Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 30 de Abril de 2024, as 12:53:25


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Componentes para montar equalizador  (Lida 4670 vezes)
piroclasto
Visitante
« : 17 de Novembro de 2010, as 14:48:24 »

Estou querendo montar um equalizador de audio para um trabalho da faculdade, mas tenho dúvida em relação as características de componentes que devo usar. No meu projeto utilizo 10 amplificadores operacionais sendo que a faixa da banda de passagem varia entre 32 a 16KHz. Eu queria saber quais modelos de amp-ops, potenciômetro e capacitores eu posso utilizar(Ex: capacitor de cerâmica ou eletrolitico, modelo do amp-op e tipo de potênciometro)?

Nota: Como o circuito será montado em protoboard não há necessidade em se obter um equalizador com componentes muito caros
Registrado
fovb
Visitante
« Responder #1 : 17 de Novembro de 2010, as 16:24:53 »

Ola Piroclasto, você tem o projeto mas não sabe o que utilizar, é isso?

Ou você quer que o pessoal desenvolva um equalizador pra você?

Se você possui um projeto pronto, apresente-o que fica mais fácil te ajudar.

Um abraço e boa sorte.

Registrado
piroclasto
Visitante
« Responder #2 : 17 de Novembro de 2010, as 17:40:40 »

O projeto é esse mostrado abaixo. Só destacando  que os potenciometros usados são 10K ohm e os capacitores do filtro de alimentação são de 10uF (+Vcc -Vcc).

« Última modificação: 25 de Novembro de 2010, as 21:51:38 por piroclasto » Registrado
Scorpion
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.873

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 7



« Responder #3 : 18 de Novembro de 2010, as 10:52:09 »

no CIs voce pode usar o TL072, 4558 ou qualquer outro dualAmpop, ou como voce vai ulilizar mais de um voce pode optar pelo TL074,  mais não sei se é viavel para voce,,, pois voce disse que vai montar em uma photoboard, com os TL072 voce pode montar o circuito mais espalhado facilitando a compreenção e visualização

o ideal seria usar resistores com 1% de tolerancia,

de preferencia para capacitores de poliestes

já os potenciometros voce pode usar qualquer um, o que vai mudar é a qualidade na durabilidade deles
e o preço tambem

tem esse equalizador que eu montei baseado no da GGG, useo se for ajudar em alguma coisa

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1069.0

boa sorte
Registrado
piroclasto
Visitante
« Responder #4 : 18 de Novembro de 2010, as 14:18:58 »

No amplificador de entrada estou pensando em colocar um potenciometro para controlar o volume no ramo de realimentarão. Como no seu projeto há algo parecido eu queria saber se esse potenciometro pode ser igual ao outros? (Digo isso porque já ouvi falar que potenciometros de volume o ideal seria um logaritmo, mas no projeto não sei se isso é necessário).

Outra coisa que estou pensando em adicionar são capacitores de desacoplamento na entrada e na saida do equalizador para evitar alguma tensão de offset.
Registrado
Scorpion
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.873

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 7



« Responder #5 : 18 de Novembro de 2010, as 14:50:13 »

no caso esse potenciometro esta controlando o ganho no estágio e não o volume em si

experimente sim os cap de desacoplamento, creio que fique bom valores de 1uf a 10uf,, mais faça os testes e veja o que dá

boa sorte
Registrado
piroclasto
Visitante
« Responder #6 : 20 de Novembro de 2010, as 20:05:29 »

no caso esse potenciometro esta controlando o ganho no estágio e não o volume em si

experimente sim os cap de desacoplamento, creio que fique bom valores de 1uf a 10uf,, mais faça os testes e veja o que dá

boa sorte

Mais uma dúvida Scorpion. Montando o equalizador eu estava querendo testa-lo com esses players de MP3 e com uma caixa de som de computador. Tanto os MP3 players quanto caixas de som de pc são stereo, mas o equalizador é mono. Queria saber se há como eu ligar esses equipamentos no equalizador.

Obs: Comprei 4 conectores P2 (2 macho, 2 fêmea) e estava pensando em fazer essa ligação utilizando apenas uma via do P2, mas não sei se isso irá funcionar. Caso dê para fazer isso eu devo ligar uma via do P2 ,que vem do MP3, na entrada do Amp-op de entrada e a outra via no terra do equalizador (Que no projeto é a tensão entre as duas baterias) ou apenas ligar uma via do P2 na entrada do Amp-op?
« Última modificação: 20 de Novembro de 2010, as 20:11:56 por piroclasto » Registrado
Scorpion
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.873

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 7



« Responder #7 : 21 de Novembro de 2010, as 09:52:21 »

eu fiz um esquema para voce ver como é feita a ligação em mono e stereo(nessa opção voce vai precisar de dois modulos do equalizador
qualquer duvida pergunte
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.054 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal