Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 02 de Fevereiro de 2026, as 18:01:02

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Gravadora à laser para fazer circuito impresso (youtube)  (Lida 6126 vezes)
blackcorvo
Handmaker

Obrigado
-Dado: 231
-Recebido: 204

« : 05 de Janeiro de 2025, as 01:52:32 »

https://www.youtube.com/watch?v=wAiGCyZZq6w

Vídeo bem completo sobre o processo de se usar uma gravadora à laser para produção de placas de circuito impresso (inclusive com máscara isolante).
http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
btondin
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 17

« Responder #1 : 30 de Janeiro de 2026, as 13:33:27 »

Estou com uma gravadora laser Falcon2 Pro. Não acho interessante fazer PCBs com fenolite, como o vídeo ensina. O que faço é um mix do método old school com o método do laser. Primeiro pinto a placa virgem de FR4 com spray automotivo preto fosco e com o laser "queimo" a tinta onde quero que o percloreto corroa. Não é tão rápido quanto o método do vídeo, mas é muito mais fácil do que usar o método do ferro de passar ou fotolito com tinta UV além de ficar perfeito com FR4
Handmaker

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 368

« Responder #2 : 30 de Janeiro de 2026, as 14:14:14 »

Parece meio mágico vaporizar o metal sem torrar o isolante da base, seja fibra ou fenolite.

Os testes que foram feitos no laboratório da escola mostraram que a potência que não torra a base também não vaporiza o metal.

Lembrando que  video de Youtube aceita e mostra tudo, até máquina de moto contínuo.
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2026, as 14:38:37 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
gaschmidt1
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 68
-Recebido: 23

« Responder #3 : Hoje às 09:48:35 »

Fiz alguns testes , mesmo nos melhores resultados a fibra ficava contaminada ou com metal ou com carbonização e apresentava fugas.
"Fazer ou não fazer. Tentar, não há." (Yoda em O Império Contra-Ataca)
daniel_tubes
Colaborador

Obrigado
-Dado: 204
-Recebido: 116

A eficiência está na simplicidade...

« Responder #4 : Hoje às 11:21:10 »

Para as minhas placas eu uso uma cnc com fresa, projeto meu mesmo , uso recursos de auto nivelamento, e as vezes perco uma ou outra placa.
Ajuda bastante, mas tem suas limitações a fora que tem que ficar atento com a afiação da fresa.

Como comentou o Btondin, usar o laser para decapar a tinta e depois corroer ainda me parece o melhor método para quem usa uma cnc com laser, eu também pinto minhas placas com tinta de carimbo e se for preciso depois de "fresar" a placa eu dou um banho de corrosivo.

Já fiz por método de raspagem, uso a cnc com uma ponta que tem uma mola em um bits de ponta afiada , pinto a placa e o mesmo desliza sobre a placa removendo apenas a tinta deixando o cobre exposto, para corroer. Funciona, mas como todo processo caseiro ou manual tem suas limitações.

Bom de qualquer jeito cada um luta com as armas que tem.

Att Daniel 
Pirataria é crime, não roube navios...
gaschmidt1
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 68
-Recebido: 23

« Responder #5 : Hoje às 16:34:17 »

Concordo com o Daniel a Fresa é uma boa solução, Alem do mais entrega a placa furada.
"Fazer ou não fazer. Tentar, não há." (Yoda em O Império Contra-Ataca)
A.Sim
Handmaker

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 368

« Responder #6 : Hoje às 17:16:24 »

Eu tenho a impressão que o uso do laser para gravar o cobre pintado é menos agressivo à placa do que o fresamento.

Além do mais, o laser permite fugir de limitações inerentes à fresa:

a) largura mínima de fresagem, limitada pela largura da fresa;

b) demora em fresar áreas grandes.

A largura da fresa é um compromisso entre velocidade de fresagem e resolução do corte.

Não é à toa que as LPKF fazem a troca das fresas, mas as máquinas domésticas que eu vi usam uma fresa só.
Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
darkislanio
Colaborador

Obrigado
-Dado: 243
-Recebido: 169

Electronic Mess

« Responder #7 : Hoje às 17:20:25 »

Eu tenho vontade de montar um "pen plotter" e tentar usá-lo especificamente para desenhar circuitos diretamente em placas, mas tenho que estudar como fazer um primeiro hehehe
AI = data laundering
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: