempre, é dar um espaço de ar entre camadas diferentes.
O som quando muda de meio físico para ar é bastante atenuado.
Procure colocar ripas de madeira e nelas placas presas, depois a espuma.
Se puder não use madeira e sim dry wall.
Antes da espuma pode ir uma cortiça ou outra camada diferentes de alguma coisa como o dry wall que falei.
Ou até os dois.
Lembre-se de revestir o piso e o teto também.
E colocar placas abafadoras no teto e paineis nas paredes para evitar reflexões indesejáveis.
Há cálculos horríveis para se saber onde se colocar, que tamanho usar, e qual angulo mas dá pra se fazer uma coisa no feeling.
Outra coisa importante é saber onde colocar cada instrumento. Tenha em mente que os graves são acentuados nos cantos portanto, um bom lugar para um amp de baixo mas não para PA (teclado, voz, guitarra).

Já falamos muito isso em outro tópico.
Procure aqui que achará.

abraço,
Roberto

Eclético mas com parcimônia!!!

diego.fcs

Colaborador
  1. diego.fcs@hotmail.com
To pensando em deixar um pequeno espaço entre os painéis e a parede, pensei no courvin pensando no caso de limpeza, mas não dará certo, vou ver se acho um tecido mais bacana. Infelizmente não posso pensar muito em usar dry wall, além da verba ser curtíssima, tenho um problema de espaço, a idéia é mais para dar uma quebrada na reverberação e deixar a qualidade do som melhor.