Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 01:22:37


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Preamp canal de distorção do Soldano SLO  (Lida 4871 vezes)
edivan
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 48

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 0


« : 07 de Abril de 2014, as 18:00:07 »

Pessoal,

eu e um amigo construímos o preamp do canal de distorção do Soldano SLO para fins de teste. Mas o timbre ficou tão bom, mas tão bom que resolvemos levar a ideia pra frente e substituir o preamp do
clone do Soldano SL60 dele por esse pré (já que o sl60 dava um barulho parecido com de helicóptero quando usávamos válvulas 12ax7 e o circuito tem quase nenhuma informação na internet).

Nos basemos no esquemático do DiyItalia. Como já falei, o timbre ficou muito bom. Mas...

ficou com alguns ruídos e ta sintonizando umas 3 rádios  Grin

O que devemos verificar?
O circuito utilizado foi esse:
https://lh5.googleusercontent.com/-1TAZ_QTE7Bo/U0MQ5ZDQ6mI/AAAAAAAABBI/3VRlUlPpSRQ/s1440/slo_pre.png


Agradeço desde já pela atenção.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #1 : 07 de Abril de 2014, as 19:11:42 »

Dicas clássicas:

Comece verificando aterramento (evitar loops de terra fazendo o "star ground"), usando cabos blindados com a blindagem aterrada de um lado só (no "star ground"), aterrando a carcaça dos potenciômetros (de novo, no star ground), colocando canecas de blindagem nas válvulas, evitando que cabos de sinal corram paralelamente a cabos de força...

Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
edivan
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 48

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 0


« Responder #2 : 09 de Abril de 2014, as 23:29:42 »

Finck, muito obrigado pela resposta!

já fizemos isso tudo. Mas não sei se fizemos certo 
Grin
Na falta de algo melhor, pegamos um fio de cobre de 1,5mm2, desencapamos, estanhamos, soldamos pelos potenciômetros em linha reta e finalmente soldamos esse pedaço de fio a um dos parafusos de um dos transformadores.
Todo terra da fonte foi ligado nesse parafuso e todo terra da placa foi ligado nesse fio de 1,5mm2. Vale lembrar que esse parafuso do transformador está muito bem soldado no chassi.
Cabos blindados foram usados nos lugares certos e com a malha soldada em um único lado, como você disse.
As válvulas estão com as canecas, mas vou verificar se o contato da carcaça do soquete está em contato com o chassi.

Mais alguma coisa que possamos verificar?
Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #3 : 10 de Abril de 2014, as 00:06:48 »

Diminua o máximo possível do tamanho dos fios, inclusive da alimentação, o capacitor de filtro deve estar próximo ao transformador, tudo mesmo o menor possível com uma distância razoável entre as peças, vale lembrar que as válvulas também não podem estar coladinhas, só não sei a distância.
Registrado
edivan
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 48

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 0


« Responder #4 : 10 de Abril de 2014, as 11:13:33 »

Diminua o máximo possível do tamanho dos fios, inclusive da alimentação, o capacitor de filtro deve estar próximo ao transformador, tudo mesmo o menor possível com uma distância razoável entre as peças, vale lembrar que as válvulas também não podem estar coladinhas, só não sei a distância.


no pdf, em italiano, que acompanha o projeto no DiyItalia, o autor sugere o uso de uma placa de metal entre as válvulas. Sábado vou levar as canecas que tenho aqui pra testar e ver se melhora. Também faremos o que você indicou; fiação sempre a menor possível.
Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #5 : 10 de Abril de 2014, as 19:06:03 »

Edivan, acho que você escolheu o caminho correto mas tropeçou em uma pedrinha.

Segundo entendí pela sua ultima mensagem, você implementou o clássico sistema de ligação ao chassis adotado pela Marshall e pela Fender nos amps Tweed.

Nos Marshall o signal ground é um condutor sólido estanhado (busbar) soldado  em todos os corpos do pot's e nesse busbar é ligado todos os "terras" dos estágios de alto ganho / baixa corrente. Vide imagem.

Nos Fender Tweed, Bassman 5F6-A em particular, o busbar é substituído por uma chapa de cobre instalada entre os pot's e a superfície interna da parte frontal do chassis, e nessa chapa são soldados as ligações ao chassis desses estágios.

Em ambos amps, com mínimas diferenças, o power ground reúne, em um único ponto, todos as ligações ao chassis que carregam grandes correntes AC e DC: retorno de alto-falante, CTs de filamento e alta-tensão, negativos dos caps de filtro ( que carregam ripple), blindagem eletrostática e tudo mais.

Note que não é necessário ligar o signal ground ao power ground porque ele já está ligado ao chassis através dos corpos dos pot's !

Esse, quando bem feito, é o melhor esquema de ligação ao chassis e não tem nenhuma semelhança com o esquema conhecido como star ground.

Estagios de alto ganho/alta impedância podem detectar AM e, às vezes, AM-SSB, o que é pior. Seu caso certamente é AM.

Coloque um capacitor de uns 100pF entre a grade do tríodo de entrada e o chassis. Esse cap pode ser cerâmico mas será melhor se for de poliestireno. Tente valores nessa faixa, tipo 10pF...20pF. Deve ajudar.

Caso não resolva, ligue em serie com a mesma grade um choke de RF de alguns microhenries, como esse que está na imagem. Ele é feito com um balun de ferrite de 14x13mm contando com duas espiras de fio esmaltado # 22AWG.

Esses dois procedimentos devem resolver seu problema mas, às vezes, a perturbação é tão intensa que a única solução é diminuir a impedância de entrada do circuito, coisa complicada de se fazer em um estagio de entrada de um guitar amp  Sad


Registrado
edivan
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 48

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 0


« Responder #6 : 11 de Abril de 2014, as 12:10:38 »

Guilherme, muito obrigado pela resposta!

A pedrinha em questão foi o fato de eu ter ligado o busbar ao power ground?

Vou ter que rever isso também no meu clone do JCM 800. Eu fiz a mesma coisa, por que o chassi foi pintado por dentro e não ia ter um bom contato entre ele e os potenciômetros (vou lixar a tinta e remover a ligação do busbar até o power ground).

Vou adicionar os capacitores que você sugeriu. O choke vai ser dificil eu conseguir por aqui. Pode ser algo desse tipo: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-551496949-indutor-nucleo-de-ferrite-alta-permeabilidade-68-uh-novo-_JM ?
Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #7 : 11 de Abril de 2014, as 19:50:03 »

O busbar signal ground está ligado no power ground pela enorme superfície condutora do chassis, que, se for de alumínio, melhor ainda.

Estando todo signal ground ligado no corpo dos pot's e esses em contato direto com o chassis, é desnecessário qualquer ligação adicional entre power ground e signal ground.

Mas uma coisa é certa: o contato entre os pot's e o chassis tem que ser perfeito, inclusive usando as arruelas dentadas que vem com os pot's !

Sim, você terá que remover a tinta, e remover bem mesmo, sem gordura, manchas etc.

Mantenha contato em pvt que eu te arrumo um microchoke

abraços

Guilherme

Obs:  escreva mensagem privada ou pessoal ao invés de "pvt", pois já vi muito zé mané em fóruns perguntando o que significava isso  (abreviatura para private - não vou considerar como internetês, pois nem é em português). 

« Última modificação: 11 de Abril de 2014, as 20:40:11 por xformer » Registrado
edivan
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 48

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 0


« Responder #8 : 12 de Abril de 2014, as 15:46:46 »

Guilherme, muito obrigado pela atenção!

Hoje não deu para mexer nos valvulados. Vou fazer as modificações que você sugeriu e, caso continue sintonizando rádio, entro em contato para solicitar o microchoke.

Aproveitando o assunto "busbar", vou fazer uma pergunta relacionada à construção de um AX84 SEL que estou trabalhando.

Não gostei do layout disponibilizado no site AX84. Ele é um pouco confuso e os capacitores da fonte ficam espalhados pela placa. Resolvi fazer (ou tentar) um layout próprio onde os componentes da fonte ficam "isolados" em um canto da placa. Vou postar o layout deles e o que estou tentando fazer (por enquanto só fiz a parte do pré, pois não adianta fazer tudo se eu não estiver indo no caminho certo). (editei a postagem e botei a imagem atualizada com pré + potência)
O ideia é fazer um layout usando o bom e simples busbar soldado nos potenciômetros. Gostaria de uma opinião sua e do pessoal do fórum sobre o mesmo.

Uma pergunta: os terras tem algum ponto específicos para serem soldados ou podem ser conectados em qualquer lugar ao longo do busbar conforme conveniência?

Layout AX84:


Layout que estou desenvolvendo (não concluído, não revisado e não testado!!!:


Em tamanho real: https://lh6.googleusercontent.com/-S9otMVG52HU/U0nEfbERP4I/AAAAAAAABC8/iNlFPcZD5HE/w1598-h866-no/HI+OCTANE+EDIVAN.jpg
« Última modificação: 12 de Abril de 2014, as 19:59:45 por edivan » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal