Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 15 de Junho de 2025, as 08:49:05

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Microfone de fita DIY  (Lida 796 vezes)
darkislanio
Colaborador

Obrigado
-Dado: 241
-Recebido: 163

Electronic Mess

« : 02 de Junho de 2025, as 12:10:48 »

Hoje eu estava de boa aproveitando um tempo livre e me deparei com esse vídeo, onde ele constrói do zero um microfone de fita (ribbon microphone), como materiais fáceis de conseguir:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://www.youtube.com/watch%3Fv%3DjkF-g9pnBSg&ved=2ahUKEwjlmLKtgNONAxWFpJUCHYq6NJgQwqsBegQIDxAG&usg=AOvVaw141V299nwiDNDvwziV41g3

Estou com vários projetos parados na bancada, acho que vai chegar mais um para fazer companhia  Toma na Cabeça
"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
tarsilioyanko
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 23

GuitTar!!!

« Responder #1 : 02 de Junho de 2025, as 15:00:43 »

Bem interessante esse projeto, Principalmente a distância da captação.
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 59
-Recebido: 19

« Responder #2 : 03 de Junho de 2025, as 16:24:12 »

Funciona, fiz com o papel dourado de caixa de cigarros antiga, não usei um toroide sim nucleo E-I usei 40:1 de relação.
"Fazer ou não fazer. Tentar, não há." (Yoda em O Império Contra-Ataca)
rick
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 4

« Responder #3 : 05 de Junho de 2025, as 11:16:06 »

Olha sendo bem sincero, qualquer coisa sai som, agora ficar bom é outra história, esse é um projeto que faz anos que penso em fazer e não começo. agora que tenho um conhecido que trabalha com impressão em 3d, acredito que agora da para tentar fazer o motor impresso. e quem sabe. falando em projetos dos sonhos o tal do delay de fita também esta nos planos.
Colaborador

Obrigado

Electronic Mess

« Responder #4 : 05 de Junho de 2025, as 23:35:44 »

o tal do delay de fita também esta nos planos.
Eu estou pensando em fazer um delay usando o disco magnético de um disquete, e uns cabeçotes mono pra fita cassete.

Olha sendo bem sincero, qualquer coisa sai som, agora ficar bom é outra história
O do vídeo parece ter uma boa qualidade
"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2072

e^(i x pi)+1=0

« Responder #5 : 06 de Junho de 2025, as 17:56:08 »

https://hackaday.com/2025/05/29/you-can-make-your-own-ribbon-mic-with-a-gum-wrapper/

Um dos comentários questiona por que tem de usar a folha de alumínio de um papel de goma de mascar ao invés de papel alumínio comum,  ao que responderam que era bem mais fino. É um processo bem difícil de separar a camada de papel do aluminio, além de não me lembrar de quanto tempo eu não vejo mais esses envelopes de goma de mascar. Tem alguma marca aqui ?
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
darkislanio
Colaborador

Obrigado

Electronic Mess

« Responder #6 : 09 de Junho de 2025, as 08:40:38 »

Uma provável alternativa é o papel chumbo, usado para embalar bombons (papel chumbo é só o nome, não tem chumbo, apenas alumínio). Ele geralmente é mais fino e delicado que o papel alumínio comum, então pode ser uma opção viável.
gaschmidt1
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 59
-Recebido: 19

« Responder #7 : 11 de Junho de 2025, as 10:15:49 »

Obrigado! Estava tentando lembrar o nome.
"Fazer ou não fazer. Tentar, não há." (Yoda em O Império Contra-Ataca)
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: