Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 02 de Outubro de 2025, as 23:22:12

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Tensão DC na saída de amplificadores  (Lida 337 vezes)
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1919
-Recebido: 476

« : 28 de Setembro de 2025, as 09:06:35 »

Estou com um amplificador transistorizado para guitarra que queimou o falante e ficou parado por muito tempo o dono não sabe me dizer o que causou o defeito e julgo que o que pode ter acontecido é o amplificador ter passado a jogar tensão DC maior que o limite de alguns mV na saída.

No entanto eu não tenho muita familiaridade com os transistorizados e não sei como se apresenta o defeito, quais são as características mais frequentes e etc.
Liguei o amplificador com auxílio da lâmpada série e com um outro falante de testes conectado e ele parece funcionar normal e nenhuma fumacinha mágico saiu de dentro dos componentes mas, isso foi um teste rápido e num volume baixo

Gostaria de saber dos colegas como identificar e as características mais comuns desse tipo de defeito nesse caso.

Obrigado

https://en.audiofanzine.com/hybrid-combo-guitar-amp/fender/Performer-650/#gallery-6
« Última modificação: 28 de Setembro de 2025, as 09:10:01 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 75
-Recebido: 2089

e^(i x pi)+1=0

« Responder #1 : 28 de Setembro de 2025, as 09:44:30 »

Faltou o mais importante, você informar qual a tensão DC medida na saída.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 28 de Setembro de 2025, as 10:33:06 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado

« Responder #2 : 28 de Setembro de 2025, as 12:11:44 »

Faltou o mais importante, você informar qual a tensão DC medida na saída.

Não realizei medição estou trabalhando com a hipótese do motivo de ter causado a queima do falante ser DC na saída e como é a primeira vez que me deparo com a necessidade de realmente verificar isso, surgiram as dúvidas essas dúvidas.

Se por um acaso tiver DC na saída isso é facilmente detectável com o amplificador ligado em série a uma lâmpada ? Em outras palavras, ela deveria acender como num curto circuito ?
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #3 : 28 de Setembro de 2025, as 12:32:07 »

Se por um acaso tiver DC na saída isso é facilmente detectável com o amplificador ligado em série a uma lâmpada ? Em outras palavras, ela deveria acender como num curto circuito ?

Obviamente que não.  Pra que simplificar se pode complicar. Quer coisa mais fácil e exata do que por as pontas de prova do multímetro na saída (pode soltar o falante se,quiser).  Mas não, o pessoal tem sensibilidade visual pra detetar variação mínima da luminosidade de uma lâmpada. 
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado

« Responder #4 : 28 de Setembro de 2025, as 20:04:28 »

-5.5mVDC na saída do dito amplificador, não acho que seja um valor para me preocupar
« Última modificação: 29 de Setembro de 2025, as 22:31:00 por bossman » Registrado

gaschmidt1
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 63
-Recebido: 21

Estou suspenso por reincidência em internetês.

« Responder #5 : 29 de Setembro de 2025, as 08:05:30 »

5mv não é de se preocupar.
"Fazer ou não fazer. Tentar, não há." (Yoda em O Império Contra-Ataca)
daniel_tubes
Colaborador

Obrigado
-Dado: 202
-Recebido: 114

A eficiência está na simplicidade...

« Responder #6 : 29 de Setembro de 2025, as 10:16:55 »

bossman, eu faria uma revisão na etapa de saída, transistores, capacitores e demais componentes.
Os transistores de saída estão bons, sem fugas ? Capacitores de desacoplamento na base dos transistores devem ser medidos também, inclusive o ESR dos mesmos.

Como está a aparência do Falante anterior, pode ter queimado por si mesmo, um volume de áudio mais forte, um pop no vindo do próprio amplificador.
Eu faria os testes com uma carga fantasma e tentaria um sinal limpo vindo de um gerador de áudio ou qualquer fonte senoidal digamos quase pura, sem distorções.

Faça os teste e nos reporte sim.

Att Daniel Venticinco
Pirataria é crime, não roube navios...
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado

« Responder #7 : 29 de Setembro de 2025, as 12:55:42 »

bossman, eu faria uma revisão na etapa de saída, transistores, capacitores e demais componentes.
Os transistores de saída estão bons, sem fugas ? Capacitores de desacoplamento na base dos transistores devem ser medidos também, inclusive o ESR dos mesmos.

Como está a aparência do Falante anterior, pode ter queimado por si mesmo, um volume de áudio mais forte, um pop no vindo do próprio amplificador.
Eu faria os testes com uma carga fantasma e tentaria um sinal limpo vindo de um gerador de áudio ou qualquer fonte senoidal digamos quase pura, sem distorções.

Faça os teste e nos reporte sim.

Att Daniel Venticinco

Testei alguns componentes na etapa de saída e nenhum apareceu defeituoso. Os transistores de saída são darlingtons chatinhos de achar TIP 142/147 (Que podem ser substituidos pelos BV64/65, contudo esses são ainda mais chatos de encontrar  Batendo Cabeça Cheesy) O falante anterior é um falante de 80W que rompeu a bobina. O que me chama a atenção ainda é um "pop" ao desligar o amplificador
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #8 : 29 de Setembro de 2025, as 14:09:33 »

Aterra a entrada e meça a tensão DC na saída (meça com o falante e depois sem o falante).
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado

« Responder #9 : 29 de Setembro de 2025, as 19:38:12 »

Aterra a entrada e meça a tensão DC na saída (meça com o falante e depois sem o falante).

Realizei as medições e não houveram diferenças -5.9 milivolts para ambas
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #10 : 29 de Setembro de 2025, as 21:23:53 »

Com esse valor nunca vai queimar a bobina de um falante de 80 W, tampouco tem força suficiente pra mover o cone e gerar o pop. 
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: