Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 07:29:05


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Comprei um tijolão  (Lida 1671 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« : 21 de Fevereiro de 2024, as 22:28:32 »

Faz tempo que eu queria um Elavi.  Ontem consegui um, em excelente condição que parece novinho e funcionando perfeitamente, apesar de ser de 1986.
Uma jóia que tem tamanho e peso de tijolo.





Ele não é bem um multímetro para eletrônica, mais voltado para eletrotécnica, afinal a sensibilidade dele não é suficiente para medições mais acuradas em eletrônica.  Mas o bicho é um tanque de guerra.  Mede até 100 A tanto em DC como AC.
Tem o manual com esquema:


Quero descobrir qual é o amplificador operacional do circuito. O manual apenas diz que é um ci comercial. Acho que deve ser um CA3140 ou parecido.

Se fizer citação desta mensagem, retire as imagens de dentro da citação.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #1 : 22 de Fevereiro de 2024, as 21:57:55 »

Belo multímetro, como ele usa circuito integrado a precisão deve ser de pelo menos 1MΩ/volt, confere?

Eu também possuo um tijolão russo, de ponteiro, do tamanho do seu, da década de 70 que funcionava com 2 baterias de 9V recarregáveis+um carregador bem primário que vinham com o aparelho, mas, ele só media indutância e capacitância.
O fato é que por falta de uso, o tijolão russo não funciona mais.
Quem sabe algum dia eu tente consertá-lo.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #2 : 23 de Fevereiro de 2024, as 08:48:02 »

Belo multímetro, como ele usa circuito integrado a precisão deve ser de pelo menos 1MΩ/volt, confere?

O pior é que não, Antonio. A resistência de entrada das faixas de voltímetro é muito ruim para os padrões de um instrumento para uso em eletrônica, é de apenas 5 kohms por volt (muitos multímetro analógicos baratos chineses tem 20 kohms por volt).  Apesar de possivelmente o amplificador operacional ser um CA3140 (entrada de altíssima impedância), a prioridade do instrumento deve ser a medição de corrente, onde a resistência de passagem deve ser a menor possível. Como o divisor de tensão utiliza também as resistências usadas para converter corrente em tensão (e assim ser amplificada pelo operacional), ocorre que as resistências nas escalas de tensão não podem ser muito altas, para aproveitar e ficarem proporcionais às resistências do "amperímetro". Isso simplifica o circuito, mas penaliza o voltímetro.  Talvez por isso muitos VTVMs não possuem medição de corrente, mas possuem alta resistência de entrada no voltímetro.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #3 : 23 de Fevereiro de 2024, as 16:16:51 »

Aqui uma foto do meu medidor de tensão/corrente.
Ele é um pouco menor e não tem nenhum circuito ativo.
Ele usa a mesma serie de resistores que o seu e exige um pouco de matemática para interpretar a medição.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 23 de Fevereiro de 2024, as 19:18:59 »

Esse aí também é relíquia Thomas. Você sabe qual o ano de fabricação e o país de origem e fabricante ?

É bom usar instrumento que faz a gente pensar um pouco pra descobrir o valor da medição, fazendo umas continhas. Faz a gente perder a preguiça mental  Cheesy Cheesy   Hoje em dia as crianças nem sabem mais ler as as horas se o relógio for de ponteiro. Aliás, nem se usa mais relógio, fica tudo no celular.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #5 : 24 de Fevereiro de 2024, as 08:17:42 »

Ano eu infelizmente não sei,
mas parafraseando o cara da JHS
"he has the box"




me parece que o último número é 49, mas é dificil de ler.

Achei mais informações aqui:
https://www.radiomuseum.org/r/geraet_kar_vielfachmesser_multizet_1.html

Citar
Hoje em dia as crianças nem sabem mais ler as as horas se o relógio for de ponteiro.
Isso me lembra um colega do trabalho, que antes de responder o horário ficou encarando o relógio por tempo suficiente pra isso virar piada.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal