Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 00:49:21


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Aterramento, cabos blindados e loop de terra em pedais  (Lida 2589 vezes)
sr.mostarda
Visitante
« : 05 de Janeiro de 2014, as 00:52:29 »

Olá pessoal! Estou fazendo um pedal e pretendo utilizar cabos blindados na entrada e saída do circuito para evitar ao máximo ruídos indesejáveis. Queria saber se ao conectar tanto a malha do fio de entrada ao terra da placa como a malha do fio de saída não estarei criando um loop de terra? Digo isso partindo da ideia, talvez errada pelo que li em alguns posts, de que a malha deve estar conectada ao terra em ambos os lados....mas posso blindar o cabo conectando-a a apenas um dos lados ao terra?? Desculpem minha ignorância...
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #1 : 05 de Janeiro de 2014, as 07:50:55 »

Sua dúvida procede.
O mais seguro será ligar um único ponto de terra do circuito á carcaça do aparelho, mesmo que seja a malha, e é melhor que seja do cabo de entrada. O cabo de saída terá a blindagem ligada em apenas um lado.
Ás vezes é necessário garantir um bom aterramento da saída. Nesse caso. apenas ligue mais um cabinho do terminal terra do jack de entrada ao terminal terra do jack de saída.
Abs.
Registrado
sr.mostarda
Visitante
« Responder #2 : 05 de Janeiro de 2014, as 13:27:46 »

Obrigado pela resposta! Mas essa ligação entre jack de entrada e saída a que você se referiu é feita pela caixa de alumínio ou outro material condutor, certo? Mas a dúvida era esta mesma....se poderia ligar a malha do jack de saída em apenas um dos lados, deixando o outro livre para não dar loops de terra.

Obrigado.
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #3 : 05 de Janeiro de 2014, as 18:37:10 »

Dentro de um pedal Dunlop Fuzz Face, os aterramentos de entrada e saída são ligados por fios e pela carcaça.  Um Big Muff também.  Isto é loop de terra.  Daí para piorar, o terra de um pedal para outro faz um loop pela fonte, se os terras de cada saída da fonte não são isolados.  Desculpem se falo no Fuzz Face, é que o meu é terra negativo.

Para mim a situação ideal em sistemas de pedais seria assim: dentro do pedal, somente o plugue de entrada deveria estar ligado à carcaça; a fonte de cada pedal deveria ter o terra isolado dos outros pedais;  os cabos com malha ligada ao GND dos dois lados.  Daí não existiria loop.

Abraços, T+ Saúde e amor!

« Última modificação: 18 de Abril de 2014, as 09:48:16 por Patines » Registrado
sr.mostarda
Visitante
« Responder #4 : 05 de Janeiro de 2014, as 18:49:16 »

Na sua proposta o jack de saída seria aterrado ligando-se um fio entre ele e o jack de entrada? Ou ligá-lo ao ground da placa mesmo?
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #5 : 05 de Janeiro de 2014, as 22:15:02 »

Na sua proposta o jack de saída seria aterrado ligando-se um fio entre ele e o jack de entrada? Ou ligá-lo ao ground da placa mesmo?
Melhor seria ligar os jacks com um fio, mas o jack de saída de plástico, para não dar contato com a carcaça.

T+ Saúde e amor!
« Última modificação: 18 de Abril de 2014, as 09:48:00 por Patines » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.035 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal