Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 01 de Maio de 2024, as 23:27:48


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4] 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: fonte 18, 12 e 9V  (Lida 24927 vezes)
guii_music
Visitante
« Responder #45 : 25 de Dezembro de 2010, as 16:57:32 »

Então meus amigos! Feliz natal!
Estou postando uma outra versão do layout, essa usa uma retificação em ponte, e mais uma verz, não é definitiva, rs. Peço que comentem e que olhem para mim a ligação da ponte retificadora, pois não sei se está correta, rachei a cuca aqui e consegui um resultado, só falta averiguar, rs.
Outra coisa: os diodos podem ser 1N4007 mesmo ou deve-se colocar outro tipo diodo? Por causa das múltiplas tensões, rs.
Mudei o layout devido a uma dificuldade para encontrar transformador 18V+18V e 24V+24V num preço acessível e para 2A/3A. Embarrassed
Abração!!!
Mais uma vez Feliz Natal!
 Cheesy

Edit: O layout já está bom (eu acho)
 Cheesy
 
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2010, as 18:36:40 por guii_music » Registrado
Henrique
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 270

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 30



« Responder #46 : 25 de Dezembro de 2010, as 17:28:24 »

Então meus amigos! Feliz natal!
Estou postando uma outra versão do layout, essa usa uma retificação em ponte, e mais uma verz, não é definitiva, rs. Peço que comentem e que olhem para mim a ligação da ponte retificadora, pois não sei se está correta, rachei a cuca aqui e consegui um resultado, só falta averiguar, rs.
Outra coisa: os diodos podem ser 1N4007 mesmo ou deve-se colocar outro tipo diodo? Por causa das múltiplas tensões, rs.
Mudei o layout devido a uma dificuldade para encontrar transformador 18V+18V e 24V+24V num preço acessível e para 2A/3A. Embarrassed
Abração!!!
Mais uma vez Feliz Natal!
 Cheesy


No desenho seu transformador é um de 9+9v, mesmo ligado em ponte ele não seria o suficiente, pois com o 7818 precisando de 3v a mais, mesmo com os filtros e etc, não deve dar, o de 12+12v 2A também é facil de achar e custa em média R$16
Registrado
guii_music
Visitante
« Responder #47 : 25 de Dezembro de 2010, as 18:12:55 »

Então meus amigos! Feliz natal!
Estou postando uma outra versão do layout, essa usa uma retificação em ponte, e mais uma verz, não é definitiva, rs. Peço que comentem e que olhem para mim a ligação da ponte retificadora, pois não sei se está correta, rachei a cuca aqui e consegui um resultado, só falta averiguar, rs.
Outra coisa: os diodos podem ser 1N4007 mesmo ou deve-se colocar outro tipo diodo? Por causa das múltiplas tensões, rs.
Mudei o layout devido a uma dificuldade para encontrar transformador 18V+18V e 24V+24V num preço acessível e para 2A/3A. Embarrassed
Abração!!!
Mais uma vez Feliz Natal!
 Cheesy


No desenho seu transformador é um de 9+9v, mesmo ligado em ponte ele não seria o suficiente, pois com o 7818 precisando de 3v a mais, mesmo com os filtros e etc, não deve dar, o de 12+12v 2A também é facil de achar e custa em média R$16
Henrique, o esquema já foi modificado, ok?
E aí, era isso que você estava procurando?
Abraços
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2010, as 18:41:27 por guii_music » Registrado
Henrique
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 270

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 30



« Responder #48 : 30 de Dezembro de 2010, as 21:57:08 »

Então meus amigos! Feliz natal!
Estou postando uma outra versão do layout, essa usa uma retificação em ponte, e mais uma verz, não é definitiva, rs. Peço que comentem e que olhem para mim a ligação da ponte retificadora, pois não sei se está correta, rachei a cuca aqui e consegui um resultado, só falta averiguar, rs.
Outra coisa: os diodos podem ser 1N4007 mesmo ou deve-se colocar outro tipo diodo? Por causa das múltiplas tensões, rs.
Mudei o layout devido a uma dificuldade para encontrar transformador 18V+18V e 24V+24V num preço acessível e para 2A/3A. Embarrassed
Abração!!!
Mais uma vez Feliz Natal!
 Cheesy


No desenho seu transformador é um de 9+9v, mesmo ligado em ponte ele não seria o suficiente, pois com o 7818 precisando de 3v a mais, mesmo com os filtros e etc, não deve dar, o de 12+12v 2A também é facil de achar e custa em média R$16
Henrique, o esquema já foi modificado, ok?
E aí, era isso que você estava procurando?
Abraços

exatamente gui, vou montar assim que der... muito obrigado a todos!
Registrado
FESTER
Visitante
« Responder #49 : 22 de Junho de 2011, as 10:36:51 »

Bom dia galera, me desculpem a ignorancia em eletronica, mas para que serve este diodo em paralelo com o regulador de tensão?

O que aconteceria se não tivesse ele?

Obrigado.
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #50 : 22 de Junho de 2011, as 11:01:47 »

Bom dia galera, me desculpem a ignorancia em eletronica, mas para que serve este diodo em paralelo com o regulador de tensão?

O que aconteceria se não tivesse ele?

Obrigado.

Tradução livre do datasheet, página 11:

Curto circuito na entrada do regulador.

Quando capacitores de valores altos são usados na saída dos reguladores, um diodo de proteção conectando a entrada e saída (imagem em anexo) pode ser necessário se a entrada entrar em curto com o terra.

Sem o diodo de proteção, um curto na entrada irá fazer com que ela (entrada) rapidamente tenha um valor próximo ao potencial de terra, enquanto o valor da saída permanece próximo ao valor de Vout, devido a carga armazenada no capacitor de grande valor. Este capacitor, então, irá descarregar através do diodo e transistores parasitas.
(Nota: não entendi muito bem essa frase. Acredito que se tratem dos transistores internos do CI).

Se a energia liberada pelo capacitor for muito alta, o diodo e o CI regulador serão destruídos.
 
O diodo de ação rápida mostrado na figura irá desviar a maioria das descargas de corrente que iriam para o regulador. Normalmente não é necessário diodo de proteção quando os capacitores na saída tiverem um valor menor ou igual a 10μF.


Abraços.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #51 : 22 de Junho de 2011, as 11:24:29 »

Bom dia galera, me desculpem a ignorancia em eletronica, mas para que serve este diodo em paralelo com o regulador de tensão?

O que aconteceria se não tivesse ele?

Obrigado.

Tradução livre do datasheet, página 11:

Curto circuito na entrada do regulador.

Quando capacitores de valores altos são usados na saída dos reguladores, um diodo de proteção conectando a entrada e saída (imagem em anexo) pode ser necessário se a entrada entrar em curto com o terra.

Sem o diodo de proteção, um curto na entrada irá fazer com que ela (entrada) rapidamente tenha um valor próximo ao potencial de terra, enquanto o valor da saída permanece próximo ao valor de Vout, devido a carga armazenada no capacitor de grande valor. Este capacitor, então, irá descarregar através do diodo e transistores parasitas.
(Nota: não entendi muito bem essa frase. Acredito que se tratem dos transistores internos do CI).

Se a energia liberada pelo capacitor for muito alta, o diodo e o CI regulador serão destruídos.
 
O diodo de ação rápida mostrado na figura irá desviar a maioria das descargas de corrente que iriam para o regulador. Normalmente não é necessário diodo de proteção quando os capacitores na saída tiverem um valor menor ou igual a 10μF.


Abraços.

Tal situação já ocorreu comigo e até agora eu não sabia o porque. Com a explicação do Plautz eu entendi.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Henrique
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 270

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 30



« Responder #52 : 23 de Junho de 2011, as 16:04:03 »

vendo esse tópico novamente aqui resolvi postar dnovo, então pra fazer a fonte eu fiz um pouco diferente, essa questão do regulador 09 esquentar pode ser resolvida ligando as saidas : 18 > 12 > 9, ao invez de ligar tudo diretamente no transformador, e isso economiza espaço pois vai ter menos 2 capacitores grandes, depois posto fotos dela pronta e o layout t b (moderador, peço que me suspenda do fórum), só tem que tomar cuidado com a corrente que o 7818 suporta, pois ele vai ter que suportar a corrente "total" do circuito
Registrado
GodSaveMetal
Visitante
« Responder #53 : 23 de Junho de 2011, as 16:48:07 »

vendo esse tópico novamente aqui resolvi postar dnovo, então pra fazer a fonte eu fiz um pouco diferente, essa questão do regulador 09 esquentar pode ser resolvida ligando as saidas : 18 > 12 > 9, ao invez de ligar tudo diretamente no transformador, e isso economiza espaço pois vai ter menos 2 capacitores grandes, depois posto fotos dela pronta e o layout t b (moderador, peço que me suspenda do fórum), só tem que tomar cuidado com a corrente que o 7818 suporta, pois ele vai ter que suportar a corrente "total" do circuito

Estaré pendiente de tus progresos me intereza este proyecto; Grin por favor publica todo tu informe está rebueno!!!!  Roqueiro a ver quien puede hacer un orden en esto hay muchas propuestas;  Huh?  gracias son unas fieras!!!!  Evil
Registrado
FESTER
Visitante
« Responder #54 : 23 de Junho de 2011, as 23:03:05 »

Boa noite galera, não consegui ler todo o topico para ver se alguem está tendo a mesma dificuldade que eu.

Fiz uma fonte desta, porem meus resultados sãoum tanto estranhos.

Quandoligo tudo e vou fazer as medições, sempre tenho um resultado estranho, em todas as 3 saidas, tenho uma tensão de 1V, em qualquer ligação: 9, 12 e 24 (no meu caso, fiz um cirquito para 24v).

O que pode estar acontecendo?

Obrigado colegas.

-----
Outra coisa que notei em minha fonte, é que qundo ligo ela na tomada e nem preciso ligar nenhum pedal à ela, os reguladores de tensão esquentam muito a ponto de não conseguir encostar o dedo neles, e outra coisa que reparei é que na entrada dos diodos para retificação, está muito quente também, porém fazendo alghuns testes para verificar possivel curto na entrada, e não verifiquei nada.

Um breve resumo de como montei minha fonte:

Utilizando uma fonte 18+18v 2A, e assim que terminei de montar o cirquito da fonte, liguei assim mesmo na entrada 18 + 18v....

Os reguladores de tensão esquentaram, desliguei rapidamente. Fui verificar se tinha curto, não tinha. fui medir a tensão na saida de 9v, estava dando 1v. Mudei as ligações no transformador, e continua dando 1v. E fora que esta esquentando muito os reguladores de tensão e a entrada de tensão para os diodos retificadores.

E depois de tudo isto, resolvi medir a tensão no secundario do transformador, quando eu media nos 18 + 18, me dava 13V, e quando eu media no 0 + 18, me dava por volta de 10V.

Enfim estou começando a achar que é o transformador que está zuado, mas se o transformador está zuado, creio que não esquentaria o resto do cirquito.

O que vocês acham?
« Última modificação: 23 de Junho de 2011, as 23:29:08 por FESTER » Registrado
mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #55 : 24 de Junho de 2011, as 00:00:03 »

Com a tensão caindo desse modo..... eu acho que tem algo em curto ainda ae.
Registrado

Americana-SP
FESTER
Visitante
« Responder #56 : 24 de Junho de 2011, as 07:47:19 »

tem jeito de eu saber se os diodos estão defeituosos? porque quando eu messo continuidade ou curto nos diodos retificadores eles não acusam curto mas aparecem uns valores na tela do multimetro, estou usando diodos 1n4007... ja tentei ver curto em tudo, mas não consigo ver nada, e o anormal é quetodos os reguladores de tensão esquentam sem ter carga.....
Registrado
ApAcHee*
Visitante
« Responder #57 : 24 de Junho de 2011, as 08:32:24 »

Verifique algum Curto entre o GND e o Receptor do Regulador
Registrado
Henrique
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 270

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 30



« Responder #58 : 24 de Junho de 2011, as 13:14:55 »

tem jeito de eu saber se os diodos estão defeituosos? porque quando eu messo continuidade ou curto nos diodos retificadores eles não acusam curto mas aparecem uns valores na tela do multimetro, estou usando diodos 1n4007... ja tentei ver curto em tudo, mas não consigo ver nada, e o anormal é quetodos os reguladores de tensão esquentam sem ter carga.....

diodos funcionando corretamente dão uns 550 diretamente e uns 1800 reversamente polarizados testando com o multímetro...

vc está ligando em 18+18? isso da 36 e a maioria desses reguladores suportam até 30 (talvez vc tenha queimado os 3 numa ligada só), e vc fez ligando do transformador em todos ou ligou a saida do 18 no regulador pra 12 e do 12 pro 9? quanto mais tensão em cima deles, mais eles vão esquentar, e vc usou os 78Lxx ou 78xx?
sobre o transformador deve estar com algum problema também
Registrado
FESTER
Visitante
« Responder #59 : 24 de Junho de 2011, as 15:54:16 »

tem jeito de eu saber se os diodos estão defeituosos? porque quando eu messo continuidade ou curto nos diodos retificadores eles não acusam curto mas aparecem uns valores na tela do multimetro, estou usando diodos 1n4007... ja tentei ver curto em tudo, mas não consigo ver nada, e o anormal é quetodos os reguladores de tensão esquentam sem ter carga.....

diodos funcionando corretamente dão uns 550 diretamente e uns 1800 reversamente polarizados testando com o multímetro...

vc está ligando em 18+18? isso da 36 e a maioria desses reguladores suportam até 30 (talvez vc tenha queimado os 3 numa ligada só), e vc fez ligando do transformador em todos ou ligou a saida do 18 no regulador pra 12 e do 12 pro 9? quanto mais tensão em cima deles, mais eles vão esquentar, e vc usou os 78Lxx ou 78xx?
sobre o transformador deve estar com algum problema também
Não sei se isto responde à tua pergunta, estou ligando em paralelo todos os reguladores, como mostra o esquema do nosso colega...
Mesmo o regulador de 24v aguenta somente 30 v?
Acabei de testar meu transformador desligado da fonte, e ele está normal, me dando os 18 + 18V.

Bom, curto não é, pois testei  trilha por trilha.. so me restou ter queimado os 3 reguladores de uma vez. Como posso testa-los para saber se estão queimados?

Estou utilizando o 78xx e não o 78Lxx...
Registrado
Páginas:  1 2 3 [4] 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.052 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal