Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
23 de Junho de 2025, as 08:49:02
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Off Topic
>
Off-Topic
>
Guitarras (elétricas) Modelos Clássicos e NeoClássicos
Páginas:
1
2
3
4
5
6
7
[
1
]
2
3
...
7
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Guitarras (elétricas) Modelos Clássicos e NeoClássicos (Lida 40892 vezes)
Alex Frias
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369
Flanelinhas, cuidado!!!
Guitarras (elétricas) Modelos Clássicos e NeoClássicos
«
:
03 de Dezembro de 2010, as 10:40:42 »
Sou um eterno apaixonado pelo instrumento em suas mais variadas formas, mas admito que o fetiche das marcas e modelos clássicos me assola. Agora que posso ser possuidor de um certo número de guitarras de boa qualidade, comecei a poder pesquisar as especificidades de cada modelo, tipos de captador e localização dos mesmos, shape e material usados, e tocabilidade.
Recentemente tive um certo "baque" ao ler que Hendrix utilizou uma Tele emprestada de Noel Redding para gravar "Hey Joe" e "Purple Haze". Realmente eu adoro tocar Hendrix na minha Tele, mas sempre pensei que fosse uma atitude excêntrica de minha parte. Pra variar, mais um fetiche criado a partir de imagens e desejos, criando um marketing bem específico. Aliás, li isso no site da Gibson, utilizando essa informação para rebater a questão: "Voce precisa de uma strato de canhoto se vc for destro pra tirar o som do Hendrix".
Ou seja, nenhuma dessas informações apareceram desprovidas de intenção comercial.
De qualquer forma, aliar esses maravilhosos e diferenciados instrumentos a amps e efeitos é um prazer que pude usufruir e passei a aprender muito com isso. Na maior parte da minha vida sempre tive um instrumento principal, pau pra toda obra, e no máximo um "sub".
Gostaria de, se houver interessados, discutir por aqui suas experiências objetivas e subjetivas relacionadas a esses modelos e marcas que permeiam nosso imaginário guitarrístico.
Pagão e feliz!!
Scorpion
Handmaker
Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 9
Re: Guitarras (elétricas) Modelos Clássicos e NeoClássicos
«
Responder #1 :
03 de Dezembro de 2010, as 11:42:01 »
já tive algumas guitarras
e na maioria, de marcas mais inferiores
mais já toquei em guitarras de varias marcas.
e com o passar do tempo, eu vou ficando mais convicto,, que hoje para mim a marca e o modelo não influencia mais em nada! (eu sei que muitos não concordarão comigo)
hoje minha guitarra principal é uma Jackson jdr concept japonesa com captadores originais, e sempre achei que os captadores delas eram "porrada" para metal. alias são comparadas a algumas outras
semana passada um rapaz que mora na minha rua, me ofereceu uma guitarra para comprar por 70,00.
eu pedi para ele trazer para eu dar uma olhada
a guitarra é da marca Biscayne, (se alguem já ouviu falar,, por favor nos diga). , atras tem um selo made in korea,
tem dois captadores singles e um humbucker,
quando fui testar ela,,, os singles suaram bem fraquinhos, ai eu pensei,, vale os 70,00
mais quando eu coloquei na posição do humbucker,,, "meu Deus"
sinseramente,,, eu nunca ouvi um humbucker soar daquele jeito, melhor que o da jackson
abri ele para ver se tinha alguma coisa,,, se era um seymon ou dimarzio
e nada,, não tem nada escrito, e não aparenta ser grande coisa
a unica coisa legal na guitarra,, e que ela pesa 2 vezes a mais que a jackson
desculpe de sai do tema do tópico,, acho que era para se falar em marcas melhores
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 511
«
Responder #2 :
03 de Dezembro de 2010, as 12:17:01 »
Scorpion,
Realmente, se vamos falar de Guitarra, vamos estabelecer que a comparação é feita por quem toca bem. A Les Paul 59 tocada por mim soa tão mal quanto a Tonante tocada por mim mesmo.
Claro que há guitarras excelentes de diversas marcas e preços. Algumas até com preços incrivelmente baixos mas com sons incrivelmente bons. Claro que sempre que eu compro uma guitarra barata, espero que seja o caso (no momento da compra é, mas depois, a realidade exige o seu preço).
Eu, sinceramente acho que por motivos psico-acústiscos-lógicos, as guitarras tradicionais sempre serão melhores. Elas foram responsáveis por sons clássicos e marcantes de nossa vida. Desta forma, até suas desvantagens e desmazelos tornaram-se qualidades. Veja o frissom enorme existente pelas Danoelectro feitas de eucatex. Foi só um dos muitos ídolos da guitarra usá-las que a coisa ficou clássica.
Mas sou também fã da inovação. Não pretendo tocar como o Jimmy Page, nem ser comparado a ele. Gosto da idéia de ter o meu som. E nesta onda todos nós podemos entrar e usar as futuras guitarras clássicas feitas na China.
Continuemos o tópico sobre os Modelos Clássicos de Guitarra do final do século 20.
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Chris
Handmaker
Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 65
Shut Up 'n Play Yer Guitar!
«
Responder #3 :
03 de Dezembro de 2010, as 12:34:09 »
Alex
acho que a "intenção comercial" afeta imagem no psicologico
vou tentar me explicar mesmo não sendo bom com palavras
de tanto ver e ouvir que para determinado som é usado um set x
fica uma imagem, que se você usar o set y fica quase que uma herisia
eu já tive a oportunidade de testar algumas guitarras de marcas mais top que a minha
as vezes fiquei surpreso e as vezes não achei nada demais.
o que eu acho ridiculo mas mesmo assim continuo fazendo
é que ao tocar algo mais blues eu me recrimino por "tocar blues" em uma guitarra com floyd rose
me sinto como se tivesse cometendo algum crime
o mesmo acontece para outros sons, eu sei isso parece muito tolo (não tenho controle sobre)
mas é ai que ta a minha estoria da imagem no psicologico.
sobre modelos classicos eu já não posso opiniar muito
por que só toquei com uma les paul e uma strato mas queria mesmo ter em mão um bela tele
sou fã de strato, mas um fã diferente
gosto de strato na mão dos outros
na minha não funciona acho engraçado isso.
até já ouvi algum guitarrista falar que guitarra é igual mulher, tem que encaixar e que tem
tipos para se ter, tipos para se admirar etc.
«
Última modificação: 03 de Dezembro de 2010, as 12:36:51 por Chris
»
anaksun
Visitante
«
Responder #4 :
03 de Dezembro de 2010, as 12:51:41 »
E mais uma coisa comercial mesmo....
Toquei uma vez numa Giannini Les Paul Dragon... nossa que timbre , ela não era tão dura quanto uma Gibson, era mais maleavel......
Ja tive uma Bc Rich ( o ebay ) Warlock, e era a guitarra mais estridente que ja vi, quase não dava para tirar som limpo usando overdrive , e era uma pu... guitarra..
Acho que a Fender ea Gibson se perderam na ideia original, se vai na Custom shop deles e nossa voçe sai de lá com a guitarra mais louca possivel, mas as de produção em massa não são la isso tudo. tem outras empresas que estão fazendo um belo trabalho como a Prs ( tudo da prs eu acho bom) mas e muito caro .
To aqui hoje com um Les Paul junior que e uma porcaria, devia ter comprado aquela Dolphin Les Paul com captação Kent Armstrong.. nossa o som dele e massa para o preço
DIY Freak
Obrigado
Flanelinhas, cuidado!!!
«
Responder #5 :
03 de Dezembro de 2010, as 13:02:52 »
Primeira coisa: o tópico aqui não tem pretensão de fechar nada nem de ser muito específico, assim todas as mensagens até agora foram muito interessantes, opinar e trocar experiências é que é a idéia da coisa.
Apesar de eu também não ser nada de mais como instrumentista, creio que tive fases de aprendizado. Assim, minha percepção pra o que é importante numa guitarra mudou muito através do tempo. hoje em dia passei a perceber coisas e a sentir ao tocar um novo instrumento que nem fazia idéia existirem.
Mas há muitas coisas em questão, algumas já se apontaram aqui. por exemplo, apesar de existirem alguns paradigmas do que faz de uma guitarra ser bem construída, bem tocável e ter sonoridade incrível, a minha guitarra dos sonhos pode não ter nada a ver com a sua.
Como primeiro depoimento sobre guitarras, vou lhes falar da minha primeira escolha de uma guitarra de marca, industrial, não de luthier, uma Fender Telecaster. Como já tinha duas guitarras estilo Strato e há muito tempo não empunhava um modelo Tele, esse foi meu primeiro tiro em direção à guitarra dos sonhos número 1.
Sabia que queria um dos modelos feitos nos EUA, mas tem é modelo...rs Então, o que eu queria? Na verdade eu tinha uma fantasia, um som ideal de Tele na cabeça. Restava saber se eu o encontraria em alguma guitarra de verdade.
Pagão e feliz!!
rogerio3d
Freqüente
Obrigado
-Recebido: 1
«
Responder #6 :
03 de Dezembro de 2010, as 13:11:36 »
Peguei uma Guitarra Tagima T-505 Telecaster, mesmo não sendo uma fender mais é animal !! ótimo timbre.
Tive uma Strato Americana, sei que é uma guita diferente, mais gostei muito mais dessa Tele o som
é lindo demais.
Handmaker
Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 65
Shut Up 'n Play Yer Guitar!
«
Responder #7 :
03 de Dezembro de 2010, as 13:16:28 »
abordando o assunto guitarra dos sonhos
a minha é uma parker mesmo sabendo que nunca vou ter!
e também não sabendo o que esperar dela e o que fazer com ela.
acho insteresantissimo a ideia de customizar
pegar o obvio e virar no avesso seilá
«
Última modificação: 03 de Dezembro de 2010, as 13:21:55 por Chris
»
Alex Frias
DIY Freak
Obrigado
Flanelinhas, cuidado!!!
«
Responder #8 :
03 de Dezembro de 2010, as 13:17:55 »
apesar de morar no Rio, como trabalho e vou muito a Sampa, achei que a Teodoro sampaio poderia ser um bom começo. Antes porém me dediquei a descobrir na rede opiniões e avaliações dos diferentes modelos de tele USA. A princípio me pareceu ser a American Standard a mais provável candidata. Encontrei com um cara do ML a um preço excelente para tal modelo. Fui experimentá-la. A guitarra esteticamente era quase irresistível. Antes de ligar no amp toquei-a bastante e achei a tocabilidade e sonoridade bem legais. Usamos um Fender Blues Jr que é um amp do qual gosto. O som e a pegada ertam muito bons, consistentes, mas nada tinham a ver com meu som de Tele sonhado... Estava muito próxima do som de uma Strato, se é que me entendem. De qualquer forma, essa foi a primeira referencia que tive nesse momento e a que levei para a famosa rua de lojas de instrumentos musicais paulistana.
Estive em cada loja que tinha modelos de Tele, mesmo os que não fossem Fender USA, ou mexicanos, Squiers e todos os clones e similares. Afinal, caso me rendesse a algum modelo chingling baratinho, apesar do fetiche, um bom instrumento era o q eu desejava. E pra ser sincero vi e ouvi muitos poucos instrumentos que me interessaram. Todos muito, mas muito caros, quase o dobro que o preço que pagaria pela Tele Am Std do tal cara do ML. Algumas G&L ASAT pareceram muito boas. Uma American Deluxe realmente me interessou. Mas era muito comportada...rs
Pagão e feliz!!
anaksun
Visitante
«
Responder #9 :
03 de Dezembro de 2010, as 13:26:52 »
Cara as G&L ( olhe que não gosto de Fender ) são muito superiores as da propria Fender, lá que esta o verdadeiro sangue do Leo . vi um documentario a anos atras que falavam da fabricação, nossa e tudo feito em USA, acho que se não me engano a unica coisa que e de fora eram as pontes dos modelos baratos..
Estou estudando a possibilidade de pegar uma ES335 japonesa de qualquer marca ( ta muito cara ) so para ver o timbre ( vi uma acho que da Groovin, mas não achei nada demais, parecia um violão microfonado) e um dobro ( os Del vecquios ) com corpo de madeira ... mas não acho nenhum hippe vendendo ( o miseravel do meu vizinho vendeu por 70 conto e nem me disse)
DIY Freak
Obrigado
Flanelinhas, cuidado!!!
«
Responder #10 :
03 de Dezembro de 2010, as 13:29:51 »
No final das contas, só curti mesmo umas guitarras usadas e nem tão vintage assim, mas com preços estratosféricos.
Não havia sido dessa vez.
De volta ao Rio, indo almoçar com um cliente no centro me deparei com uma loja que não conhecia. Guitarras bonitas na vitrine, pra mim é como oferecer um cálice de sangue fresco para um vampiro, não resisto.
Algumas Tele mexicanas, Squiers, Condors, além dos outros modelos conhecidos. De repente me deparei com uma Tele American Special, que deveria ter valor inferior ao que eu pagaria na tal Am Std, mas estava mais ou menos o mesmo preço. Experimentei, e me apaixonei na hora! O tal som fantasiado por mim estava lá. Ou seja, eu queria uma guitarra menos refinada que a Am Std, mas com o toque bem medido de cada coisa. A tocabilidad é do jeito que gosto e tem a ver com a maneira de se tirar som de uma Tele. Os pups Texas Special nessa guitarra complementam muito bem seu estilo. Pra acabar com minhas dúvidas a ponte estilo antigo, com apenas 3 sadles de latão aliadas ao médio redondo dos pups, dá twang mais corpo. Perguntem ao Gamal o que ele achou do som da bichinha!
Pagão e feliz!!
alfredo
Visitante
«
Responder #11 :
03 de Dezembro de 2010, as 13:37:16 »
Eu tenho uma dessas, depois que coloquei um par destes:
http://store.guitarfetish.com/VEH-Vintage-Extra-Hot-Alnico-Zebra-_c_174.html
Ela ganhou vida! é minha guitarra principal também, tem um amigo que tem uma e colocou seymor ficou duca!
[]'s
Citação de: Scorpion em 03 de Dezembro de 2010, as 11:42:01
já tive algumas guitarras
e na maioria, de marcas mais inferiores
mais já toquei em guitarras de varias marcas.
e com o passar do tempo, eu vou ficando mais convicto,, que hoje para mim a marca e o modelo não influencia mais em nada! (eu sei que muitos não concordarão comigo)
hoje minha guitarra principal é uma Jackson jdr concept japonesa com captadores originais, e sempre achei que os captadores delas eram "porrada" para metal. alias são comparadas a algumas outras
semana passada um rapaz que mora na minha rua, me ofereceu uma guitarra para comprar por 70,00.
eu pedi para ele trazer para eu dar uma olhada
a guitarra é da marca Biscayne, (se alguem já ouviu falar,, por favor nos diga). , atras tem um selo made in korea,
tem dois captadores singles e um humbucker,
quando fui testar ela,,, os singles suaram bem fraquinhos, ai eu pensei,, vale os 70,00
mais quando eu coloquei na posição do humbucker,,, "meu Deus"
sinseramente,,, eu nunca ouvi um humbucker soar daquele jeito, melhor que o da jackson
abri ele para ver se tinha alguma coisa,,, se era um seymon ou dimarzio
e nada,, não tem nada escrito, e não aparenta ser grande coisa
a unica coisa legal na guitarra,, e que ela pesa 2 vezes a mais que a jackson
desculpe de sai do tema do tópico,, acho que era para se falar em marcas melhores
DIY Freak
Obrigado
Flanelinhas, cuidado!!!
«
Responder #12 :
03 de Dezembro de 2010, as 13:38:35 »
Então, já de cara pude ver duas coisas:
Não me seduzi muito pela Tele Am Std, mais pelo que já expliquei, mas dizer que são a mesma coisa, ou piores, que guitarras genéricas, não concordo. Ainda acho que apresentam alto padrão, mas admito que variam muito de uma para a outra, mesmo fabricadas no mesmo ano. Fora as guitarras pseudo vintage que experimentei, apenas essa American Special me safisfez e me deixa feliz até hoje cada vez que a empunho.
Precisei experimentar muitas guitarras, mais pra saber o que não queria. Pois o que queria já tinha em mente, só que não acreditava poder realmente encontrar uma guitarra assim que pudesse comprar...rs
Pagão e feliz!!
anaksun
Visitante
«
Responder #13 :
03 de Dezembro de 2010, as 13:39:43 »
Voçe comprou nesta loja, gostei dos preços
Handmaker
Obrigado
-Recebido: 9
«
Responder #14 :
03 de Dezembro de 2010, as 13:44:10 »
ainda não achei a guitarra com o som perfeito para mim
sempre me iludi com marcas, estou querendo uma les paul agora
eu tenho um cruiser by crafter (troquei os captadores originais por um set de caps de uma tagima)
estou curtindo mais que minha jackson
1
2
3
4
5
6
7
[
1
]
2
3
...
7
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...