Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 10:04:35


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: O Tijolão Russo  (Lida 1567 vezes)
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« : 05 de Março de 2024, as 18:01:55 »

Uma vez que consegui fazer o aparelho voltar a funcionar, decidi postar fotos externas e interna do tijolão russo.

Como podem ver, além de indutância e capacitância, ele mede também reatância indutiva, reatância capacitiva, resistência ôhmica e associações de componentes que são medidas utilizando-se uma das pontas de medição (pino banana) inserida no terminal central do aparelho .

O circuito é composto por 6 circuitos integrados K140YA16 (não encontrei datasheet) de 12 pernas e mais alguns transistores.

O problema estava nos clips arcaicos e enegrecidos das baterias de 9V que não estavam permitindo a passagem de corrente para alimentar a placa de circuito.
Retirei os clips antigos, soldei 2 novos clips de bateria e o circuito voltou a funcionar plenamente.







« Última modificação: 05 de Março de 2024, as 18:08:13 por Ramsay » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 05 de Março de 2024, as 18:45:06 »

O instrumento por dentro está impecavelmente novo e limpo.  Eu estimo que foi fabricado na década de 1980, pois não é valvulado e já tem vários cis. E como tem a inscrição "made in USSR" (os russos usaram inglês ao invés de CCCP), pouco provável de ser da década de 1990.

Não chegou a procurar o esquema ? Deve ser interessante o funcionamento. A ideia que tenho  de como conseguir medir indutância e capacitância e fazer o valor ser convertido para ser apontado num galvanometro seria divisor de tensão AC com oscilador senoidal bem puro.
« Última modificação: 05 de Março de 2024, as 18:46:05 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #2 : 05 de Março de 2024, as 19:01:47 »

Pois é, o instrumento está novo assim por dentro porque eu o comprei novo na loja e quase não o utilizei.
Quanto ao esquema eu não tenho nem referência pra procurar, pois, não há descrição nenhuma do modelo e o manual em russo já foi perdido há muito tempo.
Do circuito integrado K140YA16 não existe nada sequer parecido na internet.
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #3 : 15 de Março de 2024, as 22:54:15 »

Só complementando, a marca e modelo do instrumento é Vega 4320 e a precisão é de 2.5%.
E não encontrei nada sobre ele na internet.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.037 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal