Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 13:39:26


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: LM3886 Bridge  (Lida 58999 vezes)
Fabio D.
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 547

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 52


« Responder #90 : 26 de Agosto de 2012, as 12:40:08 »

Estou com uma duvida estou montando o power lm3886 do Big Louis,com transformador de 24+24 e 5Amp e falante de 8 qual o valor RMS que eu conseguiria?
Nao sei se estou certo mais no datasheet diz 50watt output 8ohm Vcc +-35
com transformador de 24+24 5 deve dar uns 45 RMS?
Qual seria o melhor transformador para maior potencia e a carga do falante sem forcar o lm3886?
Ainda nao comprei o transformador nem o falante,agradeco a todos.
Legal!
Registrado

ex fabio123,nick novo Fabio D.
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #91 : 26 de Agosto de 2012, as 13:22:23 »

Com carga de 8ohms, um transformador de 24+24Vca, após retificação, e descontando 1,4V de queda de tensão na ponte retificadora, deve dar 32,5Vcc por rail, o que leva o 3886 a 52W com carga de 8ohms. Com carga de 4ohms você deve obter 53W usando transformador 18+18Vca (24+24Vcc após retificação). transformadores de 5A de boa procedência seguram as pontas em ambos os casos (no caso dos 8ohms, com boa folga). Estas são as opções que eu considero melhores em termos de custo/benefício. Não se esqueça dos capacitores de filtragem da fonte, 10.000 uF por rail, eles são essenciais para o desempenho do amp!

Usar transformador 25+25Vca vai te dar um ganho de potência de menos de 10%, que representa aumento desprezível na pressão sonora (o "volume" que seus ouvidos efetivamente vão perceber), e vai te obrigar a encomendar transformador "sob medida", já que não é uma tensão "comercial".

Segundo o datasheet, o máximo que dá para arrancar do 3886 mantendo distorção harmônica baixíssima e sem forçar a barra é 68W, o que pode ser obtido com transformador de 20+20Vca x (mínimo) 5,8A (sem aplicar fator Pinóquio) e carga de 4ohms, ou 27+27Vca x (mínimo) 4,2A em carga de 8ohms. Mas o dissipador terá que ser BEM grande, os transformadores são especiais, e você vai precisar mais capacitância na filtragem (caro!). Sinceramente, acho bobagem. Custo muito mais alto, e melhoria sofrível no desempenho geral.

Baixe a planilha, você vai gostar. Além de brincar com a tensão de alimentação, você pode testar o efeito de outros componentes do circuito, sua influência no ganho, impedância de entrada, etc.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #92 : 26 de Agosto de 2012, as 15:45:58 »

já tem fatores de Cegurança embutidos (o termo que se usa não é "segurança", mas se eu escrevesse a palavra correta iriam me repreender por desrespeito às regras do forum...).

No meu tempo de faculdade chamavamos de CM (coeficiente de medo) ou CC (Coeficiênte de Cagurança).

O que o Finck colocou está corretíssimo. Como o leigo não tem conhecimento técnico para avaliar o que está comprando, muitos fabricantes "menos que éticos" usam estes subterfúgios para se colocar no mercado.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #93 : 26 de Agosto de 2012, as 15:52:32 »

No meu tempo de faculdade chamavamos de CM (coeficiente de medo) ou CC (Coeficiênte de Cagurança).

Aqui é coeficiente de C@g@%0 mesmo  Cheesy
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #94 : 26 de Agosto de 2012, as 20:11:07 »

Citar
Aqui é coeficiente de C@g@%0 mesmo  Cheesy

Palavrão não pode (nem disfarçado). Leia as regras!  Sarcasmo

Brincadeiras a parte, esta é a Cegurança à qual eu me referia...

Abraço,

Finck

PS> Adorei o "Coeficiente de Cagurança", será devidamente acrescentado ao meu jargão técnico...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
PresuntoW
Visitante
« Responder #95 : 27 de Agosto de 2012, as 11:17:06 »

Estou montando este power para o tsw, irei usar coolers daqueles pentium 4 antigos bem parrudos, poderei ligar os mesmos na fonte do amp usando os 7812 ? ou geraria ruido ?
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #96 : 27 de Agosto de 2012, as 11:23:54 »

Estou montando este power para o tsw, irei usar coolers daqueles pentium 4 antigos bem parrudos, poderei ligar os mesmos na fonte do amp usando os 7812 ? ou geraria ruido ?

Boa pergunta. Pode ser que gere. Faz o seguinte, usa dois 7812. Um para o pré e outro só para o cooler.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #97 : 28 de Agosto de 2012, as 08:51:44 »

Melhor até usar um trafinho em separado só para os coolers, neste caso nem regulador precisa.

Ou, se achar, coolers 127Vca (sei que tem dos grandes, pequenos eu nunca ví).
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
PresuntoW
Visitante
« Responder #98 : 28 de Agosto de 2012, as 09:06:22 »

Encomendei o restante das peças, assim que chegar mostro o resultado, obrigado pela ajuda de todos 
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #99 : 28 de Agosto de 2012, as 10:52:00 »

Melhor até usar um trafinho em separado só para os coolers, neste caso nem regulador precisa.

Ou, se achar, coolers 127Vca (sei que tem dos grandes, pequenos eu nunca ví).

Um 7812 extra custa um real. Um transformador extra custa uns 15. Eu voto pelo 7812 extra.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #100 : 28 de Agosto de 2012, as 18:23:42 »

Eduardo, eu não falei de "não precisar do regulador" pensando em economia, é que eu realmente acho que usar um transformador separado é mais "seguro" e, indo por essa linha, a "não necessidade" do regulador seria um bônus (ainda que irrisório...).

Mas você bateu num ponto que sempre me deixou com dúvida: usar reguladores separados para alimentar "etapas" diferentes de um circuito é o suficiente para "isolá-los" (em termos de criar imunidade a ruídos)? No caso da ventoinha, minha dúvida é devida ao fato de que, por haver um terra compartilhado, há um caminho físico para o ruído se "espalhar".
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #101 : 29 de Agosto de 2012, as 07:31:11 »

Oi Finck

Eu entendi o que você quis dizer, mas de fato o regulador é um isolador de ruído. A função principal dele é remover o ruído de ripple da fonte e entregar uma tensão estável. Desta forma, usar um 7812 extra é mais que suficiente. Agora, se o transformador for muito pequeno, daí sim vai precisar de dois.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
PresuntoW
Visitante
« Responder #102 : 09 de Setembro de 2012, as 17:54:02 »

Montei a placa do plautz, fiz com resistores de precisão casados, porem quando ligo da seguinte maneira AF 1 ---- + alto_falante ---- AF 2, porem sai um som m t o (moderador, peço que me suspenda do fórum) fraco, depois testei da seguinte maneira
AF1 ----- + alto_falante - gnd e AF2 ----- + alto_falante - gnd e funciona normalmente, toca muito forte, porem queria ligar em bridge mas não funciona, alguem montou essa power e teve o mesmo problema ?

-----
Eduardo, Testei com o 7812 extra no cirquito de fonte do tsw, ficou ótimo ruido 0, tive que por somente um pequeno dissipador nele, obrigado pela sugestão.
« Última modificação: 10 de Setembro de 2012, as 14:35:21 por PresuntoW » Registrado
Emerson_SNK
Visitante
« Responder #103 : 25 de Dezembro de 2012, as 06:28:35 »

Vamos dar uma desenterradinha nesse tópico,

Galera, eu já montei um ampli estéreo com um LM3886 em cada canal, gostei muito do resultado, é um amplificador resistente, aguenta o tranco, já chegou a ficar 24 horas ligado direto sem descanso por várias vezes, nunca precisei o abrir para nenhum reparo (montado a 4 anos atrás). Realmente é um excelente amplificador.

Agora gostaria de montar um novo, mais potente, e como já tive essa experiência com o LM3886, gostaria de usá-lo também nesse próximo projeto, utilizando a ligação em bridge para "dobrar" a potência de saída de cada canal.

Baixei o documento do Plautz que está disponível na primeira página do tópico e gostaria de saber se alguém já o montou.

Tenho alguns transformadores por aqui, de 25+25 5A, outros 2 de 35+35 5A, e um bem grande que ainda preciso identificar o primário/secundário, pois tem uns 354223485 fios de cada lado. Qual transformadores vocês recomendam nesse projeto BRIDGE?
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2012, as 06:41:04 por Emerson_SNK » Registrado
Fabio D.
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 547

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 52


« Responder #104 : 25 de Dezembro de 2012, as 11:50:55 »

Na Página 3:
No datasheet do 3886 tem as equações pra calcular cada caso.
Como são LM3886, cada um oferece 50W, dessa forma:

Para 8 ohms a alimentação é de 32V e corrente mínima de 7A (3,5 pra cada 3886).
Para 4 ohms a alimentação é de 24V e corrente mínima de 10A (5 pra cada 3886).
 Legal!
Registrado

ex fabio123,nick novo Fabio D.
Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal