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Autor Tópico: Unidade de efeitos digitais FV-1  (Lida 17307 vezes)
Marcel.
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« Responder #15 : 23 de Agosto de 2013, as 10:33:24 »

Eu tenho uma PCB pronta do projeto da Tonepad pro FV-1 há alguns anos já. Nunca comprei o FV-1... \o/

Acho que eu fiquei com medo do que ia enfrentar... _
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« Responder #16 : 23 de Agosto de 2013, as 11:22:09 »

Eu tenho uma PCB pronta do projeto da Tonepad pro FV-1 há alguns anos já. Nunca comprei o FV-1... \o/

Acho que eu fiquei com medo do que ia enfrentar... _

O projeto da tonepad tem erros. Para montar tem que ler as observações dos "build reports". Pelo menos, ele funciona com estas informações.
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Adiel
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« Responder #17 : 23 de Agosto de 2013, as 12:37:55 »

o joy?


O próprio.
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« Responder #18 : 20 de Março de 2014, as 16:52:14 »

Buenas

A quem interessar.

Datasheet do FV-1
http://www.spinsemi.com/Products/datasheets/spn1001/FV-1.pdf

FV-1
http://tiggercomp.com.br/novaloja/product_info.php?products_id=7533

Cristal
http://tiggercomp.com.br/novaloja/product_info.php?products_id=5834

Para seguir o esquema do datasheet.

Memória
http://tiggercomp.com.br/novaloja/product_info.php?products_id=7395
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« Responder #19 : 22 de Março de 2014, as 10:38:54 »

Bom dia, tenho uma pergunta que pode parecer tola, mas tolo seria eu se não perguntar. Pra quem ja teve a felicidade de montar o FV-1, me diga é possível soldar ele com um ferro de soldas comum? pergunto isso pelo fato de nunca ter visto o FV-1 de perto, apenas em fotos.
E como todo o paciente sempre esconde algo.. dessa vez não irei esconder de que nunca soldei um CI desses...  Tongue


At Daniel
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« Responder #20 : 22 de Março de 2014, as 12:18:58 »

Claro que é possível. Eu soldei um ci muito menor e com menor espaçamento entre os terminais. E eu nem enxergo muito bem.

Veja as dimensões do FV-1 (esquerda) e do ci que eu soldei (AD9833 que é o da direita). O FV-1 tem espaçamento e dimensões muito maiores.



Dá pra ver que o espaçamento entre terminais do FV-1 é mais do que o dobro (1,27mm contra 0,5mm) do ci que eu soldei com ferro.

Veja a foto do meu ci soldado em comparação com a escala em milimetros e outro ci smd com espaçamento maior.



Lógico que precisa de um pouco de prática e de algumas ferramentas:
- Lupa (auto sustentável, você não vai conseguir se tiver que segurá-la com uma mão e soldar com a outra)
- Ferro de soldar com ponta fina
- Pinça para smd  (para posicionar o ci)
- Fluxo de solda  (dá pra fazer com breu e álcool, derreta uma pedrinha num pouco de álcool e deixe ele ficar bem pastoso, quase como mel).
- Malha de dessoldagem de cobre para retirar excesso de solda.

Se a placa de circuito impresso não tiver o banho de estanho nos pads do ci a soldar, precisa estanhá-los e usar bastante fluxo. Posicione o ci nos pads (verificando com a lupa) e solde primeiro os pinos das extremidades verificando o alinhamento dos demais pinos. Depois é só
ir soldando cada terminal com um pouquinho de solda. Se tiver excesso ou curto nos terminais, retire com a malha de fios de cobre.
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« Responder #21 : 22 de Março de 2014, as 13:03:36 »

Obrigado pelas explicações.. Tenho uns projetos a terminar.
Tenho que manter minhas metas se não, não monto nada  Cheesy..
Mas que deu vontade .. nem se fala.

At Daniel
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« Responder #22 : 22 de Março de 2014, as 13:14:00 »

Daniel, as explicações do X são boas e completas.

Mas se você não tem estes materiais todos, fluxo, malha, etc., eu já soldei ci smd simplesmente colocando um pouco de solda nos terminais do ci e nos contatos da placa primeiro, e depois encostando o ci e aquecendo a solda com o ferro.


O mais importante é uma boa lupa.


Abraço.
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« Responder #23 : 22 de Março de 2014, as 13:16:53 »

O mais importante é uma boa lupa.

+ Vista boa e mão firme  (Se tiver Parkinson, esquece).
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« Responder #24 : 22 de Março de 2014, as 13:39:33 »

Vixi... essa do  Parkinson é pra terminar com o dia...
Deixa eu me apressar então, nunca se sabe o amanhã...

Apenas não irei negar a lupa... Pois é uma ferramenta tão nescessária quanto o ferro de solda...  Cheesy

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« Responder #25 : 22 de Março de 2014, as 14:55:50 »

Já montei um, soldei sem problemas, com um ferro Hikari de 30W e solda Sn60 comum, sem lupa, apenas com os meus óculos multifocais...   Smiley

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« Responder #26 : 22 de Março de 2014, as 17:50:31 »

Bom, pelo visto não é um bicho de 7 cabeças.
Mestre Adiel, levemos em conta vossa experiência que não deve ser pouca.  Legal!
Claro para se alcançar a perfeição temos que batalhar muito.
Sendo este o requisito de qualquer pessoa que queira fazer algo na sua vida.

At Daniel.
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Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #27 : 22 de Março de 2014, as 18:00:39 »

Adiel, me passe o médico que receitou seus óculos e o lugar onde foram feitos, faz favor? Grin
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« Responder #28 : 22 de Março de 2014, as 18:45:12 »

Buenas

Uma dica prática do tempo que consertava aparelhos eletrônicos profissionalmente.

Para soldar um CI, seja smd ou não, você o fixa na placa, soldando dois terminais de qualquer extremidade ou colando o mesmo na placa (se for smd).
Após fixado, inclina-se a placa em torno de 60°.
Encosta-se a ponta do ferro de solda e o estanho no terminal superior, deslizando o conjunto até o terminal inferior.
Retira-se o excesso de estanho do último terminal, caso fique.

No caso de uma substituição observar se em uma das extremidades de cada lado existe uma ilha maior. Caso positivo esta deve ficar para baixo, a qual reterá o excesso de estanho. Para confecção de placas recomendo deixar uma extremidade desta forma. Abaixo um exemplo.




Alguns CIs que já soldei com esta técnica.

Processador TV Panasonic (terminais nos quatro lados)


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« Responder #29 : 22 de Março de 2014, as 19:02:28 »

Marcio, eu também uso essa técnica com os integrados de terminais mais finos e juntos.  Esse da Gradiente é muito chato de soldar.

O FV-1 é nem mais fácil e tem os terminais mais afastados, o que facilita o trabalho, pois nem tive que usar a técnica da placa inclinada, bastou soldar os terminais um a um, com a ponta do ferro nova e limpa.
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