Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 15:38:10


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Duvida - Isolamento Acústico barato pra Home Studio  (Lida 57350 vezes)
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #30 : 03 de Abril de 2012, as 10:53:49 »

Algodão cru!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Alex_Rios
Visitante
« Responder #31 : 03 de Abril de 2012, as 14:56:16 »

Fala galera!

Acho que materiais reciclados com custo baixo seria uma boa opção, como isopor velho, espuma de colchão, caixa de ovo, compensado! No meu caso em especifico, grana curta  Sad , fiz uma pequeno quarto de ensaios com uma camada de caixa de ovo, no meio um compensado fino e uma camada exterior com espuma comum, não me recordo os valores, mas não saiu muito caro, e resolveu meu problema de volume, quanto as pragas nada que uma dedetização não resolva, e poeira uma pano úmido já resolve parcialmente.
Registrado
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #32 : 03 de Abril de 2012, as 15:02:40 »

Algodão cru!

Pois é Alex, tenho em casa uns tecidos de algodão mais grosso, é o que eu quero, só que são brancos, queria algo desse tipo porém com umas estampas bacanas, algo listrado, ou um xadrez legal e ir fazendo cada painel de uma maneira, porém uma idéia é pegar esse algodão e pintar ele, fazer uns troço louco. Vou pensar em algo aqui e quando fizer colocarei umas fotos.
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
Brunotrema
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 293

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 7



« Responder #33 : 03 de Abril de 2012, as 16:54:24 »

Galera tá confundindo isolamento com tratamento...

Utilizar materiais como espuma, "caixa de ovo", algodão cru (esse pode ser isolante sob determinada densidade), é tratar o local. O amigo Eddietavares postou ótimos links sobre o assunto.

Tratar um ambiente significa tratar os modos de uma sala, tempo de reverberação de faixas de frequência... é controlar dentro da sala. O isolamento a que os amigos estão se referindo é impedir o som interno de sair da sala ou o externo de entrar (impedir transferência de som entre ambientes).

Eu vi o post do Roadie na época, e realmente ficou muito interessante o isolamento feito por ele. Se não me falha a memória ele fez várias "pedras" com papelão e cola (certo?). Também acompanho o fórum como leitor, só interajo as vezes...

A questão é que o isolamento se dá através de massa. Não adianta, você pode matar determinada frequência dentro da sala com espuma, aparentemente do lado de fora o volume é menor, mas o ouvido de quase nada serve nesses casos. Sempre tenha em mente três coisas para o isolamento:
1- Nível de ruído interno ou externo (dependendo da aplicação do seu estúdio, ensaio ou gravação);
2- Densidade dos materiais utilizados;
3- Verba.

As alternativas mais baratas de isolamento certo (garantido) são dry-wall com lã de rocha ou vidro. É possível fazer ainda o tratamento da sala junto com o isolamento, mas vai depender caso a caso, variando com as dimensões da sala.

Supondo uma sala de ensaio pequena, 4m de largura, 3m de altura e 2,80m de largura, sem tratamento acústico algum, através de um cálculo modal (http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=244) é possível ver que a resposta de frequências lá dentro é bem ruim, excesso em 40Hz e falta em 100Hz (pra cima disso são harmônicos, não sendo necessário calcular acima de 250Hz...). Logo é necessário corrigir o excesso em 40Hz e, como não dá pra reforçar os 100Hz, tratar o ambiente de modo que a resposta se mantenha quase constante até os 100Hz (a partir dos 40Hz). Como a sala é pequena, 33m³, nem vale a pena pensar em reverberação...
Para então tratar e isolar a sala poderia fazer um revestimento numa parede com lã de rocha + tecido e instalar bass-traps sintonizados em 50Hz e 70Hz (para tentar controlar a sala). Assim o ruído interno pode ser menor, uma vez que os músicos poderão se ouvir melhor e graças a lã de rocha ainda ganhamos uma absorção a mais nos graves.

Lembrando que este é um exemplo apenas. Há uma calculadora de modos disponível no site www.musitec.com.br em downloads , créditos ao falecido mestre Sólon do Valle. A Audiolist tá cheia de tópicos sobre isolamento, um mais aprofundado que o outro. Recomendo dar uma fuçada por lá e buscar ideias baseado no tamanho da sala em questão.


Cheesy
Registrado

+ Inteligência é um imperativo do Universo +
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #34 : 03 de Abril de 2012, as 23:20:37 »

Lembro certa vez ter visto algo em uma revista de guitarra aonde tinha umas opções baratas.
Voce pode utilizar o isopor e depois por cima as caixas de ovos. na porta voce deve fazer uma forração de carpete, no batente usar espuma que deve ser comprimida por uma chapa de madeira fixada nas bordas da porta.
Existia tambem a possibilidade de usar isopor e depois cortiça, mas se eme lembro bem ficaria mais caro.
Como já foi citado anteriormente os materiais não devem reter pó alem de outras bacterias por poder causar problemas respiratorios.
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #35 : 03 de Abril de 2012, as 23:38:04 »

Há realmente duas idéias se confundindo, como foi postado. O problema é que elas se confundem um pouco, pois ao tratar um ambiente para que ele tenha uma reverberação mais musical, mais difusa e menos "afinada". Pois no meu pionto de vista amortecer completamente as reflexões sonoras num determinado ambiente o deixa morto, sem graça.

O mais difícil é isolar, tanto de dentro para fora, quanto de fora para dentro. Difícil quando se fala em fazer isso bem barato. Vedar o ambiente é a primeira opção, assim um aparelho de ar condicionado já se torna uma necessidade. Um aparelho comum vai trazer bastante ruído, se o home studio for para gravação também já é um empecilho. Hoje em dia felizmente já existem os aparelhos de ar condicionado "split" numa faixa de preço para mortais. Mas tudo é custo.

No caso de baterias, praticados apoiados em materiais como borracha podem ajudar a evitar que o som dela passe para a estrutura no caso de apartamentos.

Isolar um ambiente ainda considero a matéria mais complicada ao se fazer um estúdio caseiro sem poder gastar muito.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #36 : 04 de Abril de 2012, as 09:37:56 »

A bateria eu tenho uns pallets aqui que to pensando em usar para colocar ela encima. Aqui é uma sala pequena, tem uns 3,40x3,00 e uns 2,50 de altura, uso para ensaio e diversão, a idéia é só dar uma "quebrada" no som.
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #37 : 04 de Abril de 2012, as 11:48:11 »

Se você puder colocar os pallets em cima de pedaços grossos de borracha já irá amortecer parte do som que se espalharia pela estrutura. Pneus seriam ótimos, mas creio que a estabilidade do praticado estaria comprometida...rs.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
xandaum
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 46


« Responder #38 : 04 de Abril de 2012, as 14:02:36 »

















Fechamos a garagem, metemos compensado (maderite) com ripas e afastado 2 dedos da parede, colamos espuma no compensado, ar condicionado lacrado, porta lacrada e com espuma...e só.
Do jeito que tá hoje...a galera lá fora nem sabe que estamos ensaiando. Parece apenas que tem alguem ouvindo um som baixinho dentro de casa!

Agora é que vai rolar o tablado da bateria. Palets com espuma por dentro, compensado por cima, carpete e borracha macia para não ter contato com o chão e absorver vibração. Pois o bumbo e o ampli de contrabaixo estão dando uma tremida na casa Evil

A vizinhança tá toda satisfeita Cheesy
Registrado
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #39 : 04 de Abril de 2012, as 14:16:53 »

Alex, pensei em uns pedaços de borracha entre o pallet e o chão, pneu cortado seria interessante.

Xandaum, pensei em fazer exatamente o que você fez, só pensei em cobrir a espuma com algum tecido, mais para um efeito estético, só que tenho uma dúvida, quando faz dessa maneira, o som num fica muito "chapado", seco?
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #40 : 04 de Abril de 2012, as 14:26:39 »

Você pode amorteçer duas paredes e deixar as outras das sem nada. Ou, se tiver a possibilidade, cobrir uma ou mesmo as duas, das paredes vivas com pedras de tamanhos diferentes. Fica com uma cara legal e ajuda a deixar a reverberação mais difusa. Se tiver gosto por trabalhar com madeira, compensado que seja, fazer um difusor pode ser uma boa pra deixar numa das paredes. Certamente encontrará projetos de difusor pela rede.

Quando sugeri o algodão cru, era sobre o tecido para recobrir as paredes tratadas.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
xandaum
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 46


« Responder #41 : 04 de Abril de 2012, as 14:31:26 »

Meu estúdio é para ensaio. Não é profissional para gravação..... Grin
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #42 : 04 de Abril de 2012, as 14:38:50 »

Pedaços de pneu cortado devem servir, pode colá-los em blocos bem grossos para fazer o que você disse. Inclusive a idéia dos pallets pode ser usada nos amps de guitarra e baixo. Pode cortar os pallets pela metade.

Outra coisa: se for usar o espaço para gravar ao vivo, pode ser interessante montar uns baffles ou divisões de acrílico em volta da batera e/ou dos amps. Diminui bastante o vazamento, mas continua num nível bom o bastante pra dar aquele som de ao vivo...rs e serão mais obstáculos sonoros para tornar as reflexões mais complexas e difusas.

A pior coisa é uma sala vazia com paredes, teto e chão paralelos. Ela se torna uma sala afinada! O que é terrível, algumas notas reverberam loucamente, ressonando até não poder mais. Já outras notas e harmônios somem quase que por mágica.

-----
Meu estúdio é para ensaio. Não é profissional para gravação..... Grin

Mas parece que vai bombar assim mesmo! Legal!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #43 : 04 de Abril de 2012, as 14:46:18 »

Então Xandaum, aqui é a mesma coisa, somente para ensaio da banda e para dar um tratamento legal, pois é como o Alex disse, é uma sala vazia, somente com instrumentos, com paredes paralelas, a única coisa que tem é um tapete grosso no chão, e dá muita reverberação, por enquanto vou fazer a parede de trás da bateria e o esquema dos pallets.
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #44 : 07 de Fevereiro de 2013, as 08:56:14 »

To dando uma remodelada no estúdio, segue uma foto dos painés que falei que fiz.



Tenho mais 2 desses menores, esses maiores coloquei atrás da bateria, e melhorou o som, aos poucos to deixando ele filé. Lembrando que to fazendo tudo partindo de uma idéia de custo o mínimo possível, esse aí fiz com portas de armário velho que ia para o lixo, a espuma também ia para o lixo, só comprei cola e carpet.

Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
Páginas:  1 2 [3] 4 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal